Segundo o Correio Braziliense, ” artesanato é um setor com grande capacidade de geração de emprego e renda”
Acredite, trabalhar com artesanato, além de ser uma ocupação estimulante e divertida, também pode ser bastante lucrativa.
E se você ainda não sabe como ser artesã, mas está em busca de aprender, existem diversos trabalhos manuais que podem ser ótimas fontes de renda.
Visite nosso site http://www.mulherciente.com e conheça diversas maneiras de trabalhar com artesanato.
Neste post eu vou falar sobre algumas dicas importantes que você deve saber antes de escolher qual a melhor opção de artesanato para ganhar dinheiro.
Curso de Sabonetes Artesanais
O trabalho de uma artesã é uma atividade fácil de ser conciliada com outras atividades, pois, você pode trabalhar apenas nas horas livres, mas também pode ser um trabalho em tempo integral.
Tudo depende da sua dedicação e tempo. Aqui vão as 6 dicas de como trabalhar com artesanato e ganhar dinheiro.
Dicas de como ser uma artesã de sucesso
1- Saiba o que você gosta de fazer
Antes de começar a trabalhar com artesanato e ganhar dinheiro, descubra que tipo de atividade você gosta de fazer.
Se é pintar, bordar, esculpir, o que quer que seja, deve ser uma atividade que te agrada, porque o artesanato demanda tempo, e mesmo que te traga um retorno financeiro, é preciso gostar do que faz.
2- Estude os materiais necessários
Os tipos de artesanato para ganhar dinheiro são muito variados, e para executar precisam de materiais. Portanto, antes de começar um negócio e ser artesã, saiba que tipos de materiais você vai precisar para desenvolver seus trabalhos.
È necessário saber se estes materiais são de fácil acesso para você.
Também é preciso ter em mente qual o custo que terá para iniciar suas peças. Faça cotações e pesquise.
3 – Organize seus ganhos
A grande maioria dos empreendimentos exige um investimento inicial. No caso de uma artesã não é muito diferente. Principalmente se você precisar de materiais caros para produzir seus produtos.
Uma etapa muito importante é saber organizar suas finanças.
Se você possui o investimento de cara, ótimo, porem caso não tenha este investimento uma opção é poupar durante um tempo, para só depois comprar o que você precisa para iniciar.
Além do investimento, é preciso ter organização com o que se ganha.
4 – Aprenda a Precificação dos produtos
No começo, toda artesã tem dificuldade em colocar preço em suas peças. Principalmente se é algo que ela faz com muito carinho, ou que exige muita dedicação.
Mas a grande verdade é que a precificação correta dos artesanatos é o principal segredo de saber ganhar muito dinheiro.
Para calcular esse valor, o primeiro passo é saber qual o custo da produção.
Coloque no papel o valor gasto com os materiais, embalagens para envio, e se for o caso energia elétrica, água entre outros gastos.
Depois disso, você coloca a sua margem de lucro, que pode ser o preço do seu tempo, com uma outra parte para reinvestir no negócio. O preço final sempre deve cobrir as suas despesas.
5- Invista em você
Ninguém é tão bom que não possa melhorar.
Mesmo que você seja uma artesã de sucesso, é sempre bom melhorar técnicas, adquirir novos conhecimentos, novas habilidades para produzir mais e melhor, além de aprender a administrar o seu negócio.
Existem muitos cursos que ensinam diversas técnicas nas mais variadas áreas do artesanato, que também podem te ajudar a aumentar o seu portfólio.
Além de ensinar também todo o marketing, gestão financeira, administração e logística, e tudo mais para conseguir tocar um pequeno negócio.
6 – Use as redes sociais
As redes sociais são o ponto de partida para qualquer pessoa que quer começar a ganhar muito dinheiro como artesã.
A ideia é divulgar o que você produz, tirar boas fotos, fazer um bom atendimento, informar os preços das peças e sempre tirar as dúvidas que surgirem.
O trabalho de artesanato está ajudando muitas mulheres que ficaram desempregadas e precisaram buscar novas alternativas.
Espero que com estas dicas você possa encontrar no artesanato uma nova forma de ganhar renda
Agora para começar é só escolher dentre as mais diversas opções de artesanato que existem.
Lembre-se, empreender não é tarefa fácil, exige dedicação e persistência, mas com as ferramentas certas e planejamento, com certeza você conseguirá.
Desejo sucesso!