Boa tarde: Eu estou querendo abrir uma loja de calçados online, mas eu não entendo nada dessa atividade, alguém sabe me disser se é uma atividade promissora e quais os riscos?
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Boa tarde Ricardo. A indústria calçadista, mais especificamente no que diz respeito aos tênis, vem passando por um período de ascensão e popularidade nos últimos cinco anos. Projeta-se que até 2025 o segmento movimente US$ 95,1 bilhões, segundo relatório da Grand View Research Inc., o que representa quase o dobro do volume de 2016, de US$ 55 bilhões.
1- Faça um planejamento
Embora esse mercado seja promissor, começar um negócio é sempre um desafio, independentemente do segmento escolhido. Por isso, se você quer abrir uma loja virtual de calçados e ter sucesso, precisa fazer um planejamento. Planeje cada passo antes da começar seu e-commerce, inclusive traçando metas de crescimento. Faça um planejamento e estabeleça um prazo para alcançar os objetivos.
Também é necessário pensar nas estratégias que serão adotadas para que você consiga atingir as metas de vendas e crescimento de sua loja. Outro ponto importante é fazer um planejamento financeiro. Mesmo um e-commerce necessita de um investimento inicial e de um capital de giro.
2- Invista em marketing
“A propaganda é a alma do negócio”, já dizia este ditado tão antigo e igualmente verdadeiro. Há milhares de lojas virtuais na internet e, para que o seu negócio se destaque, é preciso investir em ferramentas de marketing eficientes.
Atualmente, a melhor estratégia para conseguir divulgar um negócio e conseguir clientes é o marketing digital. Por isso, invista nas redes sociais, em links patrocinados, estratégias de remarketing, campanhas pagas online e tudo que for necessário para alcançar seu público. Esse meio de divulgação é, além de muito eficaz, a melhor forma de atingir seu público-alvo.
3- Escolha os fornecedores certos
Os fornecedores serão essenciais para que sua loja de calçados virtual tenha sucesso. Então, procure empresas que tenham preços acessíveis, condições de pagamento flexíveis, produtos de boa qualidade e ainda façam as entregas dentro do prazo.
Diversificar a rede de fornecedores também é importante, pois, caso uma empresa não tenha os produtos que você precisa, você pode recorrer à outra. Além disso, pode acontecer de um fornecedor ter que fechar as portas e seu negócio ficar sem mercadoria.
4- Diversifique o estoque de sua loja
Para que você consiga atender seus clientes e deixá-los satisfeitos é preciso ter diversos tipos de numeração diferentes de um único sapato. Ter modelos de cores diferentes também pode ser um diferencial em relação à concorrência.
Mas isso não significa comprar produtos em excesso, pois esse fator dará prejuízos à sua loja e o estoque ficará muito tempo parado. Por isso, é importante diversificar os produtos com equilíbrio para que não falte nem fique mercadoria sobrando no estoque.
5- Tenha uma política clara de trocas
Comprar sapatos pela internet gera insegurança em algumas pessoas, pois é comum que o produto não sirva ou não agrade ao consumidor. Por isso, você deve deixar bem claro as políticas de troca dos produtos no site, pois, assim, os clientes se sentirão mais seguros para fazer as compras em sua loja.
6- Zele por boas imagens dos produtos
Procurar um sapato em uma loja virtual não permite que o cliente veja todos os detalhes do produto, como acontece em uma loja física. Por isso, você deve caprichar nas fotos ou nos vídeos dos sapatos para que o cliente possa ver todos as particularidades deles.
7- Cuide dos detalhes do negócio
Abrir uma loja virtual de sapatos vai muito além de contratar uma plataforma e comprar produtos. É preciso pensar, além de outras coisas, em como a mercadoria será cadastrada para que o consumidor consiga encontrar com facilidade o que ele procura. Outro fator importante é em relação às entregas — elas devem ser rápidas, flexíveis e o valor do frete precisa ser atrativo. Caso fique muito caro, o cliente pode optar por comprar na concorrência. É importante se atentar às formas de pagamento, uma vez que se limitar a uma pode restringir seu público.
O Sebrae possui uma ideia de negócio completa, com um guia detalhado sobre custos, pessoas, investimentos, divulgação, exigências legais, planejamento e outros sobre como montar uma loja de bolsas e calçados.
Acesse a Ideia de negócios em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-loja-de-bolsas-e-calcados,2ef87a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD
Fonte: https://forbes.com.br/negocios/2019/06/conheca-o-promissor-mercado-de-tenis/
https://www.escoladeecommerce.com/artigos/loja-de-calcados-virtual-como-montar/
Thamiris muito obrigado, a sua resposta me foi muito esclarecedor, me ajudou bastante.