Kartódromos realizam, ao longo do ano, vários campeonatos para todas as idades. Este artigo ajudará você a montar um Kartódromo e fazer parte deste negócio!
O Kartódromo é uma pista de corrida de kart, assim como um autódromo, porém, com dimensões menores. E pode funcionar tanto como um local de treinamento, quanto para corridas e competições.
O local não é direcionado apenas para profissionais e conquista muitos adeptos que consideram esse esporte como diversão. Alguns participam de clubes, pagando mensalidades para que possam usufruir do local e dos seus benefícios da melhor forma.
O negócio é realmente atrativo, tanto para os frequentadores, quanto para quem deseja montar um kartódromo, já que é algo bastante lucrativo. Porém, não é um negócio barato! O investimento gera em torno de, no mínimo, R$ 100 mil.
Estrutura necessária para montar um kartódromo
A estrutura necessária para montar um kartódromo deve ser bem completa, para atender as necessidades dos clientes da melhor forma.
Por isso, é importante considerar alguns espaços que são importantes em um kartódromo, como:
- Boxes;
- Salas de Cronometragem;
- Primeiros socorro;
- Departamento de Sonorização;
- Secretaria;
- Salas para Imprensa, Comissários e Autoridades;
- Lanchonete;
- Banheiros;
- Portaria e depósito.
Outro ponto é que as atividades realizadas em kartódromos costumam gerar bastante barulho. Ao escolher o local que deseja montar seu kart, opte por espaços que sejam longe de casas, hospitais e escolas.
Atenda aos requisitos de vistoria
O primeiro passo para abrir um kartódromo é abrir uma empresa. Portanto, contrate um contador para ajudar na criação do CNPJ. E informe a prefeitura da cidade que pretende montar um kartódromo para conseguir licença ou alvará de funcionamento.
Feito isso, lembre-se que um kartódromo deve oferecer segurança não só aos pilotos, mas para todas as pessoas que frequentam o espaço, como espectadores e pessoas envolvidas em equipes de competições ou treinamentos. Portanto, o espaço precisa atender requisitos de vistoria.
Existem normas que regulamentam a construção de Kartódromos e devem ser seguidas fielmente. Frequentemente o espaço passa por vistorias para checar se o local está cumprindo todas as recomendações exigidas. Apenas com tudo em ordem é que o espaço será liberado para funcionar normalmente.
Forneça os karts
Além de ceder o espaço, pense em também fornecer os karts, assim, você pode ter mais ganhos com seu negócio.
Caso fornecer karts seja um dos serviços que deseja oferecer aos clientes, faça boas parcerias com fornecedores para oferecer karts de qualidade com melhor custo benefício.
Fique atento também a manutenção dos veículos para que não tenha maiores prejuízos no futuro.
Tenha uma boa equipe
Diferente de microempresas, que podem ser feitas com equipe reduzida com até um funcionário, como vimos, para montar um kartódromo a estrutura é mais complexa, portanto, sua empresa será maior e precisará uma equipe mais completa.
Entre os profissionais para manter o negócio funcionando é preciso contar com:
- Manutenção;
- Mecânicos;
- Recepção;
- Administradores;
- Comprador;
- Financeiro;
- Marketing;
Lembre-se de estar atento a demanda do seu negócio para entender os profissionais necessários na sua empresa.
Como ganhar dinheiro com um kartódromo?
Após montar um kartódromo, é possível ganhar dinheiro de diversas formas. Entre elas:
- Espaço Publicitário: venda de exposição de marcas em determinados locais do kartódromo.
- Aluguel de Espaço: alugue o kartódromo para competições e treinamentos. Você pode cobrar o espaço por hora.
- Aluguel de Kart: invista nos karts, forneça bons veículos e alugue também os carros para melhor experiência dos clientes.
Agora que você já sabe como montar um kart é hora de tirar sua ideia do papel.
Possui alguma dúvida sobre o seu negócio? Experimente fazer uma pergunta para a Comunidade do Sebrae Respostas