Apesar de muito se falar em TI dentro de uma empresa, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é gestão e suporte de TI dentro de uma empresa. Antes de falar sobre gestão e suporte, é importante deixar claro o que é TI. TI, é abreviação para Tecnologia da Informação.
Basicamente, é um conjunto de atividades e soluções que envolvem questões como banco de dados, redes, softwares, hardwares, entre outras coisas. Esse conjunto de tecnologias visa produzir, transmitir, acessar e gerenciar um conjunto de dados e informações úteis para a empresa.
O termo é muito amplo e existem uma gama muito grande de profissionais para dar suporte a toda essa tecnologia da informação que uma empresa precisa. Quanto maior a empresa, mais tecnologia ela precisa e consequentemente mais profissionais da área.
Um profissional que trabalha com o desenvolvimento de sistemas, não é o mesmo que dá suporte à problemas técnicos da internet, por exemplo. Entender como esse setor tão grande funciona, é essencial para que a empresa entenda qual tipo de suporte de TI ela precisa.
Suporte de Ti para empresas, como descobrir a real necessidade da sua empresa
Antes de pensar em contratar um time inteiro de profissionais da área de TI. É essencial pensar nas reais necessidades relacionadas à tecnologia da informação da sua empresa.
Uma das principais questões, é pensar se sua empresa tem um alto tráfego de informações sigilosas e importantes. Se sim, essa é uma das funções do departamento de TI. Logo, sua empresa precisa desse setor, para proteger as informações que precisam ser compartilhadas, sejam em uma rede particular ou não.
Isso evita que a empresa seja atacada por vírus ou spyware, comprometendo todas as informações importantes da empresa.
Aliás, outra questão muito importante que o suporte de TI, pode auxiliar a empresa, é na produtividade. Alguns profissionais da área são conhecidos como programadores ou desenvolvedores de sistemas.
Esses profissionais são capazes de criar ferramentas para otimizar algumas tarefas da empresa. Dessa forma, é possível aumentar a produtividade e consequentemente o lucro! Um exemplo dessas tecnologias é a inteligência artificial, o Big Data, usado para analisar dados e o cloud computing que o serviço de computação na nuvem.
Além de criar todos esses sistemas, o profissional de TI, oferece suporte, caso algum sistema tenha uma falha. Entretanto, o correto é sempre ter um profissional de suporte de TI para realizar a manutenção do sistema, evitando que as falhas surjam.
Entretanto, o suporte de TI, não cuida apenas de questões internas da empresa relacionada a tecnologia. Muitas empresas possuem sites e aplicativos para smartphones, todos criados e mantidos por profissionais da área de TI.
Por fim, muitas empresas precisam criar um sistema interno conhecido como intranet. Esse sistema interliga toda a rede de computadores da empresa. Existem muitas outras coisas, que o Suporte de TI pode fazer por sua empresa. Tudo vai depender das necessidades e do tamanho da sua empresa.
Como ter um suporte de TI para empresas?
Agora que você entendeu o que o suporte de TI pode fazer por sua empresa, é preciso pensar qual é a melhor solução para sua empresa. Geralmente a maior parte das grandes empresas possuem um departamento próprio de TI para manter todos os serviços funcionando.
Porém, sabemos que essa não é uma realidade para a grande maioria das empresas de pequeno e médio porte. Por isso, existem empresas que oferecem suporte de TI para essas empresas.
Aliás, existem dois tipos de suportes oferecidos nesse modelo:
O help desk que é um atendimento de suporte de TI para demandas pontuais, como problemas com a conexão à internet ou problemas específicos de um programa, por exemplo.
Já o suporte service desk é um serviço especializado, oferecido em questões complexas relacionadas à tecnologia da informação. Um exemplo, é a implementação de um sistema de intranet.
Em ambos os casos, é possível que o atendimento seja feito de forma remota. Entretanto, se houver a necessidade, um profissional de suporte vai até sua empresa para resolver o problema apresentado.
Bom agora que falamos sobre suporte de ti, vamos falar um pouco sobre gestão de TI.
O que é a gestão de TI e o que ela pode fazer por sua empresa?
A gestão de TI tem como principal objetivo gerenciar todas as atividades, soluções e recursos computacionais. Visando facilitar a obtenção e o armazenamento das informações de uso constante da empresa.
De um modo simples, a gestão de TI cria projetos de utilização de recursos da tecnologia da informação para melhorar o dia a dia de quem trabalha na empresa. Esses projetos de gestão são destinados principalmente aos profissionais da área de tecnologia da informação para que todos trabalhem dentro do mesmo objetivo.
Quando a empresa tem uma boa gestão de TI consegue encontrar soluções que podem transformar o modo com que a empresa presta um serviço. Elevando a produtividade e principalmente a lucratividade da empresa.
A gestão de TI deve ter os objetivos da empresa claramente definidos. Para que o suporte de TI possa desenvolver os processos adequados para coletar os dados necessários.
Ao contrário do que se imagina a gestão de TI não trabalha apenas com os profissionais de tecnologia da informação. Todos os funcionários da empresa precisam estar alinhados com a gestão de TI.
Então, um exemplo simples que se relaciona grande parte dos funcionários da empresa a gestão de TI, é saber identificar quando um e-mail possui um vírus. A gestão precisa treinar todos os funcionários que acessam o e-mail nos dispositivos da empresa, a identificar tal problema.
Assim, caso um profissional encontre tal problema, pode avisar o suporte de TI para averiguar tal situação e tomar as medidas cabíveis. Evitando que haja um possível roubo de informação ou até uma queda no sistema da empresa. Levando a um prejuízo enorme para a empresa.
Gestão e suporte de TI é para sua empresa!
Dessa forma, podemos concluir que independentemente do tamanho da sua empresa, atualmente ter uma gestão e um suporte de TI se tornaram essenciais. Seja para a segurança das informações da sua empresa ou para o desenvolvimento de tecnologias para aumento da produção ou atendimento ao cliente.