Para que serve os barris de cachaça?
Barris de cachaça são usados para armazenar e envelhecer o destilado.
A cachaça é um tipo de licor feito no Brasil à base de cana-de-açúcar que normalmente é envelhecido em barris. Ela pode ser feita a partir de caldo de cana fresco, de uma mistura fermentada e destilada de caldo de cana fresco e melaço, ou apenas do melaço fermentado.
Os barris de cachaça são tipicamente feitos de madeira que anteriormente era usada para envelhecer outras bebidas, como uísque bourbon ou vinho xerez. Dependendo do tipo de madeira usada para o barril, ela dará diferentes sabores ao licor dentro.
O que é blend?
Essa é uma palavra que traduzida para o português significa mistura. Essa faz menção a mistura das cachaças que permite criar combinações e produzir produtos exclusivos.
Essa combinação deve ser feita de forma estratégia, de forma que é preciso saber quanto de cada uma das cachaças você tem em seu estoque, para que na hora de colocar em prática, não ocorram erros e as quantidades estipuladas anteriormente possam ser produzidas.
Qual a importância do envelhecimento?
Por meio do processo de envelhecimento é possível criar cachaças e bebidas totalmente únicas e diferenciadas, já que a cachaça tem mais de 30 variedades de madeira para serem trabalhadas no processo de envelhecimento.
Logo, muitas misturas podem ser criadas e, por meio dessas combinações, é possível criar uma percepção de valor do produto muito maior.
Além disso, com esse processo é possível aprimorar o sabor da bebida.
Quais os tipos de barris para cachaça?
Existem variados tipos de madeira que podem ser utilizados no processo de envelhecimento da cachaça, onde cada um desses pode passar um aroma diferente e tornar a cachaça com características únicas.
Algumas madeiras podem até mesmo passar os aromas e sabores mais rapidamente que outras.
Freijó
Esse tipo de madeira é considerado neutra e transfere pouca cor, aroma e sabor para a cachaça. Logo, ela preserva as propriedades da cachaça branca, ao mesmo tempo em que é envelhecida e tem como característica ser mais aveludada e adocicada.
Amendoim
Também é uma madeira neutra que transfere pouca cor e aroma, mas é possível sentir uma coisa mais frutada e um toque de especiarias e frutas secas.
Jequitibá
O jequitibá é um meio termo entre as madeiras neutras e tradicionais. É mais amarelada e possui um aroma herbal e agradável, mais picante e de especiarias.
Jatobá
É uma das madeiras menos exploradas na produção de cachaça. É uma cachaça herbal e adocicada, sendo uma mistura de madeiras e bem interessante.
Castanha do Pará
É uma madeira que torna a cachaça com um tom amarelo palha, é doce e tem notas de castanha e amêndoas.
Sendo assim, essa tem vários aromas e é bem complexa.
Bálsamo
Essa madeira é muito utilizada em cachaças de salinas, é mais escura, com especiarias e passa um pouco de acidez no aroma.
Amburana
Essa é doce e apresenta uma coloração parecida com o caramelo.
Carvalho
Essa é a madeira mais tradicional quando se fala de cachaça. Ela passa um aroma da doçura de baunilha e coco, possui um sabor suave e coloração dourada.
O envelhecimento em carvalho europeu confere aromas e sabores intensos característicos de amêndoas, madeira tostada e taninos.
Onde encontrar barris de cachaça?
As pessoas interessadas em comprar barris de cachaça devem procurar o melhor lugar onde possam encontrá-los. Isso pode incluir lojas que vendem bebidas alcoólicas ou vinhos, lojas especializadas que se concentram nesses tipos de produtos, bem como lojas especializadas em itens para churrasco.