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. Quais são os prós e os contras de se possuir um sócio?

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. Quais são os prós e os contras de se possuir um sócio?

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2 Respostas

  1. “Duas cabeças pensam melhor que uma”, diz o ditado, mas podem também
    reduzir a agilidade do negócio, se não estiverem em sintonia e com o mesmo
    grau de comprometimento empresarial.
    Os argumentos a favor de se ter um sócio:
    – Maior capacidade de investimento, proporcionando condições de crescimento para a empresa

    – Decisões partilhadas e discutidas, reduzindo os riscos de erros de análise.
    – Interesses comuns e distribuição de responsabilidades, fortalecendo o
    negócio.
    – Divergências devem ser discutidas e acordadas: somatória de esforços
    para o bem da empresa.
    – Necessidade de controles financeiros para demonstrar com exatidão os
    resultados da empresa.
    Os argumentos contra ter um sócio:
    – Trabalho com afinco de um dos sócios. Pode ocorrer que um pense ou
    sinta que está fazendo mais que o outro.
    – Retiradas dobradas de lucros parciais, sem se ter a certeza de que a empresa suporta essa retirada dos lucros finais.
    – Decisões demoradas, em razão de divergências de pensamentos sobre o
    negócio.
    – Divisão de resultados financeiros, que podem ser pequenos no início

  2. Esta decisão pode ser muito pessoal, depende totalmente de você, avaliar o que pretende do sócio, lembrando principalmente que deverá ser uma relação de interesses, baseado na lealdade e compromisso.

    O primeiro passo é entender tanto o que ele precisa de você e o que você precisa dele, isto deve esta muito claro, pois durante a operação da sua empresa, vocês terão conflitos que a solução esta na clareza deste entendimento.

    O ideal é que os sócios se complementem um ao outro. Em relação ao temperamento, é bom encontrar alguém que possa contrabalançar suas falhas e qualidades. Enquanto um sócio tem perfil mais aventureiro e propenso a empreendimentos arriscados, o outro deve ser mais conservador e equilibrado. Enquanto um consegue se dedicar à área financeira e controlar o fluxo de caixa, o outro se dedica à publicidade e às vendas externas. É preciso que os sócios, atuando juntos, consigam o atingir o equilíbrio da empresa.

    E sobretudo este equilíbrio está no entendimento da importância de cada um.