A construção civil é um dos setores mais dinâmicos da economia e apresenta diversas oportunidades para os próximos anos, potencializadas pela exploração do pré-sal e pelos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. Para que as Micro e Pequenas Empresas (MPE) aproveitem o momento e conquistem resultados positivos a longo prazo, contar com uma equipe altamente qualificada é essencial.
Observando a dificuldade em atrair mão de obra qualificada, e a necessidade de aperfeiçoamento contínuo em novas técnicas e atividades, investir na especialização e qualificação dos trabalhadores é essencial para que as empresas se mantenham competitivas no mercado. Assim, a Educação a Distância (EAD) aparece como uma alternativa para as MPE qualificarem seus profissionais, com uma boa relação custo/benefício.
Entretanto, problemas como elevado custo da educação tradicional para empresas de pequeno porte, surgimento rápido de novas técnicas e tecnologias na construção civil, disponibilidade de tempo dos trabalhadores para capacitação e distância entre a sede das empresas e os locais de obras, são condições que favorecem o mercado de EAD para a Construção Civil.
Dessa forma, a Educação a Distância tem um grande potencial para se tornar ferramenta de aprendizado também no setor de construção civil. Ela aproxima dos trabalhadores novas técnicas e tendências, e contribui para o desenvolvimento e aprimoramento das atividades exercidas pelas MPE.
BENEFÍCIOS QUE POTENCIALIZAM A UTILIZAÇÃO DA EAD NOS PEQUENOS NEGÓCIOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL:
- Redução de custos com a contratação de instrutores, manutenção de estruturas físicas e viagens;
- Promoção de experiências de aprendizagem, com o uso das novas tecnologias educacionais;
- Flexibilidade de horários de acordo com a disponibilidade dos trabalhadores;
- Realização de cursos ofertados por instituições de ensino de outras regiões do Brasil, sem arcar com os custos de transporte e hospedagem;
- Cada colaborador pode realizar um curso de acordo com suas necessidades, sem contratar diversos instrutores;
- Possibilidade de realizar cursos mesmo quando o local das obras é distante da sede da empresa.
Utilização da EAD pelas MPE de construção civil:
- Contratação de plataformas de EAD e oferta de cursos para os colaboradores.
- Incentivo aos colaboradores para a realização de cursos ofertados por instituições, como a Seconci-Rio.
Exemplos de Cursos que podem ser realizados por trabalhadores do setor de Construção Civil:
- Corrida da Segurança: Através do game, o trabalhador conhecerá diversos conteúdos sobre o tema, como ergonomia, utilização correta dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e prevenção de acidentes.
- Treinamento de SSO: Envolve a capacitação em Segurança e Saúde Ocupacional (SSO) para a construção civil.
- CIPA on-line: Tem como objetivo instruir os trabalhadores sobre normas e medidas para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
Para saber mais, leia a matéria completa no Boletim de Tendências de Construção Civil e acompanhe outras como essa no Sebrae Mercados. Lá você irá encontrar sugestões dos nossos especialistas para inovar e impulsionar seu negócio, além de ficar por dentro das novidades do mercado de Construção.