Fonte: Imagem do acervo do site Pixabay.
Você já viu aquele quadrado cheio de quadradinhos pretos, presentes em jornais, revistas, na internet, TV ou em propagandas eleitorais?
O QR Code – Quick Response Code ou Código de Resposta Rápida – é a evolução dos códigos de barras, utilizado em todo o mundo e que revolucionou a identificação de produtos a partir dos anos 70.
Apesar de começar a ser usado recentemente, o QR Code foi criado em 1994 pela Denso-Wave (uma empresa do Grupo Toyota), no Japão.
Sua estrutura é de um gráfico 2D que pode ser lido pela maioria dos celulares e tablets disponíveis no mercado, enquanto outros modelos pedem aplicativos específicos para realizar a leitura.
Sua utilidade é bastante recomendada atualmente por levar o consumidor diretamente ao link da página, ao invés de obrigar o cliente a inserir manualmente os links de pesquisa. Quanto mais fácil de navegar é a experiência do usuário, mais oportunidades ele tem de consumir os produtos da empresa.
Antigamente, seu uso era mais comum quando as marcas pretendiam oferecer conteúdo extra aos consumidores, e como formas de acesso disponibilizavam o QR Code em revistas, jornais ou panfletos.
Hoje em dia, é comum assistir comerciais de carros ou propagandas eleitorais que possuam o QR em destaque na tela, para que o usuário aponte o celular para a tela e entre no link desejado.
Aliás, esse é o papel do QR Code. Codificar texto em uma imagem 2D e esperar que os consumidores leiam aquele link via celular e consumam seu conteúdo, de maneira fácil e prática.
De posse de todas essas informações, a EAN Global lhe mostrará as principais dicas para utilizar o QR Code em seus produtos e otimizar seu processo de vendas:
Como criar um QR Code
Existem vários sites onde você pode gerar seu QR Code, desde sites pagos, que darão maior possibilidade de personalização e os que possuem configuração básica gratuita.
Mas atenção: se você criar um QR Code com o link do seu site atual e futuramente seu site mudar de endereço – URL – será necessário criar um código.
Para fazer um QR Code simples, em formato preto e branco, basta colocar o link do endereço no campo de Gerar Código QR. Há diversas funcionalidades que auxiliam a criar QR Codes personalizados, com cores e designs diferentes.
No menu, você pode escolher qual será a funcionalidade do QR Code, direcionando o usuário para um link, e-mail, contato pessoal ou até mesmo fazer login em determinada rede wi-fi.
Como ler um QR Code
Antes de aprender a ler o QR Code, é necessário saber que sua estrutura possui uma quantidade bem grande de informações e que são várias as funcionalidades, desde descobrir dados do produto, contatar a empresa ou entrar em links, esse último sendo o mais famoso entre as opções.
Na verdade, a leitura do QR Code é extremamente simples. Em um primeiro momento, você irá escolher o QR Code disponível no computador, televisão ou impresso, seja em revistas, jornais ou panfletos.
Se a leitura for realizada com Iphone, basta abrir a câmera, posicioná-la em cima do QR Code e, a partir disso, o link para entrar no navegador Safari aparecerá como notificação. Ao tocar no link, o usuário será redirecionado para o site de destino codificado dentro do QR Code.
Já para quem possui Android, dependerá basicamente do dispositivo que você estiver utilizando no momento. Em alguns aparelhos Android mais modernos, o processo de abertura de QR Code é muito similar ao Iphone, o que não acontece nos modelos mais antigos.
Caso o celular Android não tenha a funcionalidade de leitura de QR Code em sua câmera, basta baixar algum aplicativo gratuito na Play Store, autorizar o aparelho para utilizar a funcionalidade, posicioná-la em cima do QR Code e esperar as opções de abertura de link aparecerem.
Dependendo do modelo de link aparecerão opções variadas, então atente-se aos detalhes do app.
Vantagens do QR Code em seu negócio
Dentre todas as vantagens de utilizar o QR Code em seu negócio, podemos citar as principais como fazer uma integração de publicidade impressa, em que suas propagandas impressas como cartões, panfletos e faixas irão conter o QR Code e redirecionarão para o site de sua empresa.
Ao mesmo tempo, é possível utilizar os QR Codes para levar à Landing Pages, local onde poderá capturar mais leads e aumentar a sua lista de E-mail Marketing.
Ainda, podemos utilizar o QR Code como estratégia de venda casada ou cross-selling, técnica que a empresa utiliza para oferecer produtos complementares aos consumidores.
Por último, integrar o cliente às suas redes sociais. Antigamente, a compra terminava no momento que o cliente pagava e retirava seu produto.
Com o avanço das tecnologias e o uso do marketing digital no fortalecimento da marca, ter um bom relacionamento com o cliente faz com que ele se torne seu evangelizador, não apenas consumindo novos produtos da marca, mas sim fazendo propaganda gratuita para pessoas que pretendem consumir produtos no mesmo nicho de atuação.
Benefícios de pagar com QR Code
Na era digital, o atributo mais valorizado é o nosso tempo. Por isso, utilizar o QR Code garante grande praticidade no pagamento de contas, boletos, mercadorias ou serviços, seja de maneira online ou presencial.
A vantagem desse modelo de pagamento é não precisar de carteira física, com dinheiro em espécie ou cartões de crédito. Apenas com o smartphone é possível pagar todas suas obrigações, oferecendo mais comodidade e segurança ao consumidor.
Ao mesmo tempo, a utilização do QR Code oferece muita rapidez aos usuários, principalmente em locais públicos com grandes filas e aglomerações. Restaurantes, cafés, praças de alimentação e cinemas já utilizam esse modelo de sistema em alguns locais do país.
Como dito anteriormente, o pagamento via QR Code traz uma enorme segurança ao consumidor, já que não precisa andar com cartões ou dinheiro, além de ter a oportunidade de centralizar todo seu capital em uma única carteira virtual, dificultando a ações de golpistas e enganadores.
Para realizar a leitura de QR Code, talvez seja necessário utilizar aplicativos específicos, o que dependerá do modelo de seu aparelho.
Pensando em sua comodidade, citarei algumas opções de aplicativos em que poderá usufruir de todos os benefícios:
- Barcode Scanner = Android e BlackBerry;
- Norton Snap = Android e IOS;
- QR Code Reader = Android;
- QR Code = Android;
- TapMedia QR Reader = Android e IOS.
Dessa forma, conseguirá aproveitar todos os benefícios de pagar com QR Code, além de utilizá-lo como integração da marca e publicidade gratuita.