Quais as vantagens em aceitar pagamentos PIX para comerciantes?
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
O PIX, que estará em operação a partir do dia 16 de novembro de 2020, consiste em novo sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central, que promete para fazer uma verdadeira transformação na maneira como compramos, vendemos e fazemos transferências bancárias.
O propósito dessa nova forma de pagamento instantâneo é tornar mais simples as diversas operações bancárias diárias. Abaixo, inserimos algumas vantagens da nova ferramenta:
1 – Prático
Atualmente, para fazer um TED (Transferência Eletrônica Direta) ou um DOC (Documento de Ordem de Crédito) faz-se necessário inserir uma série de informações, como nome ou razão social, CPF ou CNPJ, banco, agência, conta, e etc. Com o Pix iisso não será necessário, pois o usuário precisa apenas ter a chave de quem vai receber o pagamento.
Essa chave Pix é definida pelo próprio recebedor e pode ser o número de RG, CPF/CNPJ, e-mail, telefone ou um código gerado pelo sistema aleatoriamente. Importante destacar que a confirmação da transferência ocorre em tempo real, dando muito mais transparência ao processo
2 – Rápido
O Pix pode ser feito 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive aos finais de semana e feriados, diferentemente das outras formas de transferência como TED e DOC, que tem dias e horários específicos para sua realização. Além disso, o tempo médio de conclusão das operações será de 10 segundos.
3- Seguro
Todo o sistema será gerido pelo Banco Central e terá regras de criptografia e autenticação, possibilitando que o Pix seja seguro porque asoperações só podem ser vistas por quem paga ou recebe, ou em alguns casos com a autorização de quem paga. Isso poderá ser feito com dados pessoais ou até por meio de biometria.
4 – Gratuito para pessoas físicas
O serviço será totalmente gratuito para pagamento e estará disponível para o cliente usar quantas vezes achar necessário, sem ter que pagar nenhum tipo de adicional por operação. Além de poder realizar pagamentos em estabelecimentos comerciais por meio de QR Codes, que devem ser escaneados pelo celular da mesma forma que já são usados em plataformas como a do Mercado Pago
5 – Mais vendas
O comerciante ou empreendedor que aceitar essa nova forma de pagamento instantâneo não precisa se preocupar, pois ele poderá receber pelas vendas feitas com o Pix de qualquer banco, instituição financeira ou fintech. O Pix também se torna muito mais atraente para vendedores, pois terá custos muito menores do que as operações realizadas hoje em dia com cartões de crédito e débito.
6 – Maior eficiência
Como a aprovação do pagamento é imediata, um processo muito mais rápido e fácil do que com cartões e boletos, o vendedor tem mais eficiência na gestão do seu estoque e mais rapidez na liberação da mercadoria para seu cliente.
7 – Dinheiro em tempo real na sua conta
O dinheiro das vendas com o Pix fica disponível em tempo real na conta do comerciante ou empreendedor.
8 – Fidelização dos clientes
Fintechs como o Mercado Pago têm trabalhado constantemente para que os pequenos vendedores de suas plataformas aproveitam ao máximo sua audiência digital. Quem aceita o Código QR e, em breve o Pix, pode disponibilizar suas ofertas em parceria com o Mercado Pago na Central de Descontos do aplicativo, que possui quase 20 milhões de usuários que podem ser potenciais clientes do seu negócio.
Como se conectar ao Pix
Para se conectar ao Pix basta ter uma conta em um banco ou em uma fintech como o Mercado Pago. O próximo passo é fazer o pré-cadastro das chaves pelo aplicativo.
Já para os vendedores que aceitam o Mercado Pago como forma de pagamento, a inclusão do Pix será ainda mais fácil. Já que a plataforma fará apenas a instalação ou trocará a plaquinha do código QR por uma nova.
Basicamente o PIX é uma forma nova de fazer transferência de uma conta para outra, de forma instantânea onde será informada uma chave ou disponibilizado um QR code ou Link. Essa chave pode ser por exemplo o CPF/CNPJ, número de telefone ou e-mail. Ou seja, em vez de ter que informar nº da conta, agência e o banco, será informado apenas essa chave e o dinheiro cairá instantaneamente, independente da hora que for feito.
Este artigo pode te esclarecer melhor:
https://roamagestao.com.br/blog/pix-para-empresas/
O importante é adotar práticas de segurança ao aceitar pagamentos por pix.
Este artigo trata do assunto:
https://respostas.sebrae.com.br/seguranca-no-recebimento-por-pix/
O importante é adotar práticas de segurança ao aceitar pagamentos por pix.
Este artigo trata do assunto:
https://respostas.sebrae.com.br/seguranca-no-recebimento-por-pix/