Para que serve o capital de giro?
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
O capital de giro é capaz de sustentar a organização no seu âmbito financeiro. Dessa maneira, é necessário ter um capital inicial, pois ele não é utilizado somente na estrutura e no pessoal, mas também na reserva de caixa necessária para começar a trabalhar.
Ao decidir empreender, é preciso saber que é necessário investir primeiro para conseguir ter lucro depois. Contudo, isso só é possível se houver verba disponível para pagar as despesas da empresa enquanto não entra o dinheiro das vendas. Sendo assim, o capital de giro permite a realização de vendas a prazo, por exemplo.
Isso porque o estabelecimento terá uma reserva suficiente. Logo, conseguirá sustentar um déficit temporário de dinheiro. Ao permitir vendas com prazo ampliado de pagamento, elas acabam aumentando com o tempo. Além disso, com dinheiro em caixa, é mais simples aproveitar a sazonalidade para comprar os produtos com preços mais reduzidos dos fornecedores e, assim, compensar o valor com as compras dos clientes.
Dessa maneira, o capital de giro serve para dar continuidade nas operações da instituição. Sem ele, o negócio pode deixar de aproveitar boas oportunidades. Por isso, é fundamental saber quanto a empresa precisa ter em caixa para deixar as reservas financeiras em equilíbrio, conseguindo também aproveitar as oportunidades que as datas sazonais oferecem para o seu nicho de negócio.
Agora, vamos entender como você consegue calcular o capital de giro necessário para a sua operação.