O que é conteúdo UGC (conteúdo gerado pelo usuário)?
No marketing digital para empresas, o conteúdo gerado pelo usuário (também conhecido como UGC) se refere ao conteúdo relacionado à sua marca que é criado por alguém que não é um representante oficial da sua empresa.
Pode ser uma atualização de gerenciamento de rede social, uma revisão, um vídeo, um podcast ou vários outros tipos de conteúdo.
Se envolver sua marca, e nenhum de seus funcionários ou afiliados o criou, é conteúdo gerado pelo usuário.
O que torna o conteúdo gerado pelo usuário tão eficaz?
Muitas vezes para comprar um produto ou serviço o consumidor necessita de a opinião de alguém que já comprou o mesmo produto para decidir se vale a pena ou não.
Com as redes sociais ficou muito mais fácil comentar sobre as empresas e seus serviços, e por isso, os consumidores passaram a buscar a opinião de quem já adquiriu o produto que eles estão querendo.
O UGC é uma maneira com que as empresas conseguem uma opinião externa de um cliente comum, e ao compartilhar esse conteúdo os outros clientes podem ganhar mais confiança na empresa.
UGC vale a pena?
É importante observar que o conteúdo gerado pelo usuário pode ir para os dois lados – positivo e negativo.
Embora o UGC dê a todos uma voz sobre sua marca ou produto, as mesmas coisas que o tornam excelente também podem torná-lo perigoso para sua empresa.
Os usuários ou seguidores de sua marca podem compartilhar reclamações, dificuldades de usabilidade ou problemas de suporte online.
Se grande parte desse conteúdo ficar sem resposta, os clientes em potencial poderão ver apenas conteúdo negativo associado à sua marca.
Como uma empresa, você precisa buscar ativamente o UGC e gerenciar sua rede social e presença na internet para responder de forma rápida e eficaz.
Embora nem tudo seja positivo, é importante monitorar sua presença na internet e nas redes sociais a fim de responder com eficácia ou promover o conteúdo que seus clientes estão criando sobre sua marca.
O conteúdo gerado pelo usuário é um excelente valor agregado ao seu negócio, pois aproveita a experiência do cliente para apoiar as suas campanhas de marketing.
Ao capacitar seus usuários a criar conteúdo que ofereça suporte e destaque sua marca ou produto, você cria uma biblioteca de ativos que os clientes em potencial podem descobrir e, por fim, escolher o seu negócio.
Como usar o UGC para sua marca
1.Incentive publicações sobre a marca
Divulgue sua marca nas redes sociais e ao mesmo tempo incentive a publicação de seus clientes sobre os produtos adquiridos.
O principal ponto aqui é criar uma experiência incrível com a marca e estimular os seus clientes a querer postar sobre ela.
Você também pode criar campanhas em volta do UGC, incentivando o uso de uma hashtag específica da marca e também pedindo para que os usuários relatem suas experiências.
Isso tudo pode ser feito como troca por uma recompensa, como um desconto especial ou um conteúdo exclusivo.
- Acompanhe as menções à sua marca
Ao pedir que usem uma hashtag com o UGC ficará muito mais fácil encontrar o conteúdo relacionado a sua marca.
Assim, você saberá quando alguém mencionar a sua marca ou um produto.
- Use o UGC no seu conteúdo
A melhor coisa sobre o conteúdo gerado pelo usuário é que ele pode ser usado pela sua marca para se promover.
Se algum cliente postou uma foto ou fez um elogio a sua marca e produtos, você pode repostar esse conteúdo nos stories do Instagram, por exemplo.
Outra opção é fazer um carrossel com o conteúdo dos clientes sobre a sua marca.
Dessa maneira, você estará mostrando para clientes em potencial que a sua marca é confiável e querida por outros compradores!
- Não deixe de interagir com os usuários
O engajamento nas redes sociais é a parte essencial para o sucesso de uma marca. Não importa qual rede social você esteja usando, a interação com os clientes deve ser regular.
Responda a dúvidas, agradeça comentários, converse e se aproxime do seu público, afinal, você quer que eles tenham uma impressão sobre a sua marca.
Uma maneira eficaz de manter a interação e a criação de conteúdo sempre em dia, é o gerenciamento de redes sociais, uma opção que abrange tudo que há de melhor no marketing digital para empresas!
Conclusão
O UGC pode ser uma ótima opção para o marketing de conteúdo da sua marca, não deixe de incentivar os seguidores a postar opiniões sobre seus produtos. Principalmente as positivas!
Mas mesmo que vez ou outra alguém não tenha gostado de algum produto ou tido algum problema, não deixe de tentar chegar a uma resolução satisfatória.
A maioria das pessoas busca as marcas nas redes sociais e ter muitas opiniões negativas nunca é bom para os negócios!
Portanto, capriche no atendimento ao cliente e engaje com seus seguidores para conseguir crescer no mercado consumidor!
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