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Jurandir Rabelo
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Análise de mercado para coworking

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Olá,

Quero montar um coworking aqui na região do acesso norte em Salvador. Essa área atinge o Aeroporto, Lauro de Freitas, Villas do Atlântico, com alguns centros comerciais e shoppings.

Como realizo essa pesquisa de mercado?

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2 Respostas

  1. Olá Jurandir.

    Tudo o que você precisa saber sobre pesquisa mercadológica

    Siga o passo a passo para uma pesquisa de mercado eficaz, saiba como definir seu público-alvo e aprenda, ainda, a fazer uma pesquisa para lançamento de produto.

    Todas as decisões relacionadas a novos empreendimentos contém um certo grau de incerteza: tanto das informações em que estão baseadas, quanto das suas consequências. Por isso, é necessário que exista uma pesquisa de mercado. Mas você sabe o que é essa pesquisa e como ela é feita?

    A pesquisa de mercado tem o objetivo de orientar o empreendedor nas estratégias que serão tomadas. Porém, a informação por si só não leva à decisão nem ao sucesso do negócio: é preciso escolher um curso de ação que ajude a identificar problemas e oportunidades e que indique caminhos que reduzam possíveis riscos.

      5 vantagens da pesquisa mercadológica

    1. Conhecer o perfil do cliente

    É porque ela fornece a caracterização dos clientes nos aspectos quantitativos (potencial do mercado, participação da empresa no mercado, entre outros) e qualitativos (estilo de vida, características comportamentais, hábitos de consumo, escolaridade, renda, entre outros).

    2. Perceber a estratégia dos concorrentes e observar seus pontos fortes e fracos

    Bom, o título já diz tudo!

    3. Analisar os fornecedores e as empresas que fornecem produtos e serviços

    Isso é possível por meio do sistema de vendas e distribuição, políticas de preços e cobrança, qualidade dos produtos e serviços. O objetivo é possibilitar ao empreendedor a avaliação comparativa de seus potenciais fornecedores e, a partir de certos critérios, definir a classificação deles para orientar o processo de compras ou, se for o caso, de terceirização das atividades.

    4. Dimensionar o mercado

    Dessa forma é possível identificar o segmento mais lucrativo, detectar novas tendências, avaliar a performance de seus produtos e serviços, identificar a quantidade ou volume que o mercado é capaz de absorver e a que preços esses produtos poderão ser vendidos.

    5. Definir seu público-alvo

    Ao lançar um produto no mercado, a empresa deve saber quem será o público-alvo. Esse conhecimento é fundamental porque nós sabemos que os produtos existem para, em primeiro lugar, satisfazer às necessidades dos clientes.

    Nesse sentido, realizar uma pesquisa do público-alvo é uma etapa que não deve ser esquecida, pois poderá fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de um novo produto ou até da empresa como um todo.

    • Uma boa pesquisa junto aos consumidores já existentes ou futuros indicará como um produto será recebido, quem se interessará por ele e até que preço o consumidor estará disposto a pagar.
    • Informará, ainda, quais as vantagens que os produtos concorrentes oferecem e seus pontos fracos. Poderá, inclusive, mostrar como o público reagirá, por exemplo, ao nome do produto, à sua embalagem, design, sabor, entre outras características que o distinguem.
    • A recomendação é fazer uso do cadastro de clientes para entendê-los melhor. Esse cadastro deve conter nome, telefones, e-mails, endereço, sexo, profissão, faixa etária e, principalmente, o que compram, por que compram e com qual frequência.
    • A pesquisa de mercado tem como objetivo orientar o empreendedor nas estratégias a serem tomadas.

    Análise de mercado

      7 passos para que a pesquisa de mercado seja eficaz

    1. Defina o objetivo da pesquisa

    O que você quer descobrir com ela? Pode ser para definir a qualidade e a variedade dos produtos, ajustar preços ou dimensionar o tamanho da equipe de vendas, por exemplo.

    2. Estabeleça quem é o público-alvo da pesquisa

    São os fornecedores, os consumidores ou os concorrentes? O público é definido com base no objetivo da pesquisa.

    3. Defina o tamanho da amostra da pesquisa

    Isto é, quantas pessoas deverão respondê-la.

    4. Elabore um roteiro básico de perguntas

    Elas devem ser simples, diretas e imparciais. Também devem ser testadas internamente antes de serem aplicadas aos consumidores e conter todos os aspectos que se deseja detectar.

    5. Elabore o questionário

    Inclua as perguntas já testadas e validadas.

    6. Aplique o questionário

    Apresento-o ao público-alvo da pesquisa, buscando ser isento.

    7. Compile os resultados

    Depois de complidaos, analise as respostas.

    Pesquisa para lançamento de produto

      Pesquisa prévia ao lançamento de um produto

    Antes de iniciar, é preciso estabelecer claramente qual o produto você pretende lançar. Em seguida, desenvolva um protótipo do produto, utilizando profissionais de design de embalagens, entre outros especialistas. Depois, é só seguir os passos da pesquisa mostrados neste texto. O público-alvo é o grupo de possíveis futuros consumidores e suas características, tais como idade, sexo e poder aquisitivo.

      Análise do lançamento

    Durante o processo de lançamento de um novo produto e serviço é importante analisar os dados levantados na pesquisa com imparcialidade. Atente-se também em não buscar opiniões de pessoas envolvidas, tanto profissionalmente quanto na família: eles não possuem o distanciamento necessário para uma análise imparcial. Lembre-se: o que importa é a opinião dos potenciais consumidores.

      Análise de mercado

    O processo de decisão de compra é feito pelos consumidores de acordo com a percepção que eles possuem de um problema. A partir disso, eles se movem em direção à resolução. Essa avaliação vem de um modelo genérico de decisão, que se baseia em cinco passos dados pelo consumidor no ato da compra.

    1. Reconhecimento do problema (necessidade);
    2. Busca pela resolução;
    3. Avaliação das alternativas;
    4. Escolha, opção por uma das alternativas;
    5. Avaliação pós-aquisição.

      Dica

    Cultive o relacionamento depois da compra

    Conversar com o cliente depois da compra é uma grande . Peça uma avaliação da sua compra. Hoje pedir depoimentos e postar é um grande diferencial para novos consumidores. A indicação ainda está em alta.

    Após a venda, você pode fazer pesquisas de satisfação dos clientes, enviando formulários. Podem ser utilizados instrumentos como o Google Forms, Typeform e Survey Monkey.

    Veja como fazer uma pesquisa de mercado para identificar clientes >