Coronavírus – Como decidir se os funcionários devem ser dispensados, entrar em rodízio ou ser habilitados a trabalhar de home office?
Perguntas FrequentesSebrae
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Boa tarde. Cuidar da saúde de colaboradores e clientes é o primeiro passo para os empresários colaborarem na prevenção ao COVID-19. A sociedade no geral valorizará as empresas que tiverem essa preocupação. Recomenda-se aos funcionários que apresentam sintomas de doença respiratória aguda que fiquem em casa e não compareçam ao trabalho até estarem livres de febre, sinais de febre e outros sintomas para pelo menos 24 horas, sem o uso de medicamentos para reduzir a febre ou outros medicamentos que alteram os sintomas (por exemplo, supressores da tosse). Em caso de suspeita de contaminação ou contato com algum caso confirmado, o ideal é que o colaborador fique em quarentena por pelo menos 14 dias.
Garanta que suas políticas de licença médica sejam flexíveis e consistentes com as diretrizes de saúde pública e que os funcionários estejam cientes dessas políticas. Para isso, converse sobre a importância de os funcionários doentes ficarem em casa e incentive-os a desenvolver políticas de licença não punitiva. Para os funcionários que continuarão trabalhando, instrua-os a limpar as mãos frequentemente com um desinfetante para as mãos à base de álcool que contenha pelo menos 60-95% de álcool ou lave as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos.
Forneça lenços e recipientes para descarte sem toque para uso dos funcionários e tenha água e sabão no local de trabalho e disponibilize álcool gel 70% (o mais recomendado) em lugares de grande movimentação de clientes e colaboradores. Forneça toalhetes descartáveis para que as superfícies mais usadas (por exemplo, maçanetas, teclados, controles remotos, mesas) possam ser limpas pelos funcionários antes de cada uso e intensifique o uso de equipamentos de proteção individual para as linhas de produção que operam em mercados afetados (por exemplo, óculos, luvas e máscaras).
Se os colaboradores podem exercer atividades de casa, essa é a recomendação das autoridades sanitárias. Faça um plano de trabalho com entregas e forneça as condições necessárias (acesso a sistemas, por exemplo) para que eles possam trabalhar sem prejuízo para as atividades. Substitua reuniões físicas por reuniões digitais. Use ferramentas como Skype, Google Hangout, Whatsapp e outras para reuniões. Há diversas opções gratuitas.