O mundo tem olhado para propósitos sociais e inclusão sob outro prisma. Protestos marcantes contra a discriminação racial e o preconceito, como o movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam), de 2020, aumentaram não apenas a conscientização sobre as desigualdades raciais, mas também mostraram para empresas de beleza e cuidados pessoais a necessidade de ampliar o conceito de beleza – é verdade que o caminho já vinha sendo percorrido, mas era preciso acelerar o passo.
Segundo a Pesquisa de Beleza 2021 da Euromonitor International, a principal preocupação referente aos cabelos entre o total de entrevistados diz respeito aos grisalhos. Porém, o problema está em sétimo lugar entre os entrevistados negros e afrodescendentes que participaram da pesquisa. Para esse grupo, as cinco principais preocupações foram coceira no couro cabeludo, caspa, cabelos secos ou ásperos, difíceis de pentear e pontas duplas. O cabelo difícil de pentear ficou em nono lugar como principal preocupação entre o total de entrevistados, mas em quarto lugar entre os entrevistados negros e afrodescendentes.
Os dados mostram a importância das empresas atenderem melhor cada segmento de consumidor, bem como se atentar para a maior exigência do público em geral, fortalecido por conhecimento adquirido nas inúmeras plataformas digitais.
Principais preocupações dos entrevistados em geral:
- Grisalhos;
- Caspa;
- Cabelos ralos;
- Pontas duplas;
- Oleosidade excessiva.
Principais preocupações dos entrevistados que se definiram como negros ou afrodescendentes:
- Coceira no couro cabeludo;
- Caspa;
- Cabelos secos ou ásperos;
- Cabelos difíceis de pentear;
- Pontas duplas.
O caminho para a inclusão de diferentes públicos na produção de cosméticos levou grandes marcas do setor a ampliarem suas ofertas de produtos para diferentes tipos de cabelo, independentemente da origem racial ou étnica dos consumidores. Assim, surgiram produtos co-wash, normalmente indicados para cacheados e texturizados; diferentes produtos para diferentes tipos de cachos etc. As empresas produtoras de ingredientes para as formulações também estão atentas às demandas do mercado, buscando expandir sua experiência em “cabelo texturizado”, um termo amplo que capta melhor o amplo espectro de tipos de cabelo que o termo “cabelo étnico”.
Embora os cuidados com os cabelos tenham dominado a inovação em beleza voltada para consumidores multiculturais, os profissionais e a indústria de beleza devem estar atentos a como atender melhor os consumidores negros em outras categorias de produtos. Os produtos de maquiagem há muito têm visto a demanda por gamas mais inclusivas para combinar com todos os tons de pele.