A Quarta Revolução Industrial, também chamada de Indústria 4.0, trouxe avanço acelerado das ferramentas de trabalho, principalmente com o uso massivo da internet. Não é à toa que também é chamada de Revolução das Tecnologias Digitais, promovendo mudanças positivas dentro das empresas.
A Indústria 4.0 surgiu por meio da união dos avanços tecnológicos mais atuais como inteligência artificial, Big Data, Internet das Coisas e Machine Learning. Assim, essas ferramentas são utilizadas no desenvolvimento de máquinas, como aquelas que produzem luminária de emergência, por exemplo, e que podem operar de maneira inteligente e autônoma. São capazes de se comunicar entre si e aprender com os próprios erros e acertos, sempre buscando a excelência.
Na prática, a Indústria 4.0 parte do princípio que a conexão de máquinas, sistemas e pessoas são capazes de criar redes inteligentes por toda a cadeia produtiva. É possível prever e evitar falhas processuais, se adaptar com mais agilidade às mudanças não planejadas e adquirir maior autonomia no controle de diversas ações.
VEJA MAIS SOBRE A INDÚSTRIA 4.0 A PARTIR DE CADA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
Internet das Coisas
A Internet das Coisas é uma das tecnologias mais expressivas atualmente. Funciona como um verdadeiro marco da nova era, pois possibilita a interconexão entre coisas físicas e virtuais com a conectividade como um dos principais pilares.
Os novos dispositivos são capazes de processar dados e até mesmo tomar decisões. Eles, inclusive, precisam receber dados por meio de sensores, se conectarem com uma rede fora do objeto e processar dados sem a intervenção humana. Fantástico, não é mesmo?
Essas três características reúnem muitas soluções. É na indústria, por exemplo, que sensores conseguem informar todos os dados a respeito das máquinas, Conectores elétricos, equipamentos e até mesmo dos funcionários.
Inteligência Artificial
Você já interagiu com assistentes virtuais? Essa é uma tecnologia muito importante no dia a dia e que virou rotina dos consumidores e empresas. A Inteligência Artificial permite que as máquinas pensem como seres humanos e tomem decisões cada vez mais estratégicas.
Na área da Saúde, por exemplo, pode auxiliar a otimizar diagnósticos, tratamentos a pacientes e substituir até mesmo algumas máquinas. Além de reduzir custos, também vai propiciar ainda mais tecnologia e segurança.
Realidade Virtual
A realidade é um sistema computacional que coloca o usuário imerso em um ambiente totalmente simulado. Na área do marketing, por exemplo, essa tecnologia já é utilizada para que os clientes tenham uma visão real sobre os produtos, como na aplicação de Pintura Epóxi. Também é inserido em treinamentos corporativos, ou mesmo no ensino em sala de aula.
Impressão 3D
A impressão 3D utiliza materiais como plástico, vidro e até mesmo células vivas nas mais diversas formas e técnicas. Mesmo sendo muito caro, deve ser popularizada no último ano e transformar bastante o mundo dos negócios.
Viu só quantas vantagens? Chegou a hora das empresas olharem para as novas tecnologias e entender como podem utilizá-las. O foco deve ser sempre em inovações que aumentem a produtividade e ofereçam um resultado de maior qualidade ao cliente, aumentando vendas e expandindo seus negócios.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.