O Boletim de Tendência sobre concorrência entre destinos de turismo de lazer no Brasil apresenta as estratégias que podem ser adotadas pelas MPE (Micro e pequenas Empresas) que desejam participar da consolidação do estado fluminense no turismo. O objetivo é o fortalecimento do setor de turismo e o destaque perante às cidades concorrentes.
Apesar de o Rio de Janeiro apresenta uma posição de destaque entre os destinos nacionais, e de o potencial turístico, o marketing do Governo do Estado e as estratégias empresariais serem os pilares dos diferenciais que mantém o estado como um dos mais procurados pelos turistas nacionais e estrangeiros, a concorrência com outras cidades no setor de turismo é direta.
Principais cidades concorrentes:
FLORIANÓPOLIS: Entre os diferenciais que tornam a cidade o 2º destino mais procurado por estrangeiros estão:
- As melhorias de acesso realizadas no município. Em 2013, Florianópolis recebeu o prêmio do Ministério do Turismo (MTur) na categoria “acesso”, por ter atingido a maior evolução de acesso aos visitantes do local;
- O aeroporto localizado dentro da cidade, com oferta de voos ligados diretamente a outros importantes aeroportos do País.
FOZ DO IGUAÇU: Com um belíssimo atrativo natural – as Cataratas do Iguaçu, consagradas em 2012 como uma das Sete Maravilhas da Natureza – , a cidade aparece na 3ª colocação no ranking dos destinos mais procurados pelos estrangeiros no Brasil
SÃO PAULO: Diferente dos outros destinos apresentados, o diferencial da cidade de São Paulo para lazer não é definido pelas belezas naturais, mas sim, pelo entretenimento (57,5%):
Estratégias baseadas na Concorrência – Melhores práticas
A partir de informações das cidades que são destinos concorrentes, é possível traçar estratégias para atrair e manter os turistas nos municípios do estado fluminense.
- A maior procura é por entretenimento
- Em Florianópolis, além das belezas naturais, foram as ações relacionadas à acessibilidade que fizeram a diferença para os turistas. Para que as MPE fluminenses consigam apresentar diferenciais, são necessárias a união e a busca de apoio junto à Secretaria de Turismo estadual ou municipal, ou junto à entidade privada responsável pelo destino.
- Analisando São Paulo, as opções de entretenimento podem ser exploradas pelos receptivos fluminenses firmando parcerias com teatros e outros centros de cultura, para oferecer passeios aos parques e monumentos e explorar a diversidade cultural das cidades do Rio de Janeiro.
- O Rio de Janeiro possui um histórico positivo na realização dos megaeventos, como a Jornada Mundial da Juventude, a Copa das Confederações da FIFA 2013, a Copa do Mundo da FIFA 2014 e os tradicionais eventos anuais de Carnaval e Réveillon. E espera-se alcançar ainda mais visibilidade, em decorrência dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
A contribuição dos Megaeventos para o Estado:
- Impulso da atividade econômica, com o desenvolvimento dos setores para atender a demanda;
- Intensificação da implementação de ações políticas de melhora da acessibilidade;
- Melhoria dos meios de transporte e infraestrutura locais;
- Projeção da imagem do estado, por meio da divulgação dos acontecimentos em diversos meios de comunicação.
Dessa forma, pode-se concluir que todos esses resultados e estratégias melhoram a competitividade do estado, aumentam a visibilidade pelos turistas e o interesse em conhecer os destinos.
Assim, o pequeno empreendedor do ramo de turismo deve ter em mente que oferecer aos consumidores oportunidades de entretenimento e conforto é o diferencial necessário para destacar sua empresa e ser privilegiado na concorrência de destinos turísticos. Esses, são fatores essenciais para a satisfação dos clientes, o que garante o sucesso do MPE e retorno de seus turistas.
Para saber mais, leia a matéria completa no Boletim de Tendências de Turismo e acompanhe outras como essa no Sebrae Mercados.
Aqui você irá encontrar sugestões dos nossos especialistas para inovar e impulsionar seu negócio, além de ficar por dentro das novidades do mercado de Turismo.