Como empreendedores podem vender sua empresa
Seja por necessidade de levantar recursos, finalizar o ciclo de uma empresa ou desejo de se afastar do negócio e buscar novos projetos, todo empreendedor passa por um momento de sua carreira em que pode se perguntar como vender uma empresa.
Tomar essa decisão não é tão simples, e alguns pontos devem ser levados em consideração. Primeiro, é preciso entender qual é o tamanho da fatia da empresa que será passada para frente e preparar a companhia para colocá-la à venda.
É importante saber também que esse é um processo longo e que é importante ter o auxílio de uma consultoria especializada.
Preparação para venda
O processo de vender uma empresa, para ser bem sucedido, precisa passar por várias etapas. Veja quais são as principais:
Documentação
Primeiramente é preciso levantar todo o histórico financeiro e contábil da companhia, e o ideal é que ele seja de pelo menos três anos para que seja possível verificar qual a situação da empresa e os riscos que o negócio pode ter.
Avaliação
O valuation é uma forma de estimar qual é o valor da empresa. Essa metodologia é usada nas negociações de compra e venda da empresa, tanto pelo adquirente quanto pelo lado vendedor, para ajudar nas argumentações de venda e no potencial de geração de lucro que ela terá no futuro.
Busca por investidores
Se apresentar ao mercado e entender que tipo de investidor que será atraído pelo negócio é mais um passo importante para o processo de venda de uma empresa. Esse é o momento também de mostrar a documentação aos potenciais compradores, podendo ser confidenciais, apenas mostrada aos investidores já selecionados para negociações, ou não confidenciais, quando o processo ainda for inicial, sem revelar os dados importantes da empresa.
Road shows
Fazer rodadas de conversas com investidores expande as possibilidades de compradores, podendo inclusive ser de fora do Brasil. Ampliar o horizonte de potenciais investidores ajuda também a valorizar a oferta.
Negociação
O próximo passo agora será o momento da negociação, que determinará quais ofertas vão para a mesa e poderão ser levadas adiante.
Due diligence e formalização do negócio
Após a escolha da melhor proposta, uma auditoria verificará se todas as informações da companhia em questão são confiáveis. Assim, comprador e vendedor podem formalizar o negócio, avaliar as cláusulas e assinar o contrato.
Conforme falamos anteriormente, esses passos demorados e complexos, são os que garantem o sucesso da venda, pelo melhor valor e menor risco.
Espero ter ajudado com estas dicas. Para mais informações sobre este assunto, sugiro contatar uma assessoria especializada em venda de empresas, que lhe ajudará a tomar a decisão mais acertada.