A moda no Google em 2021: quais os produtos mais procurados do ano?
“Isso está na moda?” foi uma das perguntas que o Google mais respondeu em 2021, segundo o relatório “Buscas do Ano”, que é como uma retrospectiva dos assuntos e termos que mais despertaram interesse e demonstraram um crescimento na plataforma em termos de moda e tendência.
Entre os itens mais buscados no Google, em 2021, destacam-se os termos: franja, calça skinny, shorts cargo, macacões, botas de cano longo, jaquetas jeans e de couro, calças boca-de-sino, blusas off shoulder e colete. Confira alguns detalhes entre os produtos mais procurados do ano:
Jaqueta de couro
Os modelos de jaqueta de couro são considerados, hoje, como uma peça curinga em qualquer guarda-roupa. Isso porque, trata-se de um item adaptável a uma infinidade de estilos e ocasiões.
No universo da moda desde 1928, a jaqueta de couro foi originalmente criada por Irving Schott, a pedido da marca de motocicletas Harley Davidson. Na época batizada de Perfecto, a peça passou as primeiras décadas entre os motoqueiros, mas em 1950 foi associada à rebeldia juvenil do período pós-Segunda Guerra Mundial, como alternativa aos ternos.
Jaqueta jeans
As atemporais jaquetas jeans disputam com as jaquetas de couro para definir qual delas é mais indispensável no guarda-roupa. No entanto, vale lembrar: a jaqueta jeans veio antes do modelo em couro.
Criada por Levi Strauss, no final do século 19, a peça foi desenvolvida para trabalhadores do campo com a premissa de que eram duráveis e eficientes para proteger os camponeses do frio.
Anos depois, a peça passou a ser adotada também no oeste dos Estados Unidos, o que originou a relação da peça com a estética clássica de faroeste, que até hoje é ligada às jaquetas jeans. Atualmente, elas fazem parte do guarda-roupa de pessoas com estilos totalmente diferentes, e podem ser adquiridas em lojas físicas e virtuais, como a Enjoei.
Calça boca-de-sino
As calças com bocas largas já foram ícones da moda nas décadas de 1970 e 1990 e até hoje é um item com muita história. Marcada pela modelagem mais justa em cima e alagada do joelho para baixo, a calça boca-de-sino tem registros do século 19, quando marinheiros norte-americanos vestiam a peça.
No último ano a procura por calça boca-de-sino cresceu consideravelmente, com a renovação da tendência que derrubaram outro modelo também muito famoso: a calça skinny, por ser objeto de discórdia entre os millenials e seus contemporâneos da geração Z.
A principal diferença entre o modelo boca-de-sino e skinny é que o segundo é uma calça jeans justa na cintura, no quadril, nas pernas e nos tornozelos.