Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Como a impressão 3D está mudando a forma como as empresas fabricam seus produtos?

Como a impressão 3D está mudando a forma como as empresas fabricam seus produtos?

A tecnologia veio para ficar, e isso é um fato totalmente imutável, goste ou não, os recursos tecnológicos chegaram para mudar a nossa rotina e se tornarem cada vez mais comuns dentro do nosso cotidiano, seja na parte pessoal ou empresarial.

No meio de tudo isso, existem diversas tecnologias diferentes que mudam conforme as necessidades, o uso de um rebocador elétrico, por exemplo, pode demandar um recurso diferente do que em uma indústria de automação, e no meio de tantas mudanças e novas oportunidades, uma que vem chamando a atenção é a chamada impressão 3D. 

Para quem não conhece, essa é uma tecnologia de fabricação aditiva, onde um modelo tridimensional é criado por várias camadas de material a partir de um modelo 3D digital, em resumo, podemos afirmar que a impressão 3D serve para construir diversos objetos personalizados de maneira ágil e simples, variando de objetos de decoração, joias, órgãos e até alimentos. 

Bom, com tudo isso em mente dá para imaginar o quão impactante a impressão 3D pode ser na fabricação dos produtos, certo? 

No texto de hoje, iremos mostrar um pouco mais sobre esse impacto e como ela está mudando o mercado e a forma como as próprias empresas fabricam seus produtos, bora conferir? Então vamos lá!

Produção acelerada

Todos sabem que a produção de um produto não é lá uma tarefa tão simples de ser executada, primeiro é preciso realizar o protótipo do item, fazendo todo o seu design e sua funcionalidade em uma ação que pode durar semanas, depois, para colocar o produto em prática também pode ser uma tarefa demorada, até reunir os materiais certos e colocar a sua produção sendo manual ou automatizada. 

No meio de tudo isso, fabricar um produto acaba sendo uma tarefa trabalhosa, concorda? Mas com a impressão 3D isso não é bem assim, ela acelera a produção e o próprio desenvolvimento de design, com ela, o próprio software faz correção se necessário, identificando possíveis pontos fracos e corrigindo tudo de maneira instantânea. 

Além disso, a sua produção depois do modelo pronto é extremamente rápida sendo feita na hora que tudo foi desenvolvido, o que antes demorava semanas agora pode ser feito em apenas um dia ou pouco mais do que isso. 

Redução de custos e materiais

Existem três custos principais que podem ser removidos com o uso da impressão 3D, o primeiro deles é com as máquinas, por mais que você precise de uma impressora 3D com o seu cabo multiplexado bem conectado, o seu único gasto será com esse maquinário, economizando tanto a manutenção quanto a compra de outras máquinas. 

O segundo ponto são os materiais, muitos produtos são caros para serem feitos e acabam gerando um custo extremamente elevado, já a impressão 3D utiliza materiais simples como bobinas de filamento ou resinas e pó de nylon, o custo é bem mais barato com uma alta produtividade sem grandes esforços. 

Por fim temos o custo da mão de obra, uma impressora 3D é auto suficiente, e ela necessita apenas de um ou no máximo dois operadores, sendo extremamente mais barata do que uma produção de itens de forma tradicional. 

Peças personalizadas e individualizadas

Existe algo mais atraente para os consumidores do que peças personalizadas e feitas sob medida? Em uma produção tradicional de produtos, existe uma certa padronização durante toda a sua execução, o que faz com que todos os itens sejam iguais. 

Já na impressão 3D, é possível justamente criar produtos específicos de acordo com as necessidades de cada consumidor, fazendo com que sejam feitas as vontades particulares do público e criando produtos sob medida, um exemplo recente disso aconteceu com a Adidas. 

No final de 2015, a marca desenvolveu o iniciativa Futurecraft que consiste no desenvolvimento de solados específicos em seus tênis, sendo feitos sob medidas para os clientes, o que é claro, traz adaptação e é visto sob uma ótica extremamente positiva pelo público. 

Redução de riscos

Produzir produtos de forma tradicional sempre gera alguns riscos, alguns moldes ou protótipos com o menor defeito podem gerar um desperdício imenso de recursos, além de causar perda de tempo e um grande prejuízo para qualquer empresa. 

A impressão 3D garante muito mais segurança trazendo a visualização do produto antes de comprar qualquer molde e a certeza antes de colocar de fato a mão na massa, isso faz com que cada detalhe seja pensado com antecedência até o suporte de uma fita gomada, e seja executado com um ótimo primor técnico. 

Ou seja, menos riscos de produção, menor chance de algo falhar e muito mais assertividade durante todo o seu desenvolvimento. 

Uma só máquina vários materiais

Quando falamos de produção tradicional, muitas vezes o produto tem que passar por diversos processos diferentes em maquinários totalmente distintos, o que é claro, acaba sendo extremamente prejudicial durante todo o seu desenvolvimento. 

Cada máquina executa uma função diferente e conta com várias matérias primas, o que deixa o processo lento, desgastante e extremamente engessado, com a impressão 3D, várias matérias primas estão presentes em um só local, oque facilita a execução e criação de um produto de forma unificada. 

Todo o desenvolvimento desde o design do protótipo até a produção do produto são feitos em um só local, o que agiliza bastante o desenvolvimento na produção e faz com que tudo seja unificado de maneira simplória.

Sustentabilidade

 

Falamos tanto do uso de diferentes materiais e da economia de recursos que o termo sustentabilidade não poderia ficar de fora da nossa lista, a impressão 3D acaba sendo um recurso muito mais sustentável do que a execução tradicional que estamos acostumados, isso porque, ela exclui algumas matérias-primas prejudiciais para o meio-ambiente e traz um processo muito mais limpo e uma operação simples e funcional. 

Além disso, outro ponto que merece destaque é que os recursos não são desperdiçados, dificilmente ocorre algum erro ou algum retrabalho com os materiais, o que faz com que tudo seja muito mais sustentável e econômico. 

É como se todos os produtos ficassem firmes em um carrinho de supermercado, sem desperdícios ou itens jogados para fora, tudo é desenvolvido sem desperdícios de forma otimizada. 

A impressão 3D é definitivamente o futuro da fabricação de produtos, e ajuda as empresas de diversas formas diferentes, agora conte para a gente nos comentários abaixo o que acha sobre essa tecnologia? Não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado e compartilhe com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

You must login to add a comment.

Posts relacionados