Criar logo online é essencial para todo profissional ou empresa que deseja se destacar no mercado. Afinal, esse é um dos elementos chave da comunicação e branding da marca de um negócio.
Portanto, antes de criar logo é preciso saber quais formatos estão se destacando no momento. Além disso, você precisa analisar qual tendência mais se encaixa na sua empresa.
Pensando nisso, criamos esse conteúdo exclusivo para você saber como criar logo online de qualidade. Acompanhe com a gente e tenha uma boa leitura!
O que é logo?
Em primeiro lugar, os Logotipos são textos, imagens, formas ou a conexão desses três elementos que apresentam o nome de determinada empresa. Em outras palavras, logotipo é uma peça de design que representa uma empresa.
No entanto, vale destacar um ponto, o logo precisa ser mais do que somente um símbolo de identificação da empresa. Ela deve ser feita com o objetivo de contar a história da empresa e transmitir a mensagem que a marca quer passar para o público.
Isso porque quanto mais conexão emocional a empresa tiver com as pessoas, melhores serão os resultados a curto, médio e longo prazo. Até porque, a história do negócio cria vínculo com os consumidores.
Existem alguns pontos importantes de uma logo que precisamos ressaltar. Primeiro, ela diferencia sua empresa dos seus concorrentes.
Segundo, é um símbolo essencial para a identidade da marca. Além disso, o logo é a primeira impressão do negócio. Portanto, não vale a pena sair criando qualquer tipo de logo pensando que vai se destacar.
Sabe por quê? Para criar vínculo com seu público e se destacar dentro do seu nicho, você deve entender os elementos adequados, o objetivo da empresa, entre outros pontos.
Componentes de um logo
Quer criar uma logo online, não é mesmo? Então, antes de criar a sua logo, é crucial compreender quais são os seus principais componentes. Geralmente, os logos são compostos por imagem, tipografia, cor e slogan.
Pensando nisso, destacamos algumas características fundamentais de cada uma delas a seguir. Confira conosco!
Imagens
As imagens de um logo podem ser variadas. É possível ser apenas um quadrado, uma seta, um ícone, entre outras formas. A escolha vai depender bastante da mensagem que você deseja transmitir.
Porém, não se esqueça que esse é o logotipo do seu negócio. Sendo assim, ele será estampado em alguns objetos e locais, por exemplo. Por isso, é importante criar o seu logo pensando nos espaços que você deseja estampar a marca.
Tipografia
De forma resumida, tipografia é a fonte de letras. Fora isso, muitos profissionais chamam de tipografia a criação e aplicação de caracteres, estilos e formas de palavras.
Também é válido estudar o tipo de tipografia que você deseja utilizar no seu logo online. Isso porque, ela precisa estar de acordo com a comunicação da marca.
Cores
Outro ponto essencial são as cores. Afinal, são elas que vão garantir o visual estético da sua marca. Cada cor transmite um tipo de mensagem para as pessoas.
Por isso, é necessário ter conhecimento sobre suas características e analisar se encaixa com seu negócio. Alguns pontos da empresa como valores, visão, objetivos, entre outros. Se você estiver com dúvidas na hora de sua escolha, pesquise sobre psicologia das cores.
Slogan
Por último, o slogan. A composição do slogan é feita por uma frase para chamar e prender a atenção das pessoas. Ou seja, o slogan é uma frase feita para o público fazer uma associação mental à sua marca com mais facilidade.
Afinal, como criar uma logo online?
Se você deseja criar logo online e não sabe o que fazer, fique sabendo que é possível encontrar plataformas rápidas e eficazes que garantem a criação do seu logotipo em minutos.
Normalmente, você precisa responder algumas perguntas sobre a sua empresa e estilo que deseja para o negócio. Depois disso, a plataforma cria a sua logo.
Como assim? Então vamos lá. Você terá que inserir algumas informações sobre a sua empresa. Por exemplo, o nicho de atuação, o estilo pessoal, fontes, ícones, cores, dentre outros detalhes.
Dessa forma, é possível criar logo online do jeito que você sempre desejou para o seu negócio. E sabe qual é o melhor? Você consegue encontrar modelos para diversos nichos como: medicina, esporte, fotografia, construção, entre outros.
Além disso, têm plataformas que oferecem a opção de baixar seu logo grátis ou comprar imagens de alta resolução.
Vale ressaltar que depois que tiver seu logotipo pronto, você pode utilizá-lo na estampa de peças como camisas e bonés, em cartões de visita e muito mais.
Quais são as principais tendências de logo?
Como se sabe, a todo momento surge uma novidade para os profissionais e suas empresas. Por isso, é crucial ficar de olho nos logotipos que estão em destaque, certo? Sendo assim, destacamos alguns modelos que são tendência atualmente.
- Logos minimalistas: Os logos minimalistas são utilizados bastante pelos profissionais que gostam de um visual mais “simples”, com cores pretas e brancas e tipografia com detalhes.
- Logos com formas geométricas: Outra opção vista frequentemente são os logos com formato geométrico, bordas simétricas e variedade de cores. Esse tipo de logo chama bastante atenção das pessoas.
- Logos com rabiscos: Se você quer dar um toque de nostalgia no seu logo, essa é uma boa alternativa. Isso porque são logos que, devido ao seu formato, causam vínculo com o público.
- Logo com Tipografia Criativa: Muitas empresas optam por esse tipo de logo, principalmente, por causa do toque mais moderno que ela garante.
Conclusão
Agora que você já sabe como criar logo online e qual a importância dela para o seu negócio, que tal iniciar a sua criação hoje mesmo? Aproveite todas as dicas que você leu durante o conteúdo e tenha um logo de qualidade na comunicação da sua empresa.
Vale lembrar que o seu logotipo deve ser feito de uma forma que crie uma conexão positiva entre seu negócio e o público. Afinal, esse vínculo é importante para o crescimento da empresa.