Como criar anúncio no Facebook para captar recursos para ongs?
Larii SantosNovo na comunidade
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Boa tarde Lari. Além do fato de o Facebook ser a maior rede social no Brasil e conectar milhares de pessoas, os anúncios permitem levar o seu produto ou serviço a novos clientes. O Facebook vem aprimorando a sua ferramenta de campanhas há muitos anos. Atualmente, ele conta com funcionalidades para segmentar públicos e analisar resultados.
1- Defina os objetivos e as personas
Antes de abrir a ferramenta de anúncios no Facebook e criar as campanhas, é preciso dedicar um tempo ao planejamento. Essa é uma etapa fundamental para que as suas campanhas sejam eficazes e tragam os resultados esperados. Afinal, é preciso focar no público do seu negócio e nos formatos mais adequados para otimizar ao máximo as verbas.
Primeiro, é importante saber quais os objetivos que devem ser atendidos com a campanha. Quando falamos dos anúncios no Facebook, essa é uma informação ainda mais importante, uma vez que ela definirá o tipo de campanha a ser criada.
2- Crie a campanha
Agora que você já sabe o que precisa obter e para quem vai direcionar os anúncios, vamos começar a criar a campanha no Facebook. Existem 2 maneiras de criá-la:
– usando a opção de “impulsionar publicação” no post que você deseja patrocinar; e
– acessando o gerenciador de anúncios do Facebook.
A 2ª opção costuma ser melhor para criar e analisar os anúncios. Quando você vai direto no impulsionamento do post, você consegue apenas criar uma campanha de engajamento.
Na outra opção, ao contrário, é possível visualizar todas os tipos de campanhas e anúncios, além de relatórios muito mais completos. Esse também é o momento em que você vai selecionar o tipo de campanha a ser criada (caso faça o processo como na 2ª opção).
3- Defina a segmentação, a verba e o posicionamento dos anúncios
Escolhido o tipo de campanha, você será direcionado para uma nova área da ferramenta em que começará a criar a segmentação dos anúncios. Além de dados demográficos (como sexo, idade, país e estado), é possível selecionar interesses e alguns comportamentos.
Digamos que a sua empresa venda softwares de gestão para pequenos negócios. Com a persona em mente, visualize quais interesses esse público poderia ter dentro do Facebook. Gestão, notícias e empreendedorismo seriam alguns exemplos nesse sentido.
Você ainda pode segmentar a campanha para pessoas com uma determinada renda familiar ou para aqueles que possuem afinidade para compras na internet, entre outras opções. Nesse momento, o Facebook ainda vai pedir para você selecionar os posicionamentos dos anúncios.
Por fim, você também deverá definir o orçamento e o período de veiculação da campanha. Há tanto a opção de orçamento diário quanto a de uma verba a ser investida em um período determinado. Além disso, você pode selecionar os dias e horários de veiculação dos anúncios.
4- Crie os seus anúncios
As imagens e os textos dos anúncios também são determinantes para o sucesso da campanha. Afinal, você deve passar a mensagem de forma objetiva e ainda conseguir se destacar em meio aos posts dos amigos da sua persona.
Vale dizer que os anúncios com menos de 20% de texto na imagem obtêm desempenho melhor no Facebook. Por isso, use a imagem do post ou do anúncio como um complemento visual e deixe as informações para o título e o descritivo.
Uma boa dica para conseguir se destacar com os seus anúncios é fugir do padrão, especialmente o do seu mercado. Isso significa apostar em cores, textos e ofertas que sejam diferentes e únicas. Contanto que você respeite a política do Facebook, seguir o fluxo contrário pode ser exatamente o que falta para que a sua empresa ganhe mais relevância.
5- Acompanhe os resultados
A sua campanha já está completa. A partir de agora, você deverá acompanhar os indicadores e fazer pequenos ajustes e melhorias para otimizar os resultados. Algumas siglas vão começar a fazer parte da sua vida, como CPC e CPM.
O custo por clique (CPC) define o valor a ser pago para o Facebook a cada clique no seu anúncio. Já o CPM efetua a cobrança a cada mil visualizações do anúncio, independentemente de cliques ou interações. O Facebook ainda pode realizar a cobrança por engajamento ou por aquisição, variando de acordo com o tipo de campanha escolhida.
Além desses indicadores, é importante se atentar ao alcance e à frequência de exibição dos anúncios. Essas métricas podem apontar se o conteúdo está adequado ou se você precisa mudar a segmentação das campanhas.
Dependendo do seu objetivo, exibir o mesmo anúncio para as mesmas pessoas repetidas vezes pode desqualificar a campanha, assim como ter um alcance muito grande e poucos cliques pode ser um sinal de que algo não está adequado com as estratégias.
Fonte: https://rockcontent.com/br/blog/anuncios-no-facebook/
Recentemente o Facebook lançou uma categoria de anúncios enquadrada como Categoria ESPECIAL, acredito que esse tipo de anúncio se enquadra nele.
Você pode obter tutoriais, clique por clique de graça no meu canal do Youtube, só procurar Felipe Moreira no Youtube que você encontra o passo a passo.