Levantamento realizado pelo Catarse, uma das principais plataformas brasileiras de crowdfunding, revelou importantes aspectos dessa tendência cada vez mais forte no Brasil.
A pesquisa teve quatro objetivos definidos: conhecer o perfil das pessoas que fazem o financiamento coletivo acontecer no Brasil; analisar o cenário atual do financiamento coletivo no país; compreender os comportamentos, motivações e porquês das pessoas ao apoiarem um projeto; e apresentar um pouco da ótica dos realizadores de projetos que já passaram pela plataforma.
O trabalho foi realizado em parceria com a Chorus, empresa de pesquisa com foco em projetos ligados a cultura e sociedade, e ouviu 3.336 pessoas entre agosto e setembro de 2013.
Os resultados foram apresentados em quatro blocos: perfil, financiamento, rede e realizadores.
Perfil
Com relação ao perfil, a pesquisa constatou que embora o financiamento coletivo já tenha atingido pessoas de todos os Estados do Brasil, a região Sudeste se destaca com 63% das pessoas que participam dessa prática. Em segundo lugar está a região Sul, com 20%, seguida pela região Nordeste (9%).
A maior parte das pessoas que participam de projetos de financiamento coletivo são homens (59%). A faixa etária predominante é entre 25 e 30 anos (31%) e a escolaridade é superior completo (39%).
Outro resultado relevante é a constatação de que 64% das pessoas que fazem o financiamento coletivo acontecer no Brasil ganham até R$ 6.000 por mês.
Entre os empreendedores entrevistados, 32% abriram seus negócios entre 1 e 3 anos e 23% há mais de 10 anos. A pesquisa constatou que 68% dos empreendedores entrevistados enxergam potencial de financiamento coletivo em seus negócios e que 81% dos estudantes entrevistados estão interessados em empreender projetos próprios após se formarem.
Financiamento
A pesquisa constatou que 45% dos entrevistados conhecem o conceito de financiamento coletivo há mais de 2 anos e que 54% já apoiaram entre 2 e 5 projetos.
Ao questionar quais projetos as pessoas têm mais interesse em apoiar, o resultado foi o seguinte:
- 52% projetos artísticos e culturais de forma independente.
- 41% iniciativas com viés social e/ou ambiental, que fortaleçam comunidades de forma responsável e solidária.
- 24% projetos com viés empreendedor, que viabilizem novas empresas, produtos e iniciativas.
Rede
A pesquisa também quis saber o que deve ser feito para expandir o mercado de financiamento coletivo no Brasil. Muitos participantes sugeriram campanhas de publicidade para divulgar o modelo do financiamento coletivo como um todo.
Realizadores
A faixa etária entre 25 e 30 anos é a que mais se destaca entre os realizadores do financiamento coletivo (37%), seguida pela composta por pessoas com idades entre 31 e 40 anos (28%).
É interessante notar, contudo, que 32% dos realizadores do crowdfunding são empreendedores/donos de empresa.
Ao pesquisar o valor arrecadado, o levantamento se deparou com um empate: 25% dos realizadores que responderam a pesquisa arrecadaram entre R$ 10.000 e R$ 20.000. O mesmo percentual arrecadou entre R$ 20.000 e R$ 50.000.
Ao serem questionados sobre o que importava na hora de um apoio, os realizadores responderam: transparência, qualidade e recompensa.
Esses e muitos outros resultados estão disponíveis na íntegra da pesquisa.