Atualmente, se fala muito sobre criptomoedas e sobre como elas são uma boa opção para as pessoas que desejam começar a investir em ativos financeiros.
Mas, qual é a definição de criptomoedas? As criptomoedas são ativos digitais que podem ser intercambiados por outros tipos de ativos, utilizando a tecnologia blockchain. Saiba mais neste site de criptomoedas.
Nesse sentido, a tecnologia blockchain, que na sua tradução literal significa cadeias de blocos, atua como um protocolo de segurança das operações e transações das criptomoedas.
Além disso, as operações desses ativos digitais estão criptografadas, permitindo manter o anonimato dos usuários das plataformas de criptomoedas.
Como funcionam as criptomoedas?
As criptomoedas podem ser utilizadas da mesma maneira que o dinheiro físico, para pagar serviços, como forma de investimento, entre outros usos.
Ainda assim, para encontrar e comprar uma criptomoeda é preciso localizá-la na internet, devido a sua característica e formato digital, a moeda está representada por códigos em uma rede.
Uma das formas utilizadas pelos usuários para obter criptomoedas é através da mineração, um termo utilizado para referir-se às pessoas que operam as redes de criptomoedas e as comercializam.
Seja como for, as criptomoedas também podem ficar armazenadas em carteiras digitais, portanto quando o usuário ingressa na rede, ele pode ter acesso a elas.
Tipos de criptomoedas
Existem vários tipos de criptomoedas, as principais criptomoedas presentes no mercado são: Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash e Litecoin.
Bitcoin
Essa moeda digital foi desenvolvida em 2008 com o objetivo de substituir a moeda física e também com o intuito de que não houvesse a necessidade de ir até uma agência bancária.
Outra característica do Bitcoin é que utiliza a rede Peer-to-peer, que funciona como um sistema que permite compartilhar tarefas e informações com os usuários pares dessa rede.
Ethereum
Ethereum é uma das maiores criptomoedas de uso global, foi criada em 2015 e se posiciona como uma das carteiras digitais mais diversificadas do mercado.
A Ethereum nasceu com o objetivo de ser um ativo do mercado financeiro, a diferença de outros tipos de criptomoedas a Ethereum possui o código aberto e permite que o usuário tenha acesso a vários instrumentos financeiros como: CFDs, empréstimos e seguros.
Bitcoin Cash
O Bitcoin Cash é uma versão renovada do primeiro Bitcoin, criada em 2017, apesar dos esforços para que seja a versão aperfeiçoada do Bitcoin, o Bitcoin Cash possui um custo mais elevado e apresenta uma demora no processamento da operação.
Litecoin
O Litecoin é uma criptomoeda lançada em 2011 e possui algumas semelhanças com o Bitcoin.
Contudo, o Litecoin é conhecido como uma das criptomoedas que menos tempo levam para processar uma operação e pode ser utilizado para as transações realizadas no dia a dia.
Vantagens de utilizar as criptomoedas
Antes de mais nada, as criptomoedas têm três funções básicas: a primeira é que os usuários possam utilizá-la como meio de troca.
Em seguida está a função de facilitar as transações comerciais e por último utilizá-la como unidade de conta para precificar produtos baseados nessa moeda.
Os principais benefícios das criptomoedas são:
- Ter autonomia para escolher qual método de pagamento deseja utilizar.
- Taxas baixas no processamento das moedas digitais.
- Segurança nas operações.
Por outro lado, como qualquer operação comercial e principalmente por ser um método novo, podem apresentar riscos e um deles é a volatilidade dos preços da moeda devido à sobrevalorização do ativo.
Investir nas criptomoedas
Uma das maneiras utilizadas pelos investidores para comprar e operar ativos digitais é por meio do acesso de plataformas trading.
Essa é uma alternativa muito útil para aquelas pessoas que têm pouco conhecimento sobre investimentos e também para as mais experientes.
Em suma, nestas plataformas comumente são encontradas informações e assessoria sobre quais são as melhores formas de investir de acordo com o perfil e o objetivo do investidor.