Como funciona o Google meu negócio?
O Google Meu Negócio funciona basicamente como um catálogo ou lista de informações sobre a sua empresa. Lembra das listas amarelas dos telefones? Então, quando um usuário realizar uma busca no Google, automaticamente o algoritmo irá procurar uma referência comercial que esteja relacionada a categoria de acordo com a sua localização.
Nas estratégias de marketing digital, em especial as que são voltadas para os negócios locais de pequeno e médio porte, estreitar a comunicação com o seu público de interesse é um grande fator.
Geralmente as grandes empresas não têm essa necessidade, pois já possuem reconhecimento de marca o suficiente.
No entanto, existem critérios para serem avaliados, como a pesquisa mais próxima do local e a mais completa. Inclusive, os robôs do Google estão cada vez mais inteligentes e identificam diferentes fatores que acabam mudando os resultados, como por exemplo:
- Relevância e histórico de pesquisa
- Distância, quanto mais próximo, mais preciso
- Popularidade através de avaliações, comentários, reputação
- Dados atualizados como fotos, vídeos, novidades
Teoricamente a ficha é composta por vários campos que serão mostrados no momento da consulta. Portanto, seja o mais específico possível e levante os principais diferencias do seu negócio.
- Nome comercial de sua empresa
- Endereço do seu negócio
- Número de telefone
- Horário de funcionamento
- Fotos e vídeos
- Formas de pagamento
- Outras informações sobre o negócio relevantes
Quais as vantagens de ter sua empresa no Google Meu Negócio
A vantagem é, que não necessariamente você precisa de um site, e sim de um catálogo de produtos ou serviços simples para disponibilizar para seus futuros e atuais clientes.
Imagine um cliente que está buscando sua empresa no Google. Com toda a certeza ele está em busca de informações para comprar ou contratar um serviço e também descobrir qual o melhor horário de funcionamento, endereço, avaliações, fotos do local etc. Veja outras vantagens que você pode ter:
- Aumento da presença online;
- Ampliação do alcance de marca;
- Acesso à métricas e estatísticas;
- Fortalecimento do relacionamento com o público;
- Otimização do SEO Local do seu estabelecimento.
Gostou de saber como funciona o Google Meu Negócio? Se precisar de ajuda, conte comigo, sou Consultor de SEO e ajudo pequenas e médias empresas a venderem mais na internet de um jeito simples e rápido.