como calcular lucro de um produto ?
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Bom dia,
Em primeiro lugar, vamos esclarecer o que é lucro?
Lucro, assim como prejuízo, é a diferença entre a receita total de uma venda, subtraída dos custos relacionados a ela. Ou seja, de uma forma básica, o lucro é caracterizado quando esse resultado final se dá de forma positiva.
Certamente, este é um conceito básico e simples de como calcular seus resultados e, claro, cada empresa terá as suas especificidades, assim como outros fatores também podem tornar essa conta mais complexa. No entanto, o que importa aqui, é que a partir deste valor final (lucro ou prejuízo) é que se pode chegar, enfim, a uma margem.
Desta forma, podemos dizer que “margem de lucro” é um valor percentual do seu resultado (lucro ou prejuízo), em comparação à receita total. Para exemplificar, veja o próximo tópico, em que mostraremos como calcular margem de lucro na prática.
Afinal, como calcular margem de lucro de um negócio?
Agora que você já sabe a definição do conceito, é hora de aprender como calcular margem de lucro de um produto ou serviço. Para isso, vamos usar um exemplo simples para ficar mais claro.
Imagine que sua empresa tenha gerado uma receita total de R$ 20 mil no final do mês. Ao avaliar todos os custos, você chega à conclusão de que gastou R$ 7 mil para todas as suas operações, resultando assim, um lucro de R$ 13 mil, certo?
Pois bem, para saber como calcular margem de lucro desse suposto caso, precisaremos realizar a seguinte operação: divida o resultado (lucro ou prejuízo) pela receita total e multiplique tudo por 100.
Espero ter ajudado! 🙂