A segurança do trabalho é um tema que deve estar entre as principais preocupações do setor industrial, uma vez que o ambiente de fabricação é cercado por equipamentos, estruturas metálicas, produtos tóxicos, vasos de pressão, entre outros elementos que são manuseados e transportados durante as operações e que podem gerar acidentes graves envolvendo os trabalhadores e gerar doenças.
Além disso, o segmento conta com normas regulamentadoras referentes à segurança dos operadores que precisam ser seguidas para evitar penalizações, como multas por exemplo. Portanto, a sua importância é elevada para os negócios.
O que é segurança do trabalho?
A segurança do trabalho é uma associação de medidas que visam reduzir doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. Essas ações contemplam locais como o chão de fábrica de uma indústria de placa de energia solar, por exemplo, à áreas administrativas e de logística.
Ou seja, todos os ambientes precisam contar com medidas preventivas para proteger o trabalhador de situações que podem gerar risco a sua integridade física.
Conheça as principais normas regulamentadoras
Como citamos no início do texto, para o setor industrial, existem normas regulamentadoras, que precisam ser seguidas com rigor, já que podem acontecer penalizações que prejudicam a imagem e culminam em custos altos para a empresa. Entre as principais estão:
- Atividades e operações insalubres (NR 15);
- Equipamentos de Proteção Individual – EPI (NR -06);
- Trabalho em altura (NR – 35).
- Segurança e saúde no trabalho em espaço confinados (NR 33);
- Caldeiras, vasos de pressão e tubulações (NR -13);
- Instalações e serviços em eletricidade (NR – 10);
- CIPA (NR 5).
- Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais (NR -11)
De acordo com cada atividade, a indústria deve estar atenta às orientações e determinações das NRs.
Dicas para elevar a segurança no ambiente industrial
Além de seguir rigorosamente às normas, há outras ações que podem ser tomadas para minimizar os riscos de acidentes, como a realização de treinamentos de prevenção constantes com os operadores.
Outra medida eficiente é investir em equipamentos que facilitem e deem mais segurança no transporte de produtos. Por exemplo, se a empresa é fabricante de forno elétrico de embutir, que é um aparelho pesado, inserir meios de transporte automatizados, que evitam a necessidade de transporte manual por carrinhos, reduz doenças e problemas relacionados ao transporte e manuseio frequente de materiais de peso elevado.
Identificar os riscos é também um fator decisivo no aumento da segurança. Para isso, é importante realizar um mapeamento preciso e profundo de todas as áreas. Desta forma, há mais facilidade de aplicar medidas que realmente sejam eficientes.
Benefícios de cuidar da segurança do trabalho
Cuidar da segurança dos trabalhadores traz muitas vantagens para as indústrias, como o aumento da produtividade. Ao gerar bem-estar e confiabilidade ao ambiente, as equipes atuam com mais tranquilidade.
Ao investir na segurança do trabalho, as empresas também reduzem custos derivados de afastamentos. Outro benefício, é a valorização da organização no mercado, o que ajuda e muito na retenção de talentos.
Por fim, ter um ambiente seguro, auxilia na preservação das instalações e ajuda na melhora da organização dos locais como um todo.
Gostou do conteúdo? Faça com que ele chegue a mais pessoas, compartilhe.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.