Se você tem um site, um dos seus grandes objetivos é atrair clientes para ele, não é verdade? Porém, como fazer isso?
Hoje, com cada vez mais empresas e empreendedores presentes no ambiente online, o nível de concorrência é muito maior do que há alguns anos.
Contudo, não desanime, pois a internet é um enorme mar de possibilidades e há diversas maneiras para você atrair clientes para o seu site!
E no artigo de hoje você irá conferir quais são as principais delas!
Preparado para impulsionar os seus resultados na internet?
Dicas comprovadas para atrair clientes para o seu site
Invista em anúncios
Se você está começando a se aventurar no mundo digital e/ou se o seu site foi criado há pouco tempo, a primeira ação que você deve considerar para atrair clientes é investir em anúncios.
Isso porque, ao investir nesse tipo de estratégia, a sua empresa e claro, o seu site, irá aparecer para diversos clientes em potencial na internet.
E para que isso aconteça, você pode utilizar ferramentas como o Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads.
Porém, basicamente, o funcionamento é igual em todas. Você acessa a plataforma, cria os seus anúncios, define quanto irá pagar (e claro, paga), e depois eles começam a ser veiculados.
Os seus anúncios podem aparecer no Google, em sites, em blogs, em vídeos no YouTube e até em aplicativos. Tudo vai depender da plataforma e do formato escolhidos, além do orçamento disponível.
Agora, para ter resultados de fato, você precisa configurar bem os seus anúncios. Você precisa utilizar uma comunicação adequada, palavras-chave e segmentá-los, pois caso contrário, você poderá desperdiçar dinheiro – o que, claro, ninguém quer.
Invista em SEO
Quando você quer comprar um produto ou contratar um serviço, por exemplo, você costuma fazer pesquisas no Google, certo? E você normalmente costuma acessar os primeiros resultados que aparecem, não é verdade?
Pois então, o SEO é uma estratégia de marketing digital que está ligada a pesquisa orgânica do Google, isto é, a resultados não pagos (ao contrário dos anúncios).
E basicamente, o SEO consiste em conjunto de ações, estratégias e otimizações que fazem com que o seu site apareça na primeira página do Google para diversos tipos de busca.
As páginas e os conteúdos do seu site, precisam ter termos e palavras-chave que o seu público digita para encontrar o seu produto e/ou serviço.
Faça um teste agora: abra uma outra janela em seu navegador, digite uma palavra-chave ou um termo que esteja relacionado ao que você vende e dê um “enter”.
Na primeira página, nos primeiros resultados, você verá que irão aparecer alguns resultados pagos (identificados como “anúncios”) e resultados orgânicos, que estão relacionados ao SEO.
O seu site apareceu em algum dos resultados? Se não, é sinal que os seus concorrentes estão investindo em SEO e você não…
Ok, e quais seriam então as vantagens do SEO?
- Primeiro, você não precisa pagar para estar na primeira página do Google de maneira orgânica;
- Segundo, o seu site terá muito mais visibilidade e acessos;
- E terceiro, o seu site (e a sua empresa) terão muito mais credibilidade, pois o Google não coloca “qualquer um” na primeira página.
Agora, vale ressaltar que essa estratégia não gera resultados em poucos dias.
Normalmente, levam-se alguns meses até que um site alcance o topo do Google. Fora que, existem diversas otimizações, análises e ajustes que devem ser feitos em seu site para que ele atenda aos critérios do Google.
Então, é de suma importância que se você for investir nessa estratégia, você tenha em mente todos esses pontos.
E caso você possa contratar o serviço de uma consultoria SEO, por exemplo, ótimo, pois assim você terá o acompanhamento e o auxílio de profissionais.
Divulgue o seu site nas redes sociais
Se você tem um negócio, você não deve se limitar a apenas um canal na internet. Então, além de ter um site, é de suma importância que você esteja também nas redes sociais – pelo menos nas principais, Facebook e Instagram.
E ao estar nas redes sociais, além de desenvolver posts e ações específicas para elas, você pode (e deve), divulgar o seu site também.
Você pode, por exemplo, colocar o link do seu site nas bios das redes sociais, você pode criar um post e na legenda colocar “para saber mais acesse o site”, e assim por diante.
Dessa forma, as pessoas que acessam as suas redes sociais, começarão a acessar o seu site também.
Trabalhe muito bem o marketing de conteúdo
Se você quer ter resultados com suas ações e estratégias na internet, é fundamental que você trabalhe muito bem o marketing de conteúdo.
Afinal, o texto, a mensagem que você passar, precisa ser interessante, atrair, engajar e converter quem está lendo e/ou ouvindo.
E isso vale para os anúncios, para o SEO e para as redes sociais.
Se você não produz conteúdos de qualidade, ricos, completos, úteis e que geram valor, porque as pessoas se interessariam em acessar o seu site ou as suas redes sociais, por exemplo?
Você precisa criar conteúdos que ajudem, que sejam interessantes, criativos e que resolvam problemas.
Portanto, se você quer atrair clientes para o seu site e seus outros canais digitais, é de suma importância trabalhar cada conteúdo e informação apresentada.
E para impulsionar essa estratégia, é interessante investir em um blog e/ou em um canal no YouTube.
Isso porque, assim, você terá um outro meio específico para gerar conteúdos e agregar valor para o consumidor – o que contribui inclusive para que você (sua empresa) se posicione como uma autoridade no assunto.
Pense na experiência do cliente
Por fim, mas não menos importante, nós precisamos falar sobre a experiência do cliente.
E sabe por quê? Porque se você começar a atrair clientes para o seu site, mas ele fica devendo em questões de velocidade, identidade visual e organização, por exemplo, a tendência é que os usuários não fiquem muito tempo nele e logo saiam, não fechando nenhum tipo de negócio.
Portanto, além de saber como atrair clientes para o seu site, você precisa também pensar muito bem em como será a experiência deles ao acessar e navegar nele.
O seu site precisa ser rápido, bonito, seguro, bem estruturado e responsivo, isto é, funcionar bem tanto em computadores e notebooks, quanto em tablets e smartphones.
Dessa forma, você conseguirá atrair mais clientes, fidelizar mais consumidores e, claro, gerar mais negócios!