Durante a pandemia do novo coronavírus, nos vimos em distanciamento social, onde muitos tiveram que realizar suas atividades remuneradas dentro de casa. Sendo assim, apesar de muitos sonharem trabalhar em sua residência, o home office pode ser um grande desafio para algumas pessoas.
A organização e o foco se tornaram as maiores dificuldades para a maioria dos profissionais em home office. E para saber quais são as melhores práticas para aumentar sua produtividade, continue conosco neste conteúdo!
O pós-pandemia
É muito importante saber como se organizar em home office pois a tendência pós-pandemia é que o trabalho se torne híbrido. Ou seja, o profissional terá de trabalhar presencialmente em alguns dias da semana. Nos demais, deverá realizar suas tarefas em sua casa.
Como se adaptar ao home office
Se você está tendo dificuldade em relação a adaptação em relação ao home office, é preciso tomar alguns cuidados comportamentais e até organizar seu ambiente de trabalho para aumentar seu rendimento. Para isso, confira nossas dicas a seguir!
Conciliando as tarefas
É muito importante conciliar as tarefas do trabalho, da casa e de lazer na sua rotina. Dessa forma, você pode utilizar uma agenda para organizar as atividades diárias. Outra dica é cronometrar o tempo gasto em cada uma das atividades, assim, você poderá dividir corretamente os horários do dia para cada coisa.
Evitando a sobrecarga
Para ficar livre de sobrecarga, estipule um horário específico para as atividades de trabalho e cumpra-o rigorosamente. Além disso, deixe todas as pessoas da casa cientes de qual será seu período de trabalho, evitando interrupções. Assim, você pode focar nas tarefas, como vendas de motor weg 2cv, da melhor maneira possível.
Organizando o ambiente
Seu local de trabalho deve ser tranquilo, organizado e confortável. Sendo assim, o indicado é separar um cômodo da casa para a realização das tarefas profissionais. Para isso, procure móveis corretos, como uma mesa rústica de madeira e uma cadeira de escritório.
Questões emocionais
A saúde mental é um fator muito importante para o bom rendimento das tarefas do home office. Isso porque a situação atual do mundo é muito triste e o distanciamento social gera saudades e angústia. Portanto, é recomendável conversar com um psicólogo durante esse período.
Além disso, para pessoas muito ansiosas, nervosas e hiperativas, existem alguns aplicativos que auxiliam no controle das emoções e da respiração. A partir disso, com os exercícios explicados por eles, será mais fácil controlar as emoções e focar em suas tarefas.
Mantendo o foco
O foco se tornou o maior desafio para muitos! Com a realização de tarefas profissionais em um ambiente que normalmente vemos como descanso e descontração, fica difícil manter a total atenção nas atividades do trabalho.
Pensando nisso, existem algumas práticas que podem auxiliar nesse fator. Uma delas é distanciar-se de objetos que podem te distrair (celular, televisão, caixa de som, etc) e estipular pausas em suas tarefas. Portanto, busque realizar 20 minutos de atividades profissionais e 5 minutos de descanso.
Utilizar um gerenciador de tarefas
Algumas pessoas conseguiram se organizar com o uso de uma plataforma de gestão de atividades. Existem diversas plataformas em diferentes modelos, como Kanban, Gantt, Blocos e Listas, além de outros tipos de plataforma.
Assim, você pode organizar quando irá atualizar suas planilhas, lavar a louça, realizar ligações, pesquisar sobre produtos (como um balcão refrigerado pequeno para quem sonha em abrir um negócio pós-pandemia), passear com o pet e mais!
Agora que você já sabe como melhorar o seu rendimento no home office, chegou a hora de colocar as dicas em prática! Consequentemente, você terá um grande sucesso profissional e uma notável melhora na vida pessoal.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.