O início da domesticação animal foi um divisor de águas na história. Com essa mentalidade, os humanos poderiam progredir de forma mais constante com a ajuda, produtos e companhia de outras espécies.
Como resultado, podemos argumentar que essas criaturas são essenciais para nossa existência diária, tanto financeira quanto emocionalmente. E há um profissional empenhado em cuidar desses animais: o Veterinário, formado em Medicina Veterinária.
Aliás, a questão emocional é um dos elementos que empurrou o Brasil para o segundo lugar no ranking global das nações com o mercado pet mais forte. A economia é dominada pelo agronegócio, setor em que nosso país é líder global.
Com esses dados, já podemos afirmar que o mercado de trabalho em Medicina Veterinária é enorme e atraente. Mas que tal darmos uma olhada mais aprofundada nisso? Confira algumas das diferentes áreas da prática veterinária abaixo para ver o que essa profissão reserva para você no futuro!
Como está o mercado de trabalho para a medicina veterinária?
Os graduados de um curso de Medicina Veterinária terão, sem dúvida, várias oportunidades ao longo de suas carreiras. Este é um campo em crescimento que está criando mais oportunidades de emprego nos setores público e privado.
A medicina veterinária avançou a tal ponto que esses especialistas podem trabalhar em uma variedade de ambientes. O veterinário tem alta demanda por responsabilidades críticas que incluem, além do cuidado com os animais, a sobrevivência da população.
Com isso, tudo mostra que se trata de uma região com muito espaço para desenvolvimento! Afinal, nosso carinho pelos nossos animais de estimação e nossa preocupação com a qualidade da economia dos produtos de origem animal continuam a crescer.
Quais são os diferentes tipos de atividades disponíveis na área?
Um veterinário pode operar em uma variedade de ambientes! Abaixo estão alguns dos mais importantes para o mercado.
Para animais pequenos, enormes e selvagens, há uma clínica e um consultório.
Sem dúvida, este é o campo mais procurado para veterinários. Implica a busca ativa de terapias clínicas e cirúrgicas para animais domésticos e silvestres, bem como a execução de cirurgias, estratégias e administração de medicamentos.
Como na medicina humana, o médico pode escolher entre uma variedade de especialidades.
Campo da ciência forense
No Brasil, a medicina veterinária forense ainda é um nicho de mercado, mas com muito espaço para se expandir. Este indivíduo será responsável por avaliar cenas de crimes relacionados a animais e também pode estar envolvido na emissão de relatórios e inspeções em empresas relacionadas a animais de estimação.
Inspeção da saúde
O veterinário também desempenha um papel vital na vigilância sanitária, sabia? Esses especialistas conduzem inspeções em uma variedade de ambientes, desde clínicas veterinárias a restaurantes que oferecem produtos de origem animal.
A saúde pública é importante
O veterinário também é fundamental para a saúde pública, que se preocupa com o bem-estar das pessoas. A ênfase aqui está na prevenção de zoonoses e na disseminação do conhecimento sobre os cuidados necessários aos animais para minimizar doenças e preocupações populacionais.
Agronegócio
Uma das especialidades mais conceituadas da Medicina Veterinária. O especialista em agronegócio vai supervisionar a cadeia produtiva de produtos de origem animal como ovos, carnes e leite.
Ele cuidará das necessidades do animal e garantirá que tudo esteja de acordo com a saúde dos indivíduos que utilizarão esses produtos no futuro.
Pesquisa e desenvolvimento de produtos internos
Uma das áreas de atuação do veterinário é a busca por novos fármacos (na Farmácia Veterinária) e métodos que facilitem a vida de animais e pessoas.
Ele também poderá atuar na indústria. A fabricação e o desenvolvimento de rações próprias para a alimentação de vários animais.
Com isso, oferecendo respostas para perguntas como: pode dar peixe para cachorro? Em resposta desenvolver rações com sabor de peixe, é um excelente exemplo.
Quais são os desenvolvimentos mais recentes na medicina veterinária?
A medicina veterinária evoluiu significativamente. O que começou como uma disciplina baseada em muitas “tentativas e erros” e principalmente utilizando os recursos disponíveis na Medicina Humana, evoluiu para uma área rica em invenções e com presença significativa na comunidade científica global.
Os recursos dos veterinários são tecnologicamente avançados e de última geração, permitindo-lhes fornecer cuidados cada vez mais precisos para os animais de estimação. Dentro da clínica e da cirurgia, existem algumas áreas que estão apresentando um grande crescimento:
Oncologia, medicina felina, medicina de animais exóticos e medicina de invertebrados são campos de estudo em oncologia.
Além disso, o movimento em direção ao setor farmacêutico ou industrial não pode ser esquecido. Afinal, a preocupação crescente dos professores com seus cães impulsiona o negócio ano após ano.
Isso exige o desenvolvimento de tratamentos e alimentação adequada para a sobrevivência desses animais.
Finalmente, como já foi dito, a agricultura é uma tendência significativa. A participação nesta seção em medicina veterinária envolve muitas atividades.