Você quer criar um site investindo pouco? Hoje em dia, você não precisa ser um programador para criar um site.
Existem ferramentas que possibilitam criar um site sem ter nenhum conhecimento técnico.
Ferramentas como o WIX permitem montar um site apenas arrastando componentes, sem precisar escrever uma linha de código sequer.
Já o Wordpress possibilita a instalação de plugins que facilitam a criação do layout das páginas.
Com isso, você tem um custo próximo a zero para criar um site, deixando mais capital para investir em campanhas de marketing para obter visibilidade.
Claro que, para conseguir o melhor desempenho em uma campanha e um bom ROI (retorno sobre investimento), o ideal é criar um site otimizado para captação de leads.
Por que é tão importante ter um site?
Segundo os dados do Internet Live Stats de 2020, ter um site é fundamental, são eles:
- Existem mais de 1,6 bilhões de sites em todo o mundo;
- Existem mais de 4,2 bilhões de pessoas navegando na internet diariamente;
- A cada segundo são feitas aproximadamente 74,000 buscas no Google.
Se você tem uma empresa, presta serviços ou vende produtos, é fundamental para o seu sucesso financeiro que sua marca esteja na internet.
Segundo o IBGE, apenas no Brasil, aproximadamente 64,7% da população (116 milhões de pessoas) faz uso da internet diariamente.
Agora imagine que apenas um terço dessas pessoas estão buscando por produtos ou serviços na internet, essa porção representa 38 milhões de indivíduos.
Ainda segundo a Cetic, menos de 60% das empresas brasileiras possuem um site, ou seja, elas têm menos competitividade no mercado.
Não tem como pensar em marketing ou em atrair mais clientes para a sua empresa sem antes ter um site na internet para expor seus produtos e serviços.
Como criar um site do zero em apenas um dia?
Existem várias formas práticas e rápidas de criar um site do zero rápido, confira o passo a passo abaixo.
Defina qual o objetivo do site
Antes de tudo, você deve ter em mente o por que quer criar um site e qual será o objetivo dele.
Quer dar visibilidade para os seus serviços? Ao seu portfólio? Quer criar uma loja virtual e ganhar dinheiro na internet? Ou você já possui uma empresa e quer aumentar a visibilidade da marca?
O propósito do site é fundamental antes de começar a trabalhar a parte visual.
Tipos de sites
Existem alguns tipos de sites, cada um é ideal para um objetivo, confira abaixo.
Blog
Os blogs são agregadores de conteúdo e proporcionam diversas possibilidades.
O blog não necessariamente precisa ser um site separado, ele pode estar dentro de um site institucional e de uma loja virtual.
O blog é uma excelente ferramenta para se atrair e conquistar seu público-alvo.
Produzir artigos de qualidade sobre a sua área de atuação é uma excelente forma de atrair mais pessoas.
Além disso, você pode disponibilizar dicas, estudos e pesquisas a fim de trazer pessoas que desconhecem a sua marca ao seu site.
Por exemplo, se você vende consórcios, textos comparando consórcios e financiamentos seriam excelentes, você também poderia escrever algo do tipo: “Tudo o que você precisa saber antes de fazer um consórcio”.
Por outro lado, se você possui uma pequena loja de guloseimas, postar receitas e dicas culinárias ajudaria não só a atrair como também engajar os usuários.
Site institucional
Os sites institucionais são mais utilizados por empresas, nele, basicamente constam as páginas: home (principal), quem somos, produtos, serviços e contato.
O objetivo de um site institucional é expor a seriedade da marca, os trabalhos e a qualidade do serviço prestado.
Além disso, o blog aliado a um site institucional faz com que o potencial de visibilidade do site seja aumentado significativamente.
Loja virtual
As lojas virtuais ou e-commerces, como também são conhecidos, são sites cujo objetivo é vender pela internet.
A maior vantagem em ter uma loja virtual é que você não precisa de um endereço comercial para atender as pessoas, pode fazer tudo de casa, o que diminui o custo de operação.
Atualmente existe um método chamado dropshipping, com ele não é necessário possuir um estoque, isso por que você envia o produto direto do fornecedor até o consumidor final.
Portal de notícias
Um portal é muito parecido com um blog, pois, o objetivo é agregar conteúdo, porém, um portal é capaz de abranger mais temas sem perder o objetivo.
Na maioria das vezes o portal é acessado várias vezes por dia pelo mesmo usuário, pois, este quer se manter atualizado.
Pense em um portal como um jornal na internet, você pode disponibilizar notícias, previsão do tempo, informações de trânsito e muito mais.
Escolha o domínio do seu site
O domínio é o endereço virtual da sua empresa na internet, é como as pessoas vão localizar o seu site.
Escolher o domínio do site é muito simples, caso você já possua um nome comercial poderá utilizá-lo, por exemplo, nomecomercial.com.br.
Evite utilizar acentos ou termos difíceis no seu domínio, quanto mais simplificado melhor.
Uma ótima solução para o domínio é utilizar palavras-chave relacionadas a sua área de atuação.
Os domínios podem ser registrados no registro.br, o valor é baixo e faturado anualmente.
Contrate uma hospedagem
A hospedagem é o serviço que disponibiliza o seu site na internet, é ela que garante que seu site fique acessível.
É na hospedagem onde ficam os arquivos de imagem, do site e o banco de dados com as informações das páginas e do blog.
Uma das melhores empresas de hospedagem no mundo é a Hostgator e é ela que eu indico.
Sou cliente da Hostgator desde 2014 e nunca tive nenhum problema, meu site nunca saiu do ar ou ficou lento.
Escolha o motor do seu site
Como eu citei lá no início, existem motores como o WIX e o WordPress, porém, existem vários outros.
Eu, particularmente, recomendo que você tenha um motor próprio, com área gerenciável, que seja rápido, seguro e possibilite qualquer tipo de estratégia de marketing.
Porém, se você não possui conhecimento técnico, recomendo que escolha o WordPress.
Escolha da parte visual
Tanto no WordPress quanto no WIX, você tem um catálogo de temas muito vasto, neste catálogo você pode escolher gratuitamente o layout que mais tem a ver com seu negócio.
Após escolher o tema e aplicá-lo, você consegue personalizá-lo de acordo com o seu gosto, fazendo com que ele se adapte ainda mais a sua marca.
Considere o SEO na hora de criar seu site
Antes de tudo, vamos explicar brevemente o que é SEO.
SEO é a sigla de “Search Engine Optimization”, que significa otimização para mecanismos de buscas ou otimização de sites.
O objetivo do SEO é fazer o subir nas posições do Google, trazendo mais visitas e consequentemente aumentando a geração de leads.
Segundo uma pesquisa do imFORZA, 75% dos usuários do Google não visitam a segunda página de resultados.
Por isso, quanto mais próximo seu site estiver da primeira posição do Google, melhor para os resultados da sua empresa.
Porém, antes de começar uma campanha de SEO, seu site deve atender alguns requisitos, confira abaixo.
Mobile first
Mobile first quer dizer “Dispositivos móveis primeiro”, ou seja, como a maioria dos acessos na internet são feitos por dispositivos móveis, ter um site bem pensado para o mobile é fundamental para começar o SEO.
O site deve se comportar no celular assim como se comporta no computador ou no tablet, permitindo a navegação completa em qualquer ambiente.
Velocidade do site
Hoje em dia, falando do impacto da velocidade do site no posicionamento orgânico, pode-se dizer que é praticamente impossível rankear um site que demora mais de 3 segundos para carregar completamente.
Lembre-se que além do posicionamento, se o cliente constatar demora no carregamento, poderá desistir do seu site e ir para o site concorrente.
HTTPS
O protocolo HTTPS é responsável por trazer mais segurança ao site, ele serve como criptografia para as sessões com um certificado digital.
Em outras palavras, ele blinda a comunicação do site com o dispositivo que está fazendo o acesso.
Considere o CRO para obter mais LEADS
CRO é a sigla de “Conversion Rate Optimization”, que significa otimização da taxa de conversão.
O objetivo do CRO é fazer com que uma maior parte dos visitantes do seu site entrem em contato.
Melhorar a experiência do usuário através de testes A/B impacta diretamente na quantidade de leads gerados no seu site diariamente.
Porém, deve-se levar em consideração que os testes devem ser realizados da maneira correta.
Você pode usar a minha calculadora de testes A/B para mensurar os resultados do seu trabalho.
Conclusão
Percebeu como é simples ter um site? Não existem motivos para que sua marca esteja fora da internet.
Se você tem como investir em um site profissional, recomendo que o faça, caso contrário, faça você mesmo seu site, você só tem a ganhar.