Para que a gestão administrativa de uma empresa seja eficiente, é preciso manter a organização de todos os documentos relacionados aos processos, despesas e lucros.
A gestão e a análise de arquivos contribuem para que empreendedores tomem decisões baseadas nas informações apresentadas.
Entre os diversos documentos essenciais para o bom gerenciamento de uma organização, podemos destacar a DRE, isto é, Demonstração do Resultado do Exercício.
Para que você entenda um pouco mais sobre esse assunto, no decorrer deste conteúdo, vamos destacar a importância da DRE para a empresa e conheceremos alguns detalhes da sua elaboração.
Entendendo o que é uma DRE
A Demonstração do Resultado do Exercício, mais conhecida como DRE, é caracterizada por um documento contábil que possui a função de expor, detalhadamente, os resultados das ações executadas pela empresa durante um determinado período.
Neles são apresentados os números de receitas, investimentos, custos, despesas, que mostram o resultado líquido da organização.
Função da Demonstração do Resultado do Exercício
Essa ferramenta é utilizada, principalmente, para analisar a saúde financeira de uma empresa, uma vez que ela apresenta o lucro ou o prejuízo da organização perante as atividades executadas por ela.
Portanto, essa é uma ferramenta de gestão muito importante, pois permite que os gestores tenham o controle financeiro e, também, auxilia na tomada de decisões, como saber se existe a possibilidade econômica para apostar em determinados investimentos, por exemplo.
Muitas empresas ignoram os resultados deste documento e isso, muitas vezes, pode levá-las à falência.
Descobrindo como fazer uma DRE
Após entender o que é uma DRE e qual a relevância dela para o bom gerenciamento de uma empresa, focaremos no assunto “DRE como fazer”.
De acordo com a Lei n° 11.638/07, de 27 de setembro de 2007, a elaboração desse documento contábil é obrigatória para todas as empresas brasileiras, com exceção das MEIs.
A DRE deverá ser realizada com o balanço patrimonial, o qual é outro tipo de relatório que também expõe de forma clara a situação financeira da instituição. Além disso, a Demonstração do Resultado do Exercício deve ser, obrigatoriamente, assinado por um contador habilitado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
Dito isso, é importante mencionar que a elaboração da estrutura da DRE pelas empresas, devem seguir a ordem definida pela Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 6.404/1976).
Compreendendo a disposição dos itens na DRE
Para que não haja dúvidas na hora de fazer a DRE em relação aos nomes e às siglas dispostas na estrutura, explicaremos detalhadamente cada item.
Bom, na primeira deverá ser apresentada a Receita Bruta de Vendas que compõem as vendas de produtos e prestação de serviços. Desse item são deduzidas as devoluções de vendas, abatimentos, impostos, entre outros, gerando, dessa forma, a Receita Líquida.
Do resultado do item anterior, são subtraídos os custos das mercadorias e serviços vendidos, dando o resultado denominado Lucro Bruto.
Desse cálculo, são tiradas todas as despesas operacionais, administrativas, financeiras e gerenciais, chegando ao Resultado Operacional Líquido e, dele, são deduzidas as despesas extra operacionais, chegando dessa forma ao resultado líquido antes da dedução dos itens IR e CS.
Por fim, são subtraídos os valores destes dois itens, chegando ao Resultado Líquido do Exercício.
Benefícios da DRE
A Demonstração do Resultado do Exercício é uma ferramenta poderosíssima e rica de dados estratégicos que, quando bem elaborada, é capaz de auxiliar os gestores no processo de administração das finanças, evitando grandes prejuízos para a empresa.
Com ela, além de termos controle das receitas e despesas, também podemos usufruir de alguns benefícios.
Corrigir falhas
A partir dos resultados apresentados na estrutura desse documento é possível identificar situações negativas e inesperadas. Dessa forma os profissionais conseguem adaptar mudanças de forma segura a fim de corrigir erros.
Além disso, com ela é possível verificar gargalos na produção e, assim, fazer com que os gestores promovam melhorias para a otimização dos processos e redução dos custos operacionais.
Avaliar a gestão
Por meio da análise da DRE também podemos avaliar o progresso da gestão financeira que está sendo exercida pela empresa. Isso quer dizer que, se o documento apresentar um resultado positivo, o método de gerenciamento da organização está no caminho certo.
Do contrário, os superiores terão que analisar o cenário e definir outras ações de gerenciamento.
Conseguir investimentos
Obter resultados positivos e favoráveis, certamente, chamarão a atenção de novos investidores e esta ação será bem útil na solidificação do negócio da empresa.
Neste caso, a DRE é quem dirá se a empresa está apta para receber financiamentos.
Sendo assim, não deixe de elaborar a Demonstração do Resultado do Exercício da sua empresa e utilize todos os resultados a favor do crescimento e expansão do seu negócio.
Afinal, esse documento contábil também poderá ser usado para a gestão estratégica, contribuindo, dessa forma, para uma ótima liderança corporativa.