O significado de ROI é, literalmente, “Return over Investment”, ou “Retorno sobre investimento”, e tem como propósito ser uma métrica financeira baseada na relação entre o dinheiro e o dinheiro em um investimento. É usado frequentemente no marketing para validar os investimentos realizados. Isso inclui tudo que a empresa visa como lucros futuros, treinamentos, campanhas, etc.
Já o marketing de performance é considerado por muitos o marketing do presente. Isso acontece porque, desde o início da pandemia, houve uma necessidade para que os resultados surgissem com mais efetividade em um curto período. Ou seja, ser mais consistentes e manter o negócio vivo.
Por se tratar de uma geração de resultados, é possível confundir e achar que a performance só acontece no fundo do funil. É mais complexo do que isso. Na verdade, é um ecossistema em que mídia de performance e atribuições de “last-click” são composições fundamentais. Mas, para o resultado vir, é preciso que as etapas estejam alinhadas e calibradas. Colocar cifras milionárias para gerar resultado não adianta, já que, sem interesse na sua marca, as pessoas não vão acreditar na comunicação.
É preciso ter muito cuidado com o ROI. Limitar os resultados para tentar melhorar o ROI é só uma parte do problema. Se você direcionar todo o seu esforço apenas em converter a demanda existente, e se essa demanda acabar, não terá para onde correr. Sem abastecer e nutrir esse funil constantemente, os resultados da mídia de performance passam a ser insustentáveis.
Nesse sentido, é preciso realizar um trade-off. Não é uma escolha fácil de fazer; afinal, você irá tirar o pé da otimização de ROI de curto prazo para investir em fortalecimento de marca, de relacionamento com o consumidor e ações que mantenham sempre o funil consistente.
Um dos maiores ativos que o seu negócio tem são os seus clientes que conhecem e confiam na marca. Quanto mais próximo você estiver do consumidor, será possível impulsionar remessa online, aumentar engajamento com seus produtos e serviços e irá melhorar a sua abertura para entender mais sobre novas abordagens.
A performance sustentável só pode acontecer com análise correta dos dados. Um pente-fino vai muito além do analytics dos players de mídia. Só com uma visão integrada é que as otimizações necessárias poderão ser colocadas em prática para impulsionar os resultados.
É importante enfatizar que não há resultado de negócio consistente sem conhecimento de quem é seu cliente e como ele se comporta. Sem compreender a relação dele com a marca, e quais são as tendências culturais que os afetam, não será possível entregar a experiência que ele busca.