Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Setor de turismo movimenta bilhões na economia brasileira

Setor de turismo movimenta bilhões na economia brasileira

O empreendedorismo domina o Brasil. São as microempresas e pequenos negócios que formam a base econômica do nosso país. Para se ter uma ideia, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), no primeiro semestre deste ano foram gerados 961 mil empregos. Isso representa 72% do total de postos de trabalho que foram abertos. 

E nesse momento em que muitos protocolos sanitários vão se tornando cada vez mais brandos, a expectativa é que o turismo volte a ser um grande ponto positivo. Só em 2021 o turismo faturou R$ 152 bilhões. Isso de acordo com dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP). 

Quem atua no setor de turismo sabe que um bom planejamento contribui para ter cada vez mais sucesso na área. Especialmente em um momento pós-pandemia em que diversas viagens ficaram pausadas até que as pessoas voltassem a tirar as ideias do papel com segurança, retornando a fazer viagens nacionais e até internacionais. 

Transformação no modo de viajar

É coerente supor que, de agora em diante, aspectos de saúde pública terão um papel importante nos cuidados e preocupação dos viajantes, dando destaque ao turismo de experiência, que pede por atendimento mais individual e personalizado. 

Viagens de rotas mais curtas e de menor duração foram as mais escolhidas nos últimos dois anos, com ênfase para locais mais ligados à natureza e afastados de aglomerações, essa tendência deve diminuir consideravelmente com sinais de normalidade e flexibilização, mas permanece como uma oportunidade de estar mais conectado com o mundo. 

Os impactos no mercado também são observados. A presença digital foi um fator imprescindível para empresas de pequeno e médio porte promoverem seus negócios e captar novas vendas e clientes. Além disso, permite aos consumidores uma busca mais independente por passagens aéreas promocionais e hospedagens.  

Segundo dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), o faturamento em 2021 superou em 37% o de 2020, confirmando que as atrações turísticas e viagens estão crescendo de forma gradual. Em resumo, os percentuais demonstram a retomada após um período de crise. Para 2022, a tendência é que o setor continue em ritmo de recuperação e que o faturamento total se iguale aos anos pré-pandemia, destacando o nosso país, que tem uma das melhores e maiores diversidades de destinos.

You must login to add a comment.

Posts relacionados