Se você está procurando uma maneira de turbinar sua experiência no WhatsApp com alguns recursos não oficiais, você já deve ter pensado em usar um Mod. Essas versões modificadas podem oferecer opções de customização das conversas, da interface e supostamente melhora sua privacidade. Mas conhece aquele ditado: quando a esmola é alta o Santo desconfia? Então, ele se aplica aqui.
É importante entender que os mods do WhatsApp não são aplicativos normais. Você não vai encontrá-los na Play Store porque eles não são permitidos lá. Em vez disso, você precisa instalar eles manualmente no seu celular, e isso é sinônimo de insegurança, como veremos a seguir.
A Play Store faz a diferença
Quando você baixa um aplicativo como o WhatsApp na Google Play Store, você sabe que o software passou por algum nível de controle de segurança. Embora esse sistema não seja perfeito pois aplicativos ruins chegam à loja, o Google não disponibiliza aleatoriamente um aplicativo em sua loja.
Há também medidas de segurança adicionadas ao baixar um aplicativo da Play Store. Ao baixar um WhatsApp GB no seu Android, por exemplo, o Google executa uma verificação de segurança no próprio aplicativo, bem como no seu celular, para garantir que não haja aplicativos prejudiciais em sua biblioteca.
Também está claro com antecedência na página do aplicativo quais as permissões que um aplicativo vai pedir ao seu dispositivo, então você sabe imediatamente se um aplicativo quer, por exemplo, acessar sua câmera ou microfone.
Aplicativos instalados manualmente não precisam passar por nenhuma dessas etapas de segurança, a menos que estejam vinculados a uma fonte confiável. Embora seja uma ótima maneira de executar programas fora da Google Play Store, há um risco inerente à prática.
Os mods do WhatsApp espalham malwares e vírus
Mas a prática tem implicações ainda piores. Os Mods do WhatsApp são conhecidos por espalharem malwares e outros arquivos maliciosos. Veja o FMWhatsApp, por exemplo; este mod whatsApp foi descoberto cerca de um ano atrás espalhando o Trojan móvel Triade, infectando dispositivos com código que pode ler SMSs, abrir anúncios e lançar assinaturas.
Falando em ler SMSs, os mods do WhatsApp não são criptografados de ponta a ponta. Isso significa que suas mensagens não estão protegidas pelas mesmas medidas de segurança que você normalmente recebe com o WhatsApp, expondo suas conversas a terceiros. Embora um das coisas que os desenvolvedores do FMWhatsApp gostam de citar seja segurança e privacidade, com o caso acima dá para notar que eles não possuem controle sobre como outros usam seu app.
Você pode perder sua conta por usar mods do WhatsApp
Você não está apenas arriscando sua privacidade usando um desses Mods de aplicativos, mas também; você está arriscando perder o acesso a sua conta. Acredite ou não, o WhatsApp – que pertence a empresa Meta – não é muito fã desses aplicativos e já baniu diversos usuários no passado por usá-los, inclusive no Brasil.
Claro que na maioria dos casos esse banimento é temporário, porém, será que vale a pena o risco? Ao ser banido, o usuário não consegue nem mesmo usar o aplicativo oficial, sendo mostrado no lugar um relógio contando o tempo até o momento que poderá ser usado.
Vale a pena usar um Mod do WhatsApp?
Quer a resposta curta? Os Mods do WhatsApp simplesmente não são seguros de usar. Embora a personalização que esses mods oferecem seja atraente, não vale a pena arriscar sua privacidade (e conta) por eles. Se você quer novos recursos do WhatsApp antes do resto da multidão, é muito melhor baixar a versão beta mais recente do WhatsApp de um site confiável.