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Como melhorar a Qualidade no Atendimento ao Cliente

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  1. Resposta foi editada

    Boa tarde. Um bom atendimento não só garante a satisfação do cliente, como também a sua fidelidade.

    Dicas para manter um bom relacionamento com o seu cliente:

    1- Atenda bem a qualquer pessoa que se dirigir ao seu comércio. Para isso, esqueça seus próprios preconceitos e não forme impressões antecipadas e distorcidas dos clientes;

    2- Cumprimente a todos com um sorriso. Esse é um modo de nos mostrarmos agradáveis e receptivos, o que facilita o contato com o cliente. Sempre que possível, chame-o pelo nome;

    3- Nunca deixe uma pessoa esperando, principalmente se o serviço que estiver fazendo não tiver relação com o assunto que o cliente irá tratar. Para quem espera, um minuto torna-se uma eternidade;

    4- Mesmo fora de seu setor, cumprimente a todos. Não só os colegas de trabalho, mas também os clientes. A gentileza não precisa se restringir ao setor de atuação, mas pode (e deve) se estender a toda a empresa;

    5- Faça com que o cliente se sinta bem-vindo. Trate-o como alguém importante para a empresa. Comentários agradáveis valorizam a relação, mas nunca fale além do necessário, dê tempo para que ele explique o que deseja;

    6- Muitas vezes o cliente fica inibido diante do funcionário, por isso, deixe o consumidor à vontade e preste um atendimento eficiente, orientando-o em sua compra de maneira clara e educada;

    7- Nunca, nunca mesmo, dê uma ordem ao cliente. Ninguém gosta de ouvir algo como “o senhor precisa assinar aqui”. Uma expressão cordial tem mais valor: “por favor, o senhor poderia assinar nesta linha?”;

    8- Expressões negativas tendem a criar um clima negativo. O ideal é evitar expressões como: “não pode”, “está errado”, “não deve”;

    9- Nas informações prestadas ao cliente, a verdade é extremamente importante. Mesmo sendo desagradável, é preferível assumir uma falha a passar ao cliente a impressão de que esconde informações;

    10- Fique atento a qualquer reclamação, queixa ou sugestão vinda do cliente e encaminhe-as ao superior imediato para verificação;

    11- Diante de um cliente autoritário, que acha que é dono da verdade, tente usar toda sua habilidade para atendê-lo da melhor forma e para contornar qualquer mal entendido. Caso perceba que uma determinada situação pode piorar, procure ajuda de seu supervisor ou gerente.

    Atendimento de qualidade: 11 dicas para atender bem.

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  2. Atendimento ao Cliente Humanizado com Inteligencia Artificial

    Uma ótima forma de atender bem aos sues clientes é através do atendimento diretamente no seu site. Você pode fazer isso com um link para o WhatsApp, usar ferramentas de Chat Online ou, ainda, instalar um Chatbot.

    • O problema dos ChatBots é que eles nunca respondem direito à todas as perguntas dos clientes, além de serem caros e precisarem de programação.
    • O Whatsapp é excelente mas nem sempre os seus vendores estarão disponíveis para responder “na hora” que o cliente precisa. A mesma coisa acontece com as ferramentas de chat online.

    Daí, com a chegada da Inteligência Artificial, as melhores, mais poderosas, econônicas e simples ferramentas de Atendimento ao Cliente estão chegando.

    • Conheça os detalhes (inclusive a versão gratuita) no site:

    https://dotter.com.br/dotty-atendimento-ao-cliente-humanizado-com-inteligencia-artificial

    • Você pode testar a Dotty no próprio site da Dotter Brasil e ver o ser desempenho:

    https://dotter.com.br

    Não se esqueça de seguir algumas Dicas de Uso da Inteligência Artificial.