A segurança no trabalho é fundamental para o desenvolvimento das empresas e para conceder estabilidade para todos os colaboradores que estão na linha de produção.
Existem diversas ações para promover a segurança no trabalho dentro da indústria, como por exemplo:
- Distribuição de EPI (Equipamentos de proteção individual);
- Manutenção preventiva de equipamentos;
- Substituição de equipamentos;
- Aperfeiçoamento do sistema de automação;
- Entre outros.
De acordo com uma matéria de 2021 que foi publicada pelo Portal G1, aponta que entre os países que compõem o G-20, o Brasil ocupa o segundo lugar em mortalidade por acidentes de trabalho.
Produzimos esse artigo para conscientizar os gestores e mostrar a importância e os benefícios de investir na segurança do trabalho. Gostou da pauta? Então siga conosco e confira nossas dicas.
Diminuição de acidentes
Pode parecer óbvio que a segurança no trabalho significa a diminuição de acidentes. Mas porque isso deve se ressaltar, afinal?
Acidentes podem trazer uma série de problemas para a empresa. Desde a falta de um funcionário na linha de produção, até seu afastamento das atividades para recuperação por tempo indeterminado.
Vale ressaltar que a empresa é totalmente responsável pelo acidente, independente se for ocasionado por algum erro de manuseio.
Isso porque a lei compreende que se uma empresa que produz embalagem plásticas, por exemplo, contratar um funcionário, ela é responsável por todo o processo de treinamento, sistema de segurança, tempo de adaptação e produção, além da manutenção periódica do maquinário que esse funcionário vai utilizar.
Diminuição de ações judiciais por acidentes de trabalho
Como mencionamos há pouco, a lei compreende que a empresa é totalmente responsável pelo profissional que contrata, a partir do momento que ele está dentro de suas dependências e operando seus equipamentos.
Consequentemente muitos profissionais buscam na justiça valores indenizatórios pelos acidentes dentro do ambiente de trabalho.
Isso é um grande problema para as empresas, pois o valor da indenização não é algo estipulado por lei, mas acatado de acordo com a gravidade do caso e se determinado profissional tem ou não condições de continuar exercendo atividades trabalhistas.
Em suma, uma empresa que fabrica Ilhós para Lona, por exemplo, precisa buscar maneiras de aumentar a segurança no trabalho para não passar por problemas semelhantes, pois em suma, isso também aumenta as despesas da empresa, podendo levar a insegurança financeira.
Aumento de produtividade
O aumento da produtividade é certamente um dos principais horizontes para qualquer gestão industrial.
Em suma, realizar a manutenção periódica de maquinários, trajar os trabalhos com os devidos equipamentos de proteção individual, investir em sinalização de segurança entre os setores da indústria e sobretudo fazer um treinamento periódico, vai respaldar o aumento da produtividade.
O setor de automação industrial melhora consideravelmente a velocidade e seu resultado final, quando todos os funcionários estão operando com segurança e sem medo de acontecer acidentes.
Evitar autuações de órgãos reguladores
Por fim, precisamos ressaltar que diversas atividades industriais são fiscalizadas por órgãos governamentais em busca de detectar avarias que aumentam a instabilidade da operação e sobretudo a segurança dos trabalhadores.
Estar em dia com as normas reguladoras é aumentar a segurança do trabalho e evitar que sua empresa seja autuada por órgãos do Estado.
Esperamos que esse artigo tenha elucidado a questão sobre a importância de investir na segurança do trabalho. Se gostou do conteúdo compartilhe e nos siga para outras dicas de gestão industrial e marketing.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.