O portal Gov.br possui três níveis distintos de segurança que condizem com a forma com que os cadastros foram feitos e como a identidade do usuário foi confirmada. Além disso, os diferentes níveis de segurança limitam os serviços e informações que cada nível consegue acessar e transações possíveis de executar pelo site. Devemos lembrar que isso ocorre por uma questão de segurança.
O nível mais baixo de segurança é o bronze e geralmente é efetuado através de preenchimento de formulário online para confirmação presencial na Receita Federal e INSS ou cadastro presencial no INSS e Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). Acima desse nível há os níveis prata e ouro; o prata que pode ser obtido através da identificação facial, validação dos dados via internet banking, validação dos dados através do SIGEPE(para funcionários públicos federais) e por fim o nível ouro que pode ser obtido através de reconhecimento facial para conferência da foto no cadastro da Justiça Eleitoral e também através de validação via Certificado Digital ICP-Brasil.
O portal GOV.br possui uma série de serviços online de consulta e ferramentas para que podem ser acessadas conforme os níveis de segurança mencionados.