Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Saiba as vantagens de trabalhar de forma híbrida e como implementar no seu negócio

Saiba as vantagens de trabalhar de forma híbrida e como implementar no seu negócio

Muitas pessoas pensam que a implementação do modelo híbrido nas empresas é algo recente, principalmente após a pandemia em escala global. 

Na verdade, apesar da ampliação do modelo pós pandemia, muitas empresas, com ênfase em startups relacionadas à tecnologia, já adotavam o modelo híbrido de trabalho há muito tempo, e tem funcionado de maneira apropriada, tanto para a organização quanto para os funcionários. 

Ainda assim, é preciso levar em consideração que a pandemia elevou o modelo híbrido nas empresas, redesenhando o ambiente de trabalho e toda a cultura organizacional estabelecida até então. 

Enquanto algumas organizações encaravam os novos desafios, muitas viram nessa saída uma forma surpreendente positiva, ultrapassando todas as limitações que poderiam ocorrer. E muito por causa da tecnologia disponível e a abertura para uma comunicação mais clara e ampla.

Além disso, muitos funcionários encontraram no modelo híbrido de trabalho diversos pontos benéficos, pois podem se concentrar melhor e conciliar melhor outros aspectos da vida, sob diversos aspectos e perspectivas.

O que é modelo híbrido?

Um modelo de trabalho híbrido combina dois aspectos, sendo a estrutura de um escritório e a flexibilidade de trabalhar em casa, ou home office. 

O trabalho híbrido se concentra em conceder mais liberdade aos funcionários para adequar o trabalho a outros aspectos da vida, conciliando as idas ao escritório com horários flexíveis e dias exercendo a atividade de cada.

Isso significa que o trabalho híbrido pode ser configurado em diferentes lugares e espaços, como:

  • Casa do funcionário, 
  • Coworking;
  • Escritório corporativo
  • Espaço dedicado em condomínios;
  • Cafés com disponibilidade de offices.

Em suma, um local de trabalho híbrido deixa a pessoa livre para escolher onde deseja e pode trabalhar, além do escritório, ou seja, em qualquer lugar que os funcionários se sintam confortáveis e consigam exercer suas funções.

Pode ser um dormitório, escritório em casa ou até mesmo o quintal. Tudo o que importa é um lugar tranquilo, um ambiente adequado e acesso a recursos, como computador e internet.

Desafios encarados no modelo híbrido nas empresas

Apesar dos diversos benefícios proporcionados, o modelo híbrido nas empresas deve considerar alguns desafios para ser implementado adequadamente.

A dependência da tecnologia e as jornadas de trabalho mais longas – se não houver uma separação clara do horário – são os primeiros aspectos que vêm à mente quando se aborda os desafios desse modelos. 

Inclusive, são fatores que podem causar riscos potenciais e afetar negativamente a saúde dos funcionários se não houver disciplica e determinação do horário de trabalho, por exemplo. Assim, algumas atenções são necessárias.

  1. Horas de trabalho estendidas

Em vez de um turno de 8 horas em uma linha de produção que precisa de selante para radiador, a flexibilidade do modelo de trabalho híbrido pode fazer um profissional esticar o horário produtivo. 

Por exemplo, os funcionários que trabalham remotamente podem trabalhar por períodos mais longos, fazendo pausas mais curtas do que colegas no escritório.

Dado que muitas situações domésticas podem levar à distração, e que há certas tarefas a serem concluídas em um dia, é importante separar o momento do trabalho daquele destinado às atividades da casa para evitar acumulos, distrações e prolongamento da jornada de trabalho.

  1. Dependência de Tecnologia

A tecnologia é parte integrante de todos os locais de trabalho. Ficar conectado com a equipe e coordenar as atividades de maneira constante é a necessidade do momento. 

Para auxiliar nesse processo as empresas usam um sistema baseado em nuvem para salvar o progresso do trabalho de forma automática dia após dia, o que permite que o teletrabalho ocorra de forma mais otimizada e mantendo a comunicação entre as equipes.

Todos os equipamentos, incluindo software e hardware, estão disponíveis nos escritórios, mas também podem ser utilizados em outros locais por meio do acesso remoto com login e senha para o desenvolvimento de projetos referentes ao trabalho.

Um exemplo que podemos destacar nesse caso é a possibilidade de verificações de planta para um muro pré moldado no setor da construção civil, que passa estar acessível em tablets e pode ser acessado facilmente a qualquer momento na obra.

Mas é preciso considerar o acesso dos colaboradores e se o negócio fornecerá equipamentos para o uso nas atividades híbridas.

Afinal, ter hardware e recursos adequados, como notebooks, telefones, software ou uma conexão estável à internet, não é algo que todos tem acesso e isso deve ser estudado junto ao corpo laboral existente, bem como quais documentos serão liberados para cada equipe.

  1. Reforço da cultura do escritório mesmo em casa

A introdução de modelos de local de trabalho híbrido é, por vezes, mais desafiadora, especialmente para espaços residenciais. 

Por exemplo, reorganizar uma casa significa livrar-se das determinados elementos e ajustar novos equipamentos na sala de estar. Este processo não é apenas demorado, mas também caro.

Equipar a residência com uma rede wi-fi de alta velocidade, instalar hardware e configurar os móveis pode ser complicado quando se tem uma pequena área para se ajustar. 

Além disso, pode haver mais desafio do modelo de local de trabalho híbrido quando se tem uma vizinhança barulhenta.

No entanto, um fator que demanda atenção é no contato desses colaboradores com a empresa e outros membros da equipe de modo a manter a cultura em constante disseminação. 

No modelo hibrido isso se torna mais fácil, visto que idas ao espaço físico são mantidas, mas também é necessário ter um sistema de comunicação eficaz, com ferramentas apropriadas, mesmo com os colaboradores em casa.

O desenvolvimento de escritórios virtuais pode auxiliar nesse processo.

  1. Monitoramento

Os gestores precisam monitorar o andamento do trabalho dos funcionários quando se trata de regras rígidas e da política empresarial. 

Os funcionários conectados remotamente geralmente precisam compartilhar telas com os superiores. 

Isso garante que eles estejam conectados e cuidando do trabalho de laudo técnico elétrico

Contudo, é importante encontrar o equilibrio entre autonomia e monitoramento. O estabelecimento de prazos e uso de ferramentas para controle da evolução de projetos e visualização de acessos contribuem bastante nesse processo.

  1. Maiores riscos de segurança

Com mais uso da internet, há um aumento sem precedentes nos crimes cibernéticos. Um aumento nas atividades ilegais recentes desencadeia a questão da segurança dos funcionários enquanto realizam negócios online.

Ataques cibernéticos e perda de dados são desafios que devem chamar a atenção das empresas. 

As organizações precisam proteger informações usando medidas de monitoramento constante, gerenciamento robusto de senhas e autenticação multifator para reduzir o risco de violação de dados.

Benefícios do modelo híbrido

As empresas que incentivam o trabalho remoto permitem que os funcionários contem com flexibilidade e liberdade para cuidar das próprias responsabilidades, gerenciando o tempo entre a vida profissional e pessoal. 

Os pontos a seguir listam as vantagens ao se manter um modelo híbrido para empresas e funcionários.

  1. Custos reduzidos 

Uma das vantagens mais óbvias de um modelo de trabalho híbrido é que ele reduz os custos operacionais. 

Quando os funcionários não estão trabalhando no escritório todos os dias, isso significa que as empresas podem fazer o tratamento de água, reduzir os níveis de ocupação para minimizar o custo de aluguel, material de escritório, contas de energia e outras despesas comerciais. 

As empresas também podem criar e usar conteúdo de aprendizado online para treinar funcionários, reduzindo a necessidade de enviá-los para cursos de treinamento presenciais, que tendem a demandar mais tempo e orçamento. 

Um modelo de trabalho híbrido também reduz o custo de deslocamento para os funcionários. Quando não precisam viajar para o escritório todos os dias, os colaboradores podem economizar em custos de transporte e até em tempo de deslocamento.  

  1. Equilíbrio entre vida profissional e pessoal 

Ter a liberdade de trabalhar em qualquer lugar, ao menos alguns dias por semana, seja em casa, em um espaço de coworking ou em um café local, pode ter um impacto extremamente positivo no equilíbrio entre vida profissional e pessoal dos funcionários e na satisfação geral no trabalho.  

Com isso os funcionários têm mais controle sobre os horários que trabalham em uma empresa de alpinismo industrial, sem a necessidade de passar horas do dia no transporte público, identificação dos momentos de mais produtividade e possibilidade de direcionar momentos para a família, como o horário de almoço. 

Isso significa que eles podem acordar mais tarde e chegar em casa mais cedo, para que possam passar mais tempo com os entes queridos.  

O tempo de deslocamento também pode ser usado para aproveitar outras atividades, como ir à academia, ler ou encontrar os amigos. 

Isso pode ter um enorme impacto na saúde mental e no bem-estar geral dos funcionários, levando a maiores taxas de satisfação e produtividade, bem como menos reclamações e cansaço causado pelo trânsito matinal. 

  1. Maior produtividade 

Em um local de trabalho híbrido, os funcionários podem usar o tempo de forma mais produtiva. As razões para isso incluem evitar distrações no escritório, escolher quando elas se sentem mais produtivas e evitar deslocamentos nos horários de pico. 

O trabalho híbrido também reduz o número de reuniões presenciais que os funcionários precisam participar. Reunir-se online é muito mais conveniente e propício à produtividade, pois os funcionários não precisam viajar para o escritório ou despender tempo em espera.

Ao realizar reuniões online para fazer um orçamento de dedetização RJ preço, os anfitriões são mais propensos a manter a agenda, pois há menos oportunidades de distração e/ou redução de conversas paralelas.

Para garantir que os funcionários continuem produtivos, não importa de onde estejam trabalhando, as empresas precisam implementar o software de comunicação e as ferramentas de produtividade certas junto à atualização da tecnologia. 

Por exemplo, a empresa precisa garantir que os funcionários estejam conectados às mensagens da equipe, software de conferência online, aplicativos de gerenciamento de tarefas e compartilhamento de arquivos.  

  1. Acesso a celeiro de talentos abrangente 

O trabalho híbrido permite que as empresas acessem uma base de talentos mais ampla, inclusive expandindo os critérios de contratação. 

Dessa forma, eles podem atrair talentos de longe e se abrir para a contratação de funcionários que exigem mais flexibilidade nos horários , mas que ainda assim usam cintas de amarração e outros equipamentos de segurança do trabalho e se dispõe a ir para o escritório quando necessário.

O trabalho híbrido abre a empresa para candidatos em potencial que, de outra forma, não seriam capazes de cumprir a função se estivesse no escritório 5 dias por semana. 

A localização não é mais um grande obstáculo na hora de buscar os melhores talentos.  

  1. Benefícios ambientais

O trabalho híbrido promete ter um impacto extremamente positivo no meio ambiente. Com menos funcionários entrando no escritório todos os dias, a necessidade de grandes espaços de escritório é significativamente reduzida. 

Escritórios menores não significam apenas custos de aluguel reduzidos. Eles também significam redução da poluição, mesmo que sejam transportadoras em Ribeirão Preto, ou qualquer outro município.

Quando implementadas em escala global, essas mudanças, relacionadas a pegadas de escritório, deslocamentos e viagens de negócios, indicam que a quantidade de carbono produzida pelo mundo corporativo cairá, sendo uma grande vitória para a sociedade.

Conclusão

O modelo híbrido para empresas e funcionários pode ser um arranjo inevitável para muitas organizações no futuro. 

Tendo uma visão mais clara de alguns aspectos, entre os desafios e benefícios, vale pensar no que funciona melhor para as circunstâncias e pessoas de uma organização, encontrando o formato e escala que melhor atende às necessidades do negócio, aproveitando-se dos dois modelos de trabalho e permitindo o desenvolvimento do negócio.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

You must login to add a comment.

Posts relacionados