Sou Eletricista, estou trabalhando como autônomo mas tenho dificuldades em precificar o meu trabalho.
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Boa tarde Nilton. Para calcularmos o preço de venda na prestação de serviços devemos além de conhecer nossos custos e despesas, ou seja, nosso custo interno, devemos também verificar o preço praticado na concorrência, pois, nossos clientes estão pesquisando preços e procurando qualidade, tanto dos serviços quanto do atendimento.
Assim, os preços calculados através de fórmulas servirão apenas como um referencial para comparação com os de mercado. Isso não significa dizer que não devemos calculá-los, ao contrário, esse cálculo nos dará um parâmetro para avaliarmos se a nossa estrutura de custos nos permite ser competitivos. O preço de venda precisa sempre ser revisto, seja por aumento no preço de compra de materiais empregados na prestação dos serviços, por exigência dos consumidores ou pela concorrência, e assim, se enquadrar nas regras do mercado.
1- Cálculo da mão de obra direta
Vamos considerar que a empresa possui 2 empregados e custo total da folha de pagamento seja de R$ 1.500,00 assim, para calcular o custo da hora do empregado na prestação do serviço vamos aplicar a seguinte fórmula:
Custo da Hora = Valor dos Salários + Encargos Sociais
N.º de empregados x 160 horas
Valor bruto da folha de pagamento com 2 empregados: R$ 1.500,00;
Encargos Sociais (60%): R$ 900,00 (recomendamos consultar o seu Contador a respeito da incidência dos encargos sociais/trabalhistas).
Cálculo:
Custo da Hora = 1.500,00 + 900,00
2 x 160
Custo da Hora = 2.400,00
320
Custo da Hora = R$ 7,50
2- Cálculo dos materiais diretos
No nosso exemplo é uma lavagem de carro que vai aplicar no serviço 300 litros de água e uma lata de cera, é que os preços desses materiais são de R$ 20,00/litro de R$ 9/unidade e flanela R$ 5,00 respectivamente, assim o custo do material é de:
– Água: R$ 12,00
– Cera: 8,00
– Flanela 3,00
Total: R$ 23,00
3- Cálculo do custo unitário do serviço
Custo Unitário = custo da mão-de-obra direta + custo do material
Custo Unitário = (R$ 5,00 x 8 horas) + R$ 23,00
Custo Unitário = R$ 63,00
4- Custo fixos
No nosso exemplo vamos considerar que a empresa possui um custo fixo médio nos últimos 6 meses de R$ 2.000,00, incluso nesse valor as despesas com aluguel, pró-labore, telefone, água, material de limpeza, depreciação, lanches entre outros. Vamos considerar também que o a receita bruta média dos últimos 6 meses foi de R$ 16.000,00. Assim, deveremos apurar a relação entre o custo fixo médio e a receita bruta média, utilizando a seguinte fórmula:
CF% = (CFM / RBM) x 100,
onde: CF% = percentual do custo fixo em relação a receita bruta;
CFM = custo fixo médio;
RBM = receita bruta média
Logo temos:
CF% = (R$ 2.000,00 / R$ 16.000,00) x 100
CF% = 12,50%
Conforme apurado, a taxa do custo fixo médio em relação à receita bruta média é de 12,50%, isso, significa que cada mercadoria vendida deverá suportar com 12,50% dos custos fixos, através de suas vendas.
5- Custo variáveis de venda
Os custos variáveis de venda são os descritos no quadro abaixo, totalizando 10,93%.
Nota: Consulte seu contador a respeito dos tributos incidentes na sua empresa, pois existem várias foram de tributação.
6- Definição da margem de lucro
A Margem de Lucro – ML , é o lucro esperado pelo empresário, após pago todos os custos. Para fixação da margem de lucro a empresa deverá ficar atenta, e verificar além dos seus custos também o preço praticado pelo mercado. No nosso exemplo considerar que a margem lucro é de 15%.
7- Cálculo da taxa de marcação
Agora já temos todos os elementos para calcular o preço de venda da mercadoria, assim, vamos encontra a Taxa de Marcação – TM. A Taxa de Marcação é o fator que vai definir o preço de venda do serviço, para calcular vamos utilizar a seguinte fórmula:
TM = ______ 100________
100 – (CF% + CVV + ML)
TM = ___ 100_________
100 – (12,50 + 10,93 + 15,00)
TM = ____100______
100 – 38,43
TM = _100_
61,57
TM = 1,62
8- Cálculo do preço de venda
Encontrada a Taxa de Marcação de 1,62, agora vamos calcular o preço de venda das mercadorias aplicando a fórmula: PV = CUT x TM, onde: CUT = custo de unitário do serviço e TM = taxa de marcação. Assim, temos:
PV = R$ 63 x 1,62 = R$ 102,06
Desta forma, para executar o serviço de pintura na porta e no pára-lama do automóvel o preço é de R$ R$ 102,06.
É de suma importância conhecer todos os elementos, as ferramentas e as estruturas de custos e preço de venda, notadamente num momento que o mercado é quem estabelece o valor que está disposto a pagar pela aquisição dos serviços. É importante também verificar o regime tributário adotado na empresa para cálculo das alíquotas dos impostos e contribuições, assim, é recomendável consultar o contador da empresa para obter esses dados de forma mais detalhada.
Destacamos que a prioridade máxima na realização da venda é o convencimento de seu cliente, pois é ele quem determinará se realmente o seu preço é justo, por isso, além de calcular o preço de venda de forma correta gerando lucros para empresa, é necessário verificar o preço praticado pelos concorrentes.
Custos e preço de venda na prestação de serviços.
Eu trabalho online fazendo dietas para animais de estimação e não consegui acompanhar o exemplo da resposta que foi dado. Geralmente escuto que meu preço é caro, como eu consigo encontrar o valor certo para o meu serviço que não me de prejuízo e nem seja abusivo para o meu cliente?