Onde você vai estar daqui 5 anos? E daqui 20 anos? É difícil precisar o que vai acontecer no futuro. Mas muitas pessoas tentam se planejar para chegar lá com uma situação melhor do que a que vive hoje.
Seja mudar de emprego, de cidade ou de relacionamento pensar no meu futuro, várias atitudes que você toma hoje vão impactar sua vida lá na frente. E com investimentos também acontece assim. Começar um investimento de longo prazo hoje pode te proporcionar bons frutos e um futuro mais tranquilo.
Quer saber como funciona esse tipo de investimento? Confira no 12º artigo da série: Como começar a investir na Bolsa.
O que é investimento de longo prazo?
A definição de longo prazo pode mudar bastante de acordo com o seu perfil de risco e a sua estratégia. Além disso, você tem que ajustar sua visão de longo prazo a partir do momento que toma a recomendação de um analista.
Portanto, não se apegue tanto às definições de que o longo prazo é mais do que 1 ano ou mais do que 20 anos. Segundo a Analista de Investimentos da Toro, Paloma Brum, “o longo prazo implica muito mais na gestão da sua carteira ao longo de anos do que propriamente pensar em números específicos de tempo. Afinal, você pode incluir o papel na sua carteira pensando em longo prazo como um ano, mas pode ser que ele entregue um desempenho extraordinário dentro do próximo mês”.
Já para quem segue a estratégia do Buy&Hold (comprar e manter), o conceito de longo prazo começa quando você adquire a primeira ação e a leva para a praticamente a vida toda, se tornando um verdadeiro sócio da empresa. Daí, sua carteira pode ir se ajustando ao longo do tempo, conforme seu perfil, aprendizado e gestão de portfólio.
Como falamos, quem investe com esse prazo maior está pensando em construir uma boa base para o seu futuro. Dessa forma, fazer um investimento de longo prazo vem junto de um propósito de conquistar, aumentar e proteger seu patrimônio.
Essa ideia também vale para quem está pensando na aposentadoria e em como não depender apenas da previdência social, paga pelo INSS. Ou então para quem está pensando em ter filhos e já quer fazer um pé de meia para que eles possam estudar em boas escolas.
Mas nem só de muitos anos vive um investimento de longo prazo. Você também pode investir dessa forma pensando na viagem dos sonhos para o outro lado do mundo que você deseja fazer daqui a 6 meses.
Viu só como existem várias possibilidades do que fazer? O mais importante é entender que, assim como os objetivos são variados, as opções de investimento também são. Pensou que a Poupança é a única alternativa? Nada disso.
Existem investimentos disponíveis no mercado que podem valorizar seu dinheiro no longo prazo, sem abrir mão totalmente da segurança.
E não pense que é só na renda fixa que é possível investir com prazos maiores. Na Bolsa de Valores também dá para fazer investimentos de longo prazo e ter resultados melhores que a caderneta.
Nessa horas é que percebemos a importância de ter conhecimento sobre o mercado. Porque só sabendo mais sobre o tema é que você pode fazer as melhores escolhas de como aplicar seu dinheiro, pensando nos resultados positivos lá na frente. Veja um vídeo abaixo para entender melhor sobre carteiras de investimentos:
Por que investir no longo prazo vale a pena?
É bem óbvio falar que realizar um investimento de longo prazo pode ser uma ótima ideia. Mas você sabe dizer por que tantas pessoas escolhem investir dessa forma? Bem, a primeira ideia nós já conversamos ali em cima.
Investir em prazos maiores tem a ver com realizar sonhos. Sabemos que nem todo mundo nasce em berço de ouro e, portanto, fazer uma viagem internacional, estudar em uma faculdade conceituada ou comprar uma casa grande com quintal, não é algo que se faz da noite para o dia.
A grande maioria de nós precisa trabalhar bastante, se planejar e fazer um bom controle financeiro para conseguir pagar todas as contas e ainda reservar parte do salário para investir nesses sonhos. Por ser um esforço que dura certo tempo e exige disciplina, muitas pessoas chegam a desistir.