Seja pela falta de empregos formais ou por querer mudar de área e modo de trabalhar, muitas pessoas já pensaram na possibilidade de viver de trabalhos freelancers. Isto é, deixar de lado a tradicional CLT e seguir a carreira de maneira autônoma. Pode parecer arriscado e dar um pouco de receio. No entanto, com planejamento, é possível trabalhar por conta própria e garantir sua renda trabalhando como freela.
Com as mudanças no país e no mundo, os avanços tecnológicos e a transformação no mercado de trabalho, viver de freela tem se tornado uma tendência cada vez maior. Em entrevista ao Correio 24 horas, Wladimir Martins, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos da Bahia (ABRH-BA) é possível viver como freelancer, tendo em vista que muitas atividades foram terceirizadas, possibilitando novas oportunidades ao mercado de freelancers. “Diversas profissões sofrerão com as mudanças no mundo do trabalho e serão substituídas por processos automatizados, portanto, muitos postos serão extintos”.
As áreas de atuação para um freelancer são vastas e trazem muitas possibilidades. De serviços voltados para o marketing até o universo gastronômico há oportunidades para os autônomos. “Existem os freelas que produzem jantares específicos; os do mundo digital, que melhoram seu posicionamento nas redes sociais; os da escrita, que produzem textos para as redes sociais, entre tantos possíveis”, explica Martins.
A dúvida é: como começar a viver só de freela?
Neste ponto, disciplina é a chave para o sucesso! Embora tenham vontade de trabalhar como freelancers, as pessoas podem se prender aos empregos fixos pela carteira assinada, seguro desemprego, férias remuneradas. Ou seja, benefícios que trazem maior segurança. Contudo, se você se planejar desde o início, pode suprir todos esses aspectos.
Para isso, é de extrema importância definir metas. Isto é, nortear todo o seu processo de trabalho — seja estabelecendo quais serviços vai prestar, os valores cobrados, criando portfólio e mantendo suas redes profissionais atualizadas.
Contar com a Internet é o ideal nesse momento. Atualmente, existem diversas maneiras de mostrar seus serviços online. Seja criando um perfil voltado para seu trabalho nas redes sociais e até mesmo se cadastrando em plataformas de freelancers, como o FreelaWeb, que contribuem para conectar profissionais e contratantes de maneira fácil e rápida, sem burocracias.
Com os serviços chegando até você, é importante criar uma rotina de trabalho. Embora o trabalho freelancer seja flexível, o recomendado é separar o momento de lazer e descanso das horas de trabalho.
Uma boa opção para começar é o Freela web
Redação: Alice Bachiega