As redes sociais têm se tornado um canal de comunicação cada vez mais comum dentro da rotina dos brasileiros, já são mais de 160 milhões de usuários espalhados pelo país, e uma projeção de 87% da população utilizando algumas dessas mídias até 2026.
Com toda essa popularidade, se engana quem pensa que as redes sociais só servem para entretenimento e comunicação com amigos e familiares, além de ótimos conteúdos informativos falando como funciona um Circuito Impresso, por exemplo, esses tipos de canais ainda servem para gerar empregos.
A chegada da internet já registrou diversas novas áreas surgindo, como cientista de dados ou programador de sistemas para internet, mas as redes sociais também culminaram em algumas profissões novas, rentáveis e interessantes, como no caso do social media.
Você talvez já tenha escutado falar sobre essa profissão, e se cursa alguma área de comunicação como marketing ou comunicação social, deve até ter pensado em atuar como um, mas que tal descobrir a sua função, o que é e o que faz um social media? Bora conferir? Então leia o texto para não perder nenhum detalhe.
O que é um social media?
Atualmente, praticamente toda ação de marketing digital de uma empresa passa pelas redes sociais, se você quer expandir o seu negócio e se comunicar com o público, é praticamente impossível pensar em outra maneira que não seja através desses canais digitais.
Toda essa popularidade e urgência, fez com que, além do próprio profissional de marketing digital, fosse criado a profissão de social media, é ele quem gerencia a rede social de um negócio, que cá entre nós, sem uma pessoa por trás acaba não sendo eficiente, concorda?
O que faz um social media?
Mas calma, não pense que um social media tem vida fácil, ele é responsável por planejar, criar, postar, interagir, analisar, atualizar, monitorar e gerar conteúdo para todas as páginas das redes sociais da empresa, sendo o grande responsável por tudo que ocorre com essas mídias digitais.
Ele é quem vai praticamente ser o rosto da marca, sendo assim, é necessário eles estarem sempre informados a tendências e a qualquer mudança no seu mercado, um escritório de engenharia, por exemplo, precisa ter um social media que saiba todos os detalhes como a função e para que serve um Laudo Avcb.
É preciso se atentar já que a internet e principalmente as redes sociais fazem parte de um mundo extremamente dinâmico, onde surgem novidades praticamente todos os dias, saber explorar os conteúdos diversificados e as particularidades de cada rede social, é sem dúvidas, um desafio que tem que ser explorado e concretizado pelo social media.
Quais as qualificações necessárias?
Para trabalhar como social media, geralmente é preciso ter um ensino superior em alguma área da comunicação, como marketing, jornalismo, letras, relações públicas e publicidade e propaganda, porém, muitas empresas não exigem uma graduação para ingressar nessa área, depende muito do contratante.
Porém, existem alguns outros pré requisitos que são básicos como o conhecimento do marketing digital, marketing de conteúdo, inbound marketing, saber sobre os Ads e o Analytics, e ter facilidade e total domínio nas redes sociais.
Quais atividades são realizadas por um social media?
Bom, existem várias atividades que compõe o cotidiano de um social media, entre elas temos o planejamento, identificando tendências e sabendo qual tipo de conteúdo será programado, a própria produção de conteúdo para nutrir o público e deixar as redes sociais da empresa sempre ativas.
O monitoramento, acompanhando, analisando e usando os dados coletados ao seu favor e a liderança, tendo pulso firme e espírito para ser o rosto da sua marca nas redes sociais, chamando a responsabilidade e representando bem o seu negócio que atua com a locação de Grupo Gerador De Energia.
Qual o salário de um social media?
Tudo vai depender da empresa, mas no Brasil, de acordo com o site Vagas.com, a média salarial varia de R$ 1.404,00 até R$ 2.014,00, dependendo é claro, da experiência e da empresa contratante.
O que achou do texto de hoje? Se interessou pela área de social media? Então deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.