Olá!
Gostaria de informações e orientações para abrir esse tipo de negócio .
Bárbara BittencourtNovo na comunidade
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Boa tarde Bárbara. Montar uma locadora de bicicletas é uma ótima oportunidade para começar um negócio sem grandes investimentos, mas que pode ser uma excelente oportunidade para alcançar o sucesso.
1- Localização
Você precisa pensar como um estrategista e escolher um ponto onde as pessoas costumam andar de bicicleta. Pode ser em parques, próximo a orla, ou em outros pontos estratégicos onde essa atividade é comum.
As pessoas precisam ver a sua locadora de bicicleta em um local onde elas sentirão a necessidade de pedalar. Isso é muito importante. Resolver a necessidade do cidadão naquele momento.
2- Estrutura de uma locadora de bicicletas
A estrutura da sua locadora vai depender muito do local que você vai montar e de onde será isso. Se for uma loja, vai precisar de uma estrutura mais bem elaborada e trabalhada. Se você só montar pontos, como stands, a estrutura será mais simples.
No caso da loja você vai precisar de um balcão, de computador, internet, água, energia, espaço para exposição das bicicletas pela loja e na vitrine. Vai precisar também de som e ar condicionado, para deixar o ambiente descontraído e atrativo.
3- Estrutura
A estrutura da sua locadora vai depender muito do local que você vai montar e de onde será isso. Se for uma loja, vai precisar de uma estrutura mais bem elaborada e trabalhada. Se você só montar pontos, como stands, a estrutura será mais simples.
No caso da loja você vai precisar de um balcão, de computador, internet, água, energia, espaço para exposição das bicicletas pela loja e na vitrine. Vai precisar também de som e ar condicionado, para deixar o ambiente descontraído e atrativo.
No caso dos stands, você vai precisar das barracas, das bicicletas, de um caixa, cadeira, mesa, um notebook e internet sem fio. É preciso ter o controle total sobre as bicicletas e sua saída. É algo bem mais simples.
Nos dois casos a parte de estrutura que você vai precisar investir com maior segurança e responsabilidade tem a ver com as bicicletas que você vai comprar. Precisam estar em ótimo estado e sem nenhum defeito, para proporcionar segurança ao usuário.
4- Equipamentos
A sua primeira preocupação vai ser a de adquirir bicicletas em boas condições e de todos os tipos. Desde bicicletas para crianças, até para adultas. Com marcha e sem marcha, para amadores e para eventos profissionais.
Além das bicicletas é importante que você também disponibilize os acessórios de segurança, como capacete, luvas, joelheiras e tornozeleiras. Em alguns casos também vale a pena ter garrafas de água, óculos e fones de ouvido.
Se você quiser fazer os pontos espalhados pela cidade, vai precisar investir em equipamentos de tecnologia para conseguir fazer o rastreamento GPS dos equipamentos e ter certeza que foram entregues em outro ponto. Outros equipamentos são os comuns de qualquer empresa e até já mencionamos aqui. Computadores, telefone, impressora, equipamentos de escritório.
5- Como lucrar com uma locadora de bicicletas
Você pode tentar se especializar no ramo turístico, fazendo parcerias com hotéis e pousadas e levando um grande número de turistas para passeios com bicicletas em locais históricos. Isso também funciona fazendo parceria com agência de viagens.
Você também pode trabalhar com eventos esportivos, festas de aniversários ou outra coisa, para fazer pacotes especiais com maior número de equipamentos por vez. Também é possível criar eventos próprios.
Chamar a atenção das pessoas fazendo eventos de pedalaço, de competições, de trilhas em alguns lugares específicos. O importante é trazer inovação, dando a ideia de saúde, bem estar e adrenalina para os usuários que irão alugar bicicletas.
Fonte: https://www.montarumnegocio.com/locadora-de-bicicletas/
Parabéns pela iniciativa, abrir u novo negócio, é um desafio, uma palavra que minimiza este desafio é PLANEJAMENTO, saber onde está e onde quer estar e fundamental para iniciar o novo negócio.
Temos coisas importantes que você deve considerar antes de comprometer seu tempo e dinheiro para começar um negócio.
Qual o seu melhor negócio?
O que o mercado está precisando?
Qual será o seu ramo de atividade?
Bom três perguntas essenciais que te coloca no mercado.
Talvez já tenha definido, você gosta de uma atividade, tem conhecimento técnico sobre ela e, a partir disso, enxerga um bom potencial de mercado, motivando a abertura do negócio.
Agora coloque no papel, procure ou faça uma pesquisa, monte um planejamento onde você quer estar na próxima semana, no próximo mês, no próximo ano e finalmente daqui a 5 anos, preste atenção este o momento onde vê o seu sonho tornando realidade, as dificuldades são importantes, não para você parar mas para você saber como trata-las no momento que acontecer.
Algumas dicas que podem ajudar neste momento, responda estas perguntas:
Quais são sei interesses?
Esta reposta ajudará dar foco
Quanto você quer lucrar em quanto tempo?
Planejamento e a raiz de todo o seu sucesso, verifique antecipadamente quanto pretende investir e como vai investir, em principalmente por quanto tempo
Quais são seus pontos fortes?
Ninguém sabe tudo. Estas respostas te encaminham para duas ações, se a atividade exige algo que não tem, invista em melhorara-lo ou buscar parceiros para suprir a necessidade, ou o segundo destaque seus pontos fortes de forma a mostrar como o seu diferencial em relação aos seus concorrentes
Qual é a forma de trabalho que costuma se sair melhor?
O seu negócio é o seu cliente, tem que mudar alguma coisa? trabalhar isolado, ou evitar pessoas, as vezes é uma estratégia que leva ao fracasso.
Qual os riscos que está disposto a correr?
Abrir um negócio pode ser assustador, principalmente nos primeiros anos. Alguns negócios são mais assustadores que outros. Se você não quer ficar noites acordado pensando em como pagará seus empréstimos, ou se será processado, talvez seja melhor um negócio para o qual não seja necessário um capital tão grande no início.
E o planejamento, já tem claramente objetivos, metas e planos?
Você está atualizado?
Estude, tudo o que está envolvido em sua ideia, analise o que deu certo, entenda o que deu errado, busque caminhos que outros já percorreram, para você melhorá-los, aperfeiçoar.
Você sabe exatamente onde você quer chegar?
Planejamento novamente, você só chega a seu destino caminhando, para isto tenha em mente onde quer chegar.
Evite aborrecimentos fiscais, você conhece os aspectos legais do negócio que pretende abrir?
Dispensar um contador, um consultor, ou um advogado, pode ser uma falsa economia neste momento, portanto não dispense este cuidado, ele te dará uma clara noção de obrigações que estão além do dia a dia de sua empresa.
Também poderá encontrar maiores detalhes no link a seguir do sebrae https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-elaborar-um-plano-de-negocio,37d2438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD
Bom como disse no início, planejamentos, conhecer onde ira dedicar tempo e dinheiro e primordial para o sucesso.
Enfatizo a dica, conhecer as dificuldades não é para desistir e sim prepará-lo para supera-las
Conte conosco
Abri um negócio próprio requer busca de informações necessárias para análise e decisão para implantar, e faz-se necessário a elaboração de um bom plano de negócio. O qual permitirá analisar pontos fundamentais para sua implantação, e busca do sucesso desejado com este negócio, vejamos alguns pontos do planejamento.
Definição do negócio – escolha do produto ou serviço a ser executado, fundamentalmente pesquisar como esta atividade funciona, se você se identifica com este produto/serviço, gostar de fazer, se tem perfil.
Pesquisar – pesquisa e organização informações do mercado que ira atuar, na sua cidade/região, tais como: localização, concorrentes, fornecedores, investimento e capital necessário para investir, capital próprio ou de terceiros “bancos”, marketing, custo de manutenção, capital de giro, clientes e volumes de clientes, retorno do investimento.
Estes pontos e outros necessários, são elementos para montagem do plano de negócio, o qual terá também escolha e definição que tipo de empresa será aberta, como exemplo: Sociedade Ltda, EIRELI, Empresário Individual ou Microempreendedor Individual. Órgãos envolvidos no processo de abertura de sua empresa, custo/taxas para abertura, tempo hábil e documentos necessários.
Busque uma capacitação, cartilhas, guias de informações, e outros para que tenha informações/roteiro para elaboração de um plano de negócio, e analise a viabilidade ou não de seu negócio.
A sistemática de abertura de empresa ocorre de forma sincronizada, ou seja, registro nos diversos órgãos que a empresa deverá ter seu registro, como exemplo e de forma órgão a órgão: Junta Comercial, Receita Federal do Brasil, Secretária de Estado da Fazenda, Secretaria Municipal de Fazenda, Vigilância Sanitária, Bombeiros e entidade de classe, sendo que os três últimos são de acordo com tipo de atividade.
Quanto ao Alvará de funcionamento e para as empresas na condição de Microempreendedor Individual – MEI, o Certificado de Microempreendedor Individual é considerado também como um alvará provisório com validade de 180 (cento e oitenta) dias. Devendo o proprietário solicitar o definitivo dentro deste prazo. Com o advento da Lei de Liberdade Econômica, as empresas com atividade de baixo risco, estão desobrigadas de ter o Alvará de funcionamento. Para tanto deverá ver com a prefeitura de seu Município quais são as atividades consideradas de baixo risco, e verificar se a sua está na relação, para que goze deste benefício.