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Como aumentar as vendas online – Confira 7 dicas essenciais

Como aumentar as vendas online – Confira 7 dicas essenciais

Com o avanço da tecnologia, a internet se tornou um grande atrativo para fazer
negócios. Uma das vantagens de vender pela internet é que você consegue atrair clientes de diferentes lugares e com isso aumentar o seu mercado.

Mas, para que seu negócio dê certo no ambiente virtual, é preciso tomar alguns cuidados para que seus consumidores não troquem o seu serviço por outro que pareça mais atraente.

Nesse artigo nós separamos 7 dicas para que você tenha sucesso nas vendas online, confira:

1. Conheça os produtos que vai vender

Você sabe por que é importante saber quais são os produtos que interessam
para os seus clientes?

Em todo comércio, existem aqueles itens que costumam ter grande procura e outros que não tem tanta saída assim. Saber o que seu cliente procura e o quanto
cada produto movimenta no seu negócio é uma boa estratégia para vender mais
na internet.

Um bom jeito de você calcular e classificar os produtos é partir do Princípio de Pareto, não sabe o que é isso? Nós te explicamos!

Esse princípio parte do pressuposto que 80% do rendimento vem de apenas 20% dos produtos. Para fazer o cálculo é simples, você precisa classificar seus itens em 3 grupos – que aqui vamos chamar de grupos ABC – e então, você
descobrirá quais são os mais rentáveis, confira:

• Grupo A – em menor quantidade, por volta de 20% dos seus produtos.
Esses têm um valor mais alto e são responsáveis por, aproximadamente, 80% do faturamento;

• Grupo B – em quantidade moderada, 30% dos produtos têm um valor médio e são responsáveis por cerca de 15% do faturamento;

• Grupo C – em maior quantidade, 50% dos produtos têm um valor mais baixo e são responsáveis por 5% do faturamento da sua loja.

Aqui o importante é saber que, apesar de os produtos do grupo C terem uma saída maior, eles não dão tanto retorno financeiro. Porém, é importante tê-los no estoque! Lembre-se que, de qualquer forma, ter produtos da classe A é essencial.

2. Faça ofertas para seus clientes

Se um cliente precisa de um serviço, ele estará disposto a pagar seu valor se for convencido de que você entrega o que ele precisa.

Para isso, além de criar uma estratégia de preços, pense na forma que vai planejar suas ofertas: isso inclui como vai comunicar e vender.

Para isso você precisa trabalhar argumentos fortes, uma boa dica é usar depoimentos de clientes sobre a empresa mostrando os resultados que já tiveram.

Para quem está visitando seu site, esse tipo de referência valoriza o serviço que você oferece, isso porque as pessoas investem tempo para pesquisar na internet
e encontrar soluções eficazes para seu negócio.

3. Ofereça brindes ou frete grátis

Esse pode ser um pequeno gasto que você terá, mas são formas de fidelizar o seu cliente.

Isso porque o frete grátis não existe, se o cliente não paga, quem paga esse valor é você, o fornecedor.

No entanto, assim como as ofertas, é importante oferecer o envio gratuito às vezes, assim como dependendo de qual o seu produto, um brinde também pode ser muito bem-visto pelo cliente. Principalmente em épocas de promoções e festas, como, por exemplo: Black Friday, Natal, Dia das Mães etc.

Mas, uma dica aqui é: coloque alguma condição quando for oferecer o frete grátis, um exemplo disso é especificar um valor mínimo.

4. Boa plataforma

Outro ponto importante para vender bem na internet é apostar em uma boa plataforma.

O site é sua plataforma de vendas na internet então, é necessário que você capriche na hora de criar o seu. Aqui, vou te dar algumas dicas importantes para ter um bom site:

• Escolher um servidor de qualidade;
• Ser visualmente atrativo;
• Ser funcional e intuitivo;
• Atender as experiências dos clientes tanto na versão web como no mobile.

Seguindo essas dicas, você poderá ter um site muito funcional e que atraia o cliente.

Além disso, sempre lembre de caprichar nas fotos demonstrativas do seu produto, essa é a única forma do cliente saber que o que você oferece é o que ele está procurando.

Uma dica extra aqui é fazer fotos nítidas e de preferência em um fundo neutro, melhor ainda se for branco.

5. Criar boas descrições

Essa é uma dica importante, quando se trata de venda pela internet, você precisa ter em mente que o primeiro contato do seu cliente com o produto será apenas após o recebimento do item.

Por isso, investir em uma boa descrição do produto é algo essencial. Essas devem ser completas, contendo o máximo de informações possíveis sobre o que você está vendendo.

Um bom jeito de descrever bem o seu produto é usando técnicas de storytelling para criar histórias que se conectam com o seu cliente e suas necessidades.

Esse tipo de técnica pode ser aplicado em seu site, mas também em posts do seu blog ou de redes sociais.

Caso seja possível, é bom investir em um bom time de marketing, com pessoas que tenham experiência em comunicar objetivamente e com clareza os prós do seu negócio.

6. Bom suporte ao cliente

Ter uma comunicação clara e objetiva com o cliente faz muita diferença na hora do fechamento da venda.

Os clientes gostam de marcas que possuem um suporte e estão disponíveis para responder suas dúvidas, além de apresentarem as informações sobre os produtos.

Além de ter uma boa comunicação é importante diversificar os canais de contato,
já que cada cliente busca o seu negócio, com certeza tem um canal de comunicação de preferência.

Por isso, a comunicação integrada – omnichannel – é tão importante: o primeiro contato do seu cliente pode acontecer pelo WhatsApp ou pelo Instagram, mas ele resolveu finalizar a compra pelo site.

Aqui, é necessário que você oferte uma experiência de comunicação fluída, caso contrário, ele pode desistir da compra.

Para que seu cliente esteja sempre satisfeito, é importante não medir esforços para atender bem, tirar as dúvidas e passar as informações corretas, além de responder com agilidade.

Isso faz com que ele conclua a compra e crie uma relação com sua empresa, afinal, é muito difícil você voltar a comprar de um lugar em que não foi bem atendido.

7. Conheça seu público

Para ter sucesso nas vendas pela internet, um ponto essencial é conhecer bem o seu público. Por isso, realizar uma análise de mercado faz toda a diferença.

Você precisa pensar em toda a experiência digital do seu cliente com a sua marca, para que ele encontre o que procura e crie um bom relacionamento com ela.

No marketing uma estratégia utilizada é a criação de personas que representam o público-alvo.

Com isso, é possível analisar o que o cliente faz, qual o seu comportamento, o que ele gosta e o que não gosta, quais suas preferências.

E o mais importante: para você que quer oferecer um produto, descobrir quais as dores desse cliente.

Sabe por quê? Porque todo consumidor vai em busca de um produto para que seja resolvido um problema.

Um erro muito comum de quem começa a vender na internet, é o de não fazer uma pesquisa e sim imaginar qual é o seu público-alvo. E para ter essa resposta é preciso avaliar dados de forma assertiva.

Aprendeu mais sobre aumentar vendas na internet?

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