Atrair a atenção de clientes em potencial na web exige planejamento e recursos. O marketing de conteúdo vem para incrementar a imagem das empresas na internet.
Pense no tipo de conteúdo que você gosta de consumir na internet, como textos que tirem dúvidas, tutoriais, palestras e entrevistas.
É possível integrar todos esses formatos à sua estratégia de marketing de conteúdo.
O ponto principal é saber exatamente o que fazer para chamar a atenção do perfil de consumidor que o seu empreendimento busca.
Portanto, prossiga a leitura deste texto para conhecer a definição de marketing de conteúdo e quais são as principais estratégias relacionadas a esse método de divulgação.
Marketing de conteúdo: sua definição
Toda empresa que deseja construir uma boa reputação deve investir na produção e divulgação de conteúdo relevante.
Isso é fundamental para que as pessoas experimentem na prática os benefícios que determinados produtos ou serviços podem proporcionar a elas.
Esses conteúdos podem vir em diversos formatos, tais como:
- Textos;
- Vídeos;
- Posts em redes sociais;
- E-books.
A divulgação e posterior fruição desses conteúdos é uma maneira eficiente de qualificar sua base de clientes e garantir que eles fechem negócio com sua empresa.
Não à toa, essa é uma estratégia clássica de inbound marketing com adeptos nos mais variados ramos profissionais.
Implementando a estratégia do marketing de conteúdo
Trabalhar com essa modalidade de marketing exige um planejamento cuidadoso e profunda integração entre todos os setores da empresa.
Acompanhe os tópicos a seguir para saber detalhes de todas as etapas da implementação.
Definição de objetivos
Saiba com clareza o que você quer alcançar a partir da estratégia. Debata ideias com a equipe de funcionários e garanta que todos concordam com o plano de ação.
Cada objetivo determina um método. Se o objetivo principal é gerar tráfego orgânico para o site, é preciso agir de determinada forma. Se o objetivo é aumentar o número de conversões mensais, as ações precisam ser diferentes.
Essa definição é fundamental para o marketing porque dá um norte para as atitudes dos colaboradores, fazendo com que toda a equipe convirja em torno das mesmas ideias.
Conhecer o público
Essa etapa anda de mãos dadas com a etapa anterior. Conhecer bem o público para quem você se dirige é o primeiro passo para definir o que será feito.
Para tanto, é indicado utilizar o conceito de persona. Trata-se do perfil do cliente ideal da empresa, construído a partir da captação e análise de dados dos consumidores.
O foco é identificar padrões de perfis e comportamentos para ter informações mais concretas a respeito das necessidades de cada um.
A persona inclui dados como hobbies, ambições, sonhos e dificuldades, além de nome, idade e localização.
Um exemplo: a programação de campanhas de anúncio por Twitter Ads usam dados como esses.
Acompanhar o funil de vendas
Cada cliente em potencial (os chamados leads) passa por etapas antes de concretizar uma compra.
Esse conjunto de etapas é denominado funil de vendas.
O ideal é adaptar a produção de conteúdo às etapas em que cada lead se encontra. Se a pessoa está no começo do funil, é indicado investir em conteúdos que apresentem a empresa e o produto ou serviço, por exemplo.
À medida que os leads progridem no funil, o conteúdo precisa ser mais especializado. Isso garante que eles sejam suficientemente qualificados para fazer a decisão de compra.
Selecionar os meios
Como já foi dito em tópicos acima, existe a possibilidade de fazer marketing de conteúdo em diversos formatos e espalhar eles em diferentes plataformas.
Sendo assim, durante a escolha das plataformas leve em consideração o que os seus clientes consomem.
Vá até onde eles estão para assegurar que os maiores interessados no que você tem a oferecer te encontrem.
Também é interessante analisar quais são as tendências na web. O consumo de vídeos cresce muito a cada ano, por exemplo.
Analisar as métricas
Depois de aplicar uma estratégia, mantenha a equipe focada na análise das métricas e dos indicadores de desempenho.
As métricas são os dados disponibilizados por redes sociais e demais plataformas, como curtidas, compartilhamentos e comentários.
Os indicadores de desempenho são informações escolhidas pela empresa para avaliar o impacto de cada estratégia.
Analisar esses dois tipos de dados é fundamental para identificar o que está dando certo e o que está dando errado.
A longo prazo, essa análise auxilia na retenção e na fidelização de clientes.
Portanto, essas são algumas informações importantes para começar a investir em marketing de conteúdo, e aprimorar o posicionamento da sua marca na internet.