Estou iniciando um planejamento para uma loja de artigos de decoração e presentes, mas estou com muita dificuldade para fazer pesquisa de mercado e fornecedores. Como posso fazer essas pesquisas?
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Boa tarde Junior. A pesquisa de mercado é uma importante ferramenta que vai orientar o empreendedor, o potencial empresário, o empresário e administradores de empresas no conhecimento do mercado e na definição das estratégias empresariais.
A ferramenta vai possibilitar uma visão ampla do negócio, considerando todos os componentes do mercado que vão impactar na atuação da empresa, esteja ela em momento de criação ou de inovação, expansão ou relocalização.
1- Defina o objetivo da pesquisa
O que você quer descobrir com ela? Pode ser para definir a qualidade e a variedade dos produtos, ajustar preços ou dimensionar o tamanho da equipe de vendas, por exemplo.
2- Estabeleça quem é o público-alvo da pesquisa
São os fornecedores, os consumidores ou os concorrentes? O público é definido com base no objetivo da pesquisa.
3- Defina o tamanho da amostra da pesquisa
Isto é, quantas pessoas deverão respondê-la.
4- Elabore um roteiro básico de perguntas
Elas devem ser simples, diretas e imparciais. Também devem ser testadas internamente antes de serem aplicadas aos consumidores e conter todos os aspectos que se deseja detectar.
5- Elabore o questionário
Inclua as perguntas já testadas e validadas.
6- Aplique o questionário
Apresento-o ao público-alvo da pesquisa, buscando ser isento.
7- Reúna os resultados
Depois de reunidos, analise as respostas.
Aprenda a fazer uma pesquisa de mercado.
Tudo o que você precisa saber sobre pesquisa mercadológica.
Curso gratuito Análise de negócio – pesquisa de mercado.