O SEO está no centro da estratégia de marketing de qualquer bom site. Mas você sabe o que é o tráfego de pesquisa orgânica e por que ele é importante?
Quer fazer seu site crescer e envolver o seu público-alvo? Quer atrair mais clientes e vendas? Nesse caso, um bom SEO é obrigatório! SEO é a sigla para Otimização de Mecanismo de Busca. Em suma, seu objetivo é direcionar tráfego para seu site e aumentar sua presença online.
Ao contrário da publicidade paga por clique, o SEO não exige que você pague pelo tráfego. É tudo uma questão de otimizar suas páginas para leitores e mecanismos de pesquisa. Contudo, os resultados não vêm da noite para o dia, mas eles são duradouros.
A pesquisa orgânica é responsável por cerca de 51% de todo o tráfego. Por outro lado, a pesquisa paga, em comparação, representa apenas 10% do tráfego. Então, se o seu site estiver bem otimizado, os clientes o encontrarão facilmente nos resultados de pesquisa.
Para entender melhor, veja a seguir o que é o tráfego de pesquisa orgânica e por que ele é importante.
O que é o tráfego de pesquisa orgânica?
Quando os usuários da Internet procuram produtos ou informações online, eles têm duas opções. Eles podem acessar os primeiros sites listados nos resultados de pesquisa ou clicar em anúncios pagos.
Os sites listados na primeira página dos resultados da pesquisa recebem a maior parte do tráfego. Se você prestar atenção pode notar que eles incluem os termos usados em sua pesquisa. Além disso, o conteúdo é relevante e direto ao ponto.
Digamos que você esteja procurando um novo smartphone. Provavelmente, você usará termos como “melhores celulares”, “celulares baratos” ou “celulares do ano”. Os primeiros sites que aparecem no Google redirecionam os usuários para lojas online populares, como a Amazon, por exemplo.
Se você acessar a terceira ou quarta página, encontrará lojas menores e sites com muitos pop-ups e estrutura deficiente. Portanto, faz sentido comprar nos sites listados primeiro nos resultados da pesquisa.
Com efeito, um site que fornece conteúdo de qualidade naturalmente terá uma classificação mais elevada do que uma página com conteúdo mal escrito. Além do conteúdo, existem outros fatores que influenciam sua classificação. Isso inclui navegação no site, palavras-chave adequadas, velocidade de carregamento e muito mais.
Para obter tráfego de pesquisa orgânica, é necessário considerar todos esses fatores. Conteúdo de qualidade, por exemplo, não pode compensar os danos causados por excesso de anúncios ou layout ruim.
Quais são os fatores de classificação do Google mais importantes e mais importantes?
SEO tem tudo a ver com otimizar suas páginas e conteúdo para os motores de busca. Isso resultará em mais tráfego, vendas e reconhecimento da marca.
Como proprietário de uma empresa, é sua responsabilidade direcionar os clientes ao seu site. Desse modo, você precisa criar links de qualidade, remover elementos que tornam o site confuso e buscar seu uma autoridade no seu nicho.
Conteúdo e links de qualidade são os principais fatores com base nos quais o Google classifica seu site para tráfego de pesquisa orgânica. De acordo com um estudo da Moz, o conteúdo de formato longo recebe mais links e compartilhamentos do que as postagens mais curtas. Idealmente, seus artigos devem ter pelo menos 1.000 palavras.
Além disso, o Google usa mais de 200 fatores de classificação para determinar quais sites oferecem o maior valor, entre eles: idade e histórico do domínio, densidade de palavras-chave, qualidade e comprimento do conteúdo, velocidade de carregamento da página, otimização de imagem, qualidade e relevância do link, tags canônicas, responsividade, arquitetura do site, número de links externos e links afiliados, comprimento do URL, layout amigável e muito mais.
Por exemplo, sites que possuem certificados SSL são considerados mais confiáveis. O mesmo vale para aqueles com nomes de domínio mais antigos e muitos compartilhamentos sociais.
Outros aspectos a considerar
De acordo com o suporte do Google, seu site deve fornecer conteúdo original e de qualidade para ter uma boa classificação nos resultados de pesquisa. Em contrapartida, sites com muitos links quebrados e postagens duplicadas costumam ser penalizados pelos mecanismos de pesquisa.
Outro fator a considerar é a responsividade do seu site, ou seja, as páginas da web que não são otimizadas para dispositivos móveis podem não ter uma classificação tão alta.
Hoje, cada vez mais pessoas navegam na internet a partir de seus smartphones ou tablets. Qualquer um deles é um cliente potencial. Portanto, é vital otimizar seu site para dispositivos móveis.
Isso levará a um aumento do tráfego de pesquisa orgânica e mais receita. Além disso, aumentará sua exposição online e fortalecerá sua marca.
Por que você deve usar o SEO em vez de pagar pelo tráfego?
-
Resultados duradouros
Em suma, o tráfego de pesquisa orgânica tem inúmeras vantagens. Em primeiro lugar, é duradouro. Com o pagamento por clique (PPC), você só obterá tráfego rápido, mas os números cairão assim que você parar de pagar pelos anúncios. O SEO, por outro lado, tem um impacto duradouro nas estatísticas de tráfego.
-
Custo-benefício
Em segundo lugar, o tráfego de pesquisa orgânica envolve custos mais baixos. Você mesmo pode otimizar suas páginas ou contratar uma agência especialista. De qualquer forma, é mais barato do que PPC.
-
Maior autoridade
Em terceiro lugar, os sites que atraem tráfego orgânico são percebidos como tendo mais autoridade. Suas páginas oferecem conteúdo de qualidade e têm uma estrutura clara que os usuários podem seguir facilmente.
No longo prazo, o tráfego de pesquisa orgânica pode aumentar sua presença online e gerar vendas massivas. Ademais, ele oferece um alto retorno sobre o investimento e reflete positivamente em sua marca.
-
Melhor experiência ao usuário
Além disso, sites bem otimizados oferecem uma melhor experiência ao usuário. Eles são fáceis de navegar e contêm palavras-chave relevantes, que ajudam a manter os clientes envolvidos. Aliás, um bom SEO coloca seus produtos ou serviços diretamente na frente dos compradores.
-
Aumenta a credibilidade
Comparado aos canais de marketing tradicionais, o SEO é mais acessível e eficaz. Ele permite que você segmente seu público-alvo e construa uma marca poderosa, bem como aumenta a sua credibilidade e reputação online.
Então, se você deseja aumentar as vendas ou se estabelecer como líder do seu setor, SEO e tráfego de pesquisa orgânica podem transformar seu desejo em realidade; pois é uma forma comprovada de atrair leads e transformá-los em clientes.