Administrar um negócio pode impactar significativamente sua vida e a das pessoas ao seu redor. Mas antes que possa dar a partida, precisa aprender como iniciar um negócio.
Decidir isso irá parecer uma perspectiva assustadora se for um ‘marinheiro de primeira viagem’. Felizmente, muitos outros empreendedores o fizeram, e você pode se beneficiar da sabedoria e experiência destes.
Essas etapas já testadas, o ajudarão em tudo, desde encontrar e validar sua ideia lucrativa (seja ela no ramo da culinária ou de automação predial), até descobrir sua estratégia de envio e, finalmente, lançar seu produto ou serviço.
Encontre uma ideia de negócio
O primeiro dos passos é descobrir qual o nicho de atividades que quer ter como negócio. Encontrar ideias para pequenas empresas é uma tarefa que poderá abordar, confiando em tópicos já testados pelo tempo e que funcionaram para outros empreendedores.
Uma das melhores formas de fazê-lo, é explorar o mercado. A trajetória, neste caso, importa mais do que seu estado atual.
Se você deseja que sua empresa vá longe, lembre-se de que não é apenas fundamental entender a demanda de uma categoria nos dias atuais, mas também saber como ela pode evoluir no futuro. Seu produto ou nicho se enquadra em uma moda passageira, tendência, mercado estável ou em crescimento?
Quando se fala em Marketing para indústria, por exemplo, é algo que está em pleno crescimento.
- Modas: isto é algo que cresce em popularidade por um breve período de tempo e desaparece com a mesma rapidez. Uma moda pode ser lucrativa se sua entrada e saída no mercado forem sincronizadas perfeitamente, mas isso pode ser difícil de prever. Para quem ainda não tem experiência, é a receita para o desastre.
- Tendência. Uma tendência é uma direção de longo prazo que o mercado parece estar tomando. Não cresce tão rápido quanto uma moda passageira, por exemplo, mas dura mais tempo e, geralmente, não diminui tão rápido.
- Estabilidade. Um mercado estável é aquele que é imune a solavancos na economia. Não está em declínio nem em crescimento, mas mantém-se por longos períodos de tempo. Este é o caso da Prospecção Industrial, para dar um exemplo prático.
- Crescente. Um mercado em crescimento é aquele que subiu de nível e de procura de uns tempos ára cá e mostra sinais de uma mudança de mercado permanente ou de longo prazo.
Qual é a sua concorrência?
Como é o cenário competitivo para o seu produto? Existem muitos concorrentes? Se houver muitas empresas concorrentes em seu nicho, geralmente é um sinal de que o mercado está bem estabelecido.
Isso é bom para garantir a existência da demanda, mas também exigirá que diferencie o que oferece. Até certo ponto, para atrair a atenção do cliente e aumentar a participação no mercado.
Entenda sua localização, o gosto dos clientes e quanto estão dispostos a gastar, seja semanalmente, mensalmente ou anualmente.
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Este conteúdo foi produzido pela equipe Soluções Industriais.