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Portifolio advogado

Um portfólio de advogado é onde você lista os seus trabalhos profissionais como empresa, estudante ou profissional.

  1. O que é Portfólio?
  2. Por que é importante ter um portfólio de advogado?
  3. Como criar um portfólio de advogado de acordo com o Código de Ética da OAB?
  4. Como fazer a divulgação do seu portfólio de advogado
  5. Conclusão

Como bem se sabe, a advocacia contemporânea tem mudado cada dia mais, com o tempo o conceito de advocacia generalista vem caindo cada vez mais em desuso, conhecidos também como profissionais “clínicos gerais”. Hoje o mercado jurídico anseia por profissionais especialistas em determinadas áreas, prezando sempre por profissionais com especializações, certificações, mestrados e doutorados em suas áreas de atuação.

Acontece, que mesmo sabendo disso, os jovens advogados e advogadas que saem das universidades, ao entrar no mercado de trabalho, não sabem por onde começar, qual área atuar, a maioria não possui uma especialização seguida da formação pois precisam trabalhar e mais, temos o fatídico requisito para contratação de profissionais de direito: requer-se experiência de anos na área de atuação da vaga em quase todas, ou seja, quase não restando oportunidades para os recém formados.

O código de ética da OAB, pertinente na grande maioria dos regulamentos, acaba por engessar ainda mais o início de carreira de jovens advogadas e advogados porque muitas das ideias iniciais de marketing jurídico são inviabilizadas pelo próprio código.

O presente conteúdo tem por objetivo auxiliar aos profissionais do direito a como produzir um portfólio de advogado e exemplificar maneiras de dar publicidade aos seus trabalhos conforme o código de ética da OAB.

O que é portfólio?

Portfólio por definição é um coleção de tudo que profissional ou empresa tem de experiência, os trabalhos realizados, ou seja, é um meio de materializar os trabalhos e compilá-los em conjunto.

Quando tratamos de um portfólio de advogado é interessante que este possua tudo de mais interessante que perpassa em sua carreira, suas experiências profissionais, empresas e projetos que participou, pesquisas realizadas, artigos publicados, entre outros.

É importante também que conste alguns aspectos mais aprofundados sobre o profissional, como sob quais valores o seu trabalho é fundado, qual o objetivo por trás da sua atividade, os princípios que norteiam o seu trabalho e a sua missão como profissional.

Lembrando que os aspectos citados nesse tópico tem por objetivo externalizar as informações mais relevantes sobre o profissional e é aqui que já começa o processo de convencimento do cliente em contratar os seus serviços ou do recrutador em escolhê-lo.

Pelos aspectos apontados sobre o portfólio de advogado, podemos perceber nitidamente que estamos tratando sobre uma ferramenta muito mais encorpada e poderosa do que o simples currículo profissional, uma vez que vai muito além das informações básicas comumente trazidas nestes, o portfólio de advogado dá um panorama amplo sobre o profissional e como este se vê frente ao seu próprio trabalho e sua área de atuação.

Com o desenvolvimento de um portfólio de advogado completo e bem elaborado, o profissional vê aumentarem, e muito, as chances de surgirem novas oportunidades, uma vez que através dele é possível, a recrutadores e empresas, conhecerem o profissional de maneira mais assertiva e segura, possibilitando o acesso a mais vagas, oportunidades de emprego, parcerias, geração de negócios, networking e prospecção de clientes.

Por que é importante ter um portfólio de advogado(a)?

A importância de ter um portfólio de advogado(a) paira sobre a real necessidade desses profissionais em desenvolverem novas formas de disseminar o seu trabalho e buscarem sempre por novas oportunidades.

Como dito anteriormente, o mercado de trabalho no âmbito do direito é extremamente abarrotado de profissionais, o desenvolvimento e a aplicação de novas ferramentas e meios de busca de crescimento profissional e financeiro nunca são demais.

Como criar um portfólio de advogado de acordo com Código de Ética da OAB?

Chegamos a um importante tópico do conteúdo: mas de que maneira, eu como profissional do direito, posso produzir um portfólio de advogado que não viole os regulamentos constantes no código de ética e disciplina da OAB e possa difundir a minha atuação profissional sem medo de represálias?

A resposta para esse questionamento é, como estamos bem acostumados no direito, depende.

Através do provimento 94/2000, o código de ética da OAB prevê que é permitida a publicidade da atuação de profissional singular ou de sociedade de advogados, desde que seja limitada a levar ao público em geral dados verídicos e exatos sobre os serviços por eles prestados e aos que se propõem a prestar, ou seja, é permitida uma abordagem meramente informativa.

Analisando o mesmo provimento, em seu artigo 2º fica delimitado o que se entende por publicidade informativa:

a) a identificação pessoal e curricular do advogado ou da sociedade de advogados;

b) o número da inscrição do advogado ou do registro da sociedade;

c) o endereço do escritório principal e das filiais, telefones, fax e endereços eletrônicos;

d) as áreas ou matérias jurídicas de exercício preferencial;

e) o diploma de bacharel em direito, títulos acadêmicos e qualificações profissionais obtidos em estabelecimentos reconhecidos, relativos à profissão de advogado (art. 29, §§ 1º e 2º, do Código de Ética e Disciplina);

f) a indicação das associações culturais e científicas de que faça parte o advogado ou a sociedade de advogados;

g) os nomes e os nomes sociais dos advogados integrados ao escritório;

h) o horário de atendimento ao público;

i) os idiomas falados ou escritos.

Frente a esse regulamento, temos a base para criação do portfólio de advogado condizente com o código de ética e disciplina da OAB, precisando este ter caráter delimitadamente informativo, se o profissional desenvolver seu material de maneira transparente, informativa, objetiva e consiga demonstrar ao interlocutor sobre si e sobre sua carreira, estará alcançada a principal objetivação da ferramenta e o que ela se propõe a fazer para contribuir para o crescimento profissional dos operadores do direito.

Como fazer a divulgação do seu portfólio de advogado

A ideia de desenvolver um portfólio de advogado, pode ser a primeira que passará por sua cabeça, e claro, manter um portfólio de advogado em seu escritório ou em mãos para caso precise demonstrar que tipo de profissional você é, pode ser interessante por vezes.

Contudo, precisamos ter a ciência que quando tratamos sobre o tema, portfólio de advogado, seu grande poder está vinculado aos meios digitais e sua possibilidade de abrangência quase sem limites.

Quando pensamos sobre a aplicabilidade de um portfólio de advogado digital,  temos algumas ferramentas que podem auxiliar bastante no alcance da objetivação a qual o profissional busca, a ideia é sempre combinar diferentes formas de disseminação do profissional em si, do que este se propõe a fazer e a realizar.

São meios digitais pertinentes a difusão do seu perfil profissional através do portfólio de advogado:

Através destas ferramentas digitais o profissional pode sempre direcionar o indivíduo que consome seu conteúdo ao seu objetivo final, seja a realização de uma consultoria, contratação para representação processual, captação de clientes, contratação por recrutadores que consomem determinado conteúdo, entre outros.

É muito comum a utilização de hiperlinks, que por sua vez fazem uma espécie de funil de informações sobre o leitor para se chegar ao tema que lhe seja mais interessante, aumentando assim as chances de uma conversão para qual seja o objetivo final do profissional.

Este é um mecanismo de marketing digital muito utilizado que faz com que potenciais clientes não se sintam pressionados ou abruptamente direcionados a um determinado produto ou serviço, “eles mesmos” chegam até esse produto ou serviço, mas sabemos que foi você que levou eles até lá, de forma sutil e educada.

Conclusão

O presente conteúdo se propõe a apontar os principais aspectos que pairam sobre o tema portfólio de advogado e como a sua utilização, de maneira correta, pode ser muito proveitosa aos operadores e operadoras do direito.

Ficam claros também os desafios, em virtude das dificuldades encontradas por novos e antigos advogados(as) em se encontrar no mercado de trabalho, de prospectar clientes e produzir novos negócios, o que pode ser amenizado com o desenvolvimento de um portfólio de advogado de qualidade.

Neste conteúdo pudemos perceber que não existe ilegalidade quanto a elaboração e divulgação de um portfólio de advogado e qual a maneira correta de fazê-lo conforme as diretrizes e regulamentos determinados pela OAB em seu código de ética e disciplina, limitando os profissionais a não propagarem o litígio com o qual pretende atuar, mas sim informar de maneira clara e transparente sobre si, sobre seu trabalho e o que se propõe a desenvolver como profissionais.

Em suma, resta clara a importância do desenvolvimento de uma portfolio de advogado pelos profissionais que atuam em áreas do direito, respeitando claro, os padrões legais, demonstrando ser uma ferramenta poderosa de marketing jurídico capaz de atrair clientes, oportunidades de emprego, novos negócios, parcerias, networking e muito mais.

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