Quando falamos em transporte de cargas, a segurança e a eficiência são dois aspectos fundamentais para se levar em consideração.
Afinal, em um processo logístico, é de suma importância prezar pela qualidade no serviço, assim como não colocar em risco a integridade do condutor, dos outros motoristas nas vias e da mercadoria que está sendo transportada.
Entregar mercadorias danificadas ou fora do prazo, por exemplo, são situações que ninguém deseja. E caso aconteçam, o grau de insatisfação com o serviço será alto, e a reputação, a credibilidade e a confiança serão comprometidas.
Por isso, se você quer evitar esses e outros problemas, e saber como realizar um transporte de cargas seguro e eficiente, não deixe de conferir as dicas que separamos a seguir!
Como realizar um transporte de cargas seguro e eficiente
1. Condições (e manutenções) do caminhão
Para levar uma mercadoria do ponto A até o ponto B de maneira segura e eficiente, é necessário ter um caminhão em perfeitas condições. Caso contrário, acidentes, avarias e outros problemas podem acontecer.
Portanto, a primeira dica para realizar um transporte de cargas seguro e eficiente, é verificar, periodicamente, as condições do caminhão e fazer manutenções/reparos para que o veículo possa trafegar normalmente.
É preciso ter um controle rigoroso em relação a esses aspectos.
Imagine se um caminhão está com problemas no motor, nos pneus ou nos freios, por exemplo, e mesmo assim ele está por aí fazendo o transporte de mercadorias? Quantos riscos não se está correndo? Inúmeros, não é verdade?
Então, para não gerar acidentes, danos, prejuízos e situações mais graves em um transporte de cargas, é fundamental sempre monitorar o estado do caminhão e analisar se ele precisa de algum conserto.
Nenhum veículo deve sair para o transporte sem antes passar por uma boa inspeção.
2. Embalagens e tipo de veículo
No transporte de cargas, diferentes tipos de produtos e mercadorias podem ser transportadas.
E devido às suas características (peso, dimensões, fragilidade, etc.), cada uma delas exige um tipo específico de embalagem para que não haja problemas e maiores transtornos depois.
Por isso, a segunda dica que você precisa considerar para realizar um transporte seguro e eficiente, é utilizar embalagens adequadas na hora de transportar uma carga.
Assim, diminuem-se as chances de danos, avarias e estragos acontecerem.
E além de escolher a embalagem adequada, é essencial escolher o veículo adequado também, afinal, existem diferentes tipos de caminhões e cada modelo tem suas características e indicações.
Por exemplo, nem todo caminhão é indicado para levar postes de eucalipto. E caso um veículo inapropriado seja utilizado, pode haver danos à carga, falta de estabilidade durante a condução e acidentes.
3. Gerenciamento de riscos
Mesmo com todo cuidado e atenção, o serviço de transporte de cargas ainda sim possui alguns riscos – principalmente por conta da falta de segurança em muitas pistas, rodovias e estradas, e por conta das condições precárias de muitas vias.
Por isso, antes de se iniciar um transporte de cargas, é fundamental fazer um bom gerenciamento de riscos.
Dessa forma, é possível mapear rotas, evitar regiões/horários mais perigosos e estruturar todo um planejamento para que o transporte seja seguro e eficiente do início ao fim.
Identificar o percurso previamente, é algo de suma importância para diminuir/evitar diversos riscos.
4. Rastreamento
Pegando gancho com o item anterior, o Brasil é um país que possui altos índices de assaltos e roubos de cargas.
Por isso, além de investir em gerenciamento de riscos, é essencial contar com um sistema de rastreamento também.
Assim, será possível fazer um melhor acompanhamento de todo o trajeto.
E o bom é que hoje em dia, graças às tecnologias, existem diversos softwares disponíveis no mercado que fazem esse monitoramento de maneira simples e fácil.
5. Motoristas
Apesar dos inúmeros avanços tecnológicos nos últimos anos, os transportes de cargas não são feitos por veículos autônomos ou robôs, há pessoas, motoristas que são responsáveis pelo serviço.
E para realizar um transporte seguro e eficiente, além de considerar todas as dicas que foram apresentadas até o momento, é fundamental que os motoristas destinados ao trabalho sejam, de fato, qualificados.
Então, é de suma importância que a escolha dos motoristas seja sempre feita de forma criteriosa, e que eles sejam orientados e passem por treinamentos periodicamente.
Dessa forma, condutores profissionais, responsáveis e conscientes estarão trabalhando para que o processo logístico e as entregas sejam feitas com sucesso.
6. Seguro
Por fim, mas não menos importante, nós não podemos deixar de falar sobre a contratação de um seguro de cargas.
Afinal, mesmo com um ótimo planejamento, problemas e imprevistos ainda podem acontecer durante um transporte – apesar de serem pequenos.
E para não ter maiores transtornos e/ou prejuízos, é de suma importância contratar um bom seguro de cargas.
Dessa forma, haverá muito mais tranquilidade ao realizar o serviço. E caso aconteça alguma adversidade, ninguém ficará na mão, pois no pior dos casos, haverá uma indenização!